As rajadas de vento registradas na madrugada de segunda-feira (14/11) resultaram na queda de árvores em cidades da região e no rompimento de cabos de energia em Presidente Prudente (SP) e Presidente Venceslau (SP).
No município venceslauense, o dia começou com equipes da Secretaria de Obras fazendo a remoção dos troncos caídos e a limpeza dos locais. Por lá, a ventania começou por volta das 2h. Foram registradas quedas de árvores no Centro, na Avenida Tiradentes, na Vila Luiza e no Jardim Arantes.
Segundo a secretária de Planejamento da cidade, Lívia dos Santos, a Defesa Civil foi acionada por meio do Corpo de Bombeiros para atender às ocorrências e, durante a madrugada, as equipes se deslocaram até os pontos para verificar a situação dos locais e tomarem providências.
“Nós prestamos suporte no auxílio ao retorno da normalidade o mais breve possível, e, como tivemos essas quedas, as nossas ações são no sentido de realizar a retirada e limpeza dessas árvores e galhos caídos, onde é possível”, informou ao g1 a secretária.
Ainda conforme a secretária de Planejamento, o trabalho de remoção de árvores e limpeza das vias em outros locais identificados segue ao longo do dia.
OUTRAS CIDADES
Também foram registradas quedas de árvores em Presidente Epitácio (SP), Flora Rica (SP), Tupi Paulista (SP) e Dracena (SP).
Em Dracena, a fachada de um estabelecimento chegou a cair devido ao vento. Já em Presidente Prudente, não houve queda de árvores ou fachadas, mas a interrupção do fornecimento de energia em pontos da cidade devido ao temporal.
“Tivemos registro de rajadas de 60 km/h em Presidente Prudente. Como o vento é muito dinâmico e tem uma grande variabilidade, em algumas localidades esse valor pode ter passado de 70 km/h”, observou o climatologista Vagner Camarini.
POSICIONAMENTO ENERGISA
Sobre a queda no fornecimento de energia, a concessionária Energisa Sul-Sudeste informou ao g1 que equipes estão nas ruas da região reparando danos que o temporal da madrugada desta segunda-feira (14) causou à rede de energia elétrica nas cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e demais localidades.
“A maior parte dos clientes afetados teve a energia normalizada ainda na madrugada, por meio de manobras realizadas no sistema elétrico.
Os ventos fortes lançaram galhos e objetos sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos e ocasionando a interrupção do fornecimento de energia para clientes de diferentes localidades.
Como já estava monitorando a aproximação dessa tempestade, estrategicamente a Energisa preparou suas equipes que estão trabalhando de maneira contínua dentro dos protocolos técnicos e de segurança.
Vale ressaltar que a orientação da Energisa é que, caso encontre cabos partidos nas ruas ou calçadas, não se aproxime em hipótese alguma. Entre em contato com a empresa para que sejam tomadas as providências com segurança”
Os canais de atendimento da Energisa são: aplicativo para celular Energisa On; site; WhatsApp (Gisa); e call center 0800-70-10-326.”
Fonte: G1