A Usina Enersugar encerrou na semana passada a safra 2024 com excelentes resultados, consolidando o trabalho continuado de progresso e aprimoramento das atividades em seu novo ciclo de produção. Coroando as ações de planejamento e preparação desenvolvidas desde o início do ano, a empresa concluiu os trabalhos industriais superando todas as expectativas estabelecidas e se consolidando como importante empreendimento do agronegócio da região.
A moagem foi oficialmente encerrada às 20h18 da última quinta-feira (28/11). Pouco antes, o último caminhão descarregou a carga de cana-de-açúcar e foi saudado com fumaça colorida e jatos de água. Em seguida, houve uma cerimônia com colaboradores de todos os setores em que o gerente-administrativo Marcelo Avanzi e o supervisor industrial Rodrigo Luziano transmitiram mensagem do CEO Melchíades Terciotti e do diretor-industrial Antônio Viesser.
Melchiades Terciotti enfatizou o sucesso da safra 2024 e o trabalho de todos os setores da Enersugar que contribuíram para que a usina superasse todas as metas estabelecidas. De acordo com o diretor-geral, foram processadas 1.502.500 toneladas de cana, resultando na produção de 134,5 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose), 38,3 milhões de litros de etanol hidratado e 40 mil MWh de energia na unidade de cogeração.
O CEO da Enersugar informou ainda que a empresa atingiu elevado índice de eficiência industrial, de 88,80% durante a safra, e teve “mix de produção” com 71% para obtenção do açúcar VHP e 29% para o etanol hidratado. A usina, que avança na ampliação da capacidade de moagem e está em processo de diversificação das atividades, também produziu 450 toneladas de levedura seca.
Melchíades destacou também o alto rendimento de açúcar obtido com a matéria-prima em 2024, com 137,43 quilos de ATR por tonelada, um resultado de 3 quilos por tonelada acima do esperado. De acordo com o diretor, o resultado é muito em função da decisão da Enersugar em “iniciar a safra em final de abril, maximizando a curva de maturação da cana, somado e potencializado pelo clima seco e com menos dias de chuva ao longo da safra.”
FERTILIZANTES – A safra de 2024 também representa um passo adiante para a diversificação das atividades da Enersugar. A principal novidade foi o anúncio no mês de agosto da parceria com a Agrion e a NovaAmérica para a instalação de uma fábrica de fertilizantes junto à indústria de Ibirarema, com capacidade de 45 mil toneladas/ano de adubo orgânico que substitui os produtos químicos destinados à nutrição das lavouras.
O empreendimento aproveitará resíduos da produção do açúcar e do etanol, como vinhaça e torta de filtro (ricos em fósforo, nitrogênio, potássio e cálcio). O objetivo será o desenvolvimento de um novo empreendimento para produção de fertilizantes organominerais sólidos e líquidos destinados às empresas participantes do projeto, aos produtores parceiros da região e à venda no mercado de insumos agrícolas.