Santa Casa oferece videocirurgia a pacientes do SUS

Hospital utiliza equipamento que possibilita intervenções menos invasivas para casos de retirada de vesícula

 

A atual equipe gestora da Santa Casa de Misericórdia de Palmital, que está sob intervenção da Prefeitura, trabalha para garantir o pleno funcionamento da entidade e a melhoria dos serviços prestados gratuitamente à população. Um dos benefícios recentes aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi a retomada das videocirurgias que são indicadas a alguns pacientes, com equipamento que possibilita intervenção menos invasiva e uma recuperação mais rápida.

Os procedimentos são realizados com um videolaparoscópio adquirido pela entidade há cerca de dez anos, por meio de verbas federais. O equipamento, que ficou inativo por um período, permite que a cirurgia seja feita sem cortes extensos, por meio da utilização de cânulas inseridas na cavidade abdominal com as quais o médico visualiza a área a ser trabalhada e faz todos os procedimentos necessários. A técnica é realizada somente em casos de retirada de vesícula biliar.

Segundo a interventora administrativa Fabiana Paes, as cirurgias por vídeo estavam “estacionadas” devido à falta de materiais. Contudo, o hospital conseguiu regularizar a situação junto ao fornecedor para a retomada dos trabalhos. Até o momento, já foram realizadas nove intervenções do gênero neste ano. “Nem todos podem passar pelo sistema. A videocirurgia é realizada somente nos casos em que há a indicação médica. O serviço beneficia os pacientes, com técnica menos invasiva, com redução de riscos e melhor recuperação”, disse.

De acordo com a interventora, a Santa Casa já realizou um total de 261 cirurgias (14 delas por vídeo), sendo 90% de forma gratuita para atender aos pacientes do SUS. A entidade, como parte do plano de reestruturação dos serviços para ampliar a arrecadação, também conseguiu parcerias para a reativação da radiologia, com raios-x e mamografia. O Centro de Diagnóstico ainda oferece consultas em diversas especialidades para pacientes de convênios e particulares.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.