Desde o final de semana, um batalhão de pessoas está envolvido na preparação da 66ª edição da Festa de Santos Reis, a mais tradicional celebração folclórico-religiosa de Palmital que é um dos maiores eventos do gênero no Brasil. O grandioso evento é viabilizado com a participação de centenas de voluntários que trabalham na cozinha para preparar toneladas de alimentos a serem servidos aos milhares de visitantes no próximo sábado (14/01).
A comemoração é organizada pela Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (Amtrac), que tem o apoio da Prefeitura e que adquiriu a Estância de Santos Reis em 2020, uma propriedade exclusiva para a realização da festa. O novo recinto, que é inaugurado com a retomada das atividades presenciais depois da desaceleração da pandemia da Covid, está localizado na vicinal Mário de Oliveira Garcia (PMT-010), que faz ligação com Campos Novos.
Na manhã desta terça-feira (10/01), a reportagem do JC esteve na Estância de Santos Reis para acompanhar o trabalho dos voluntários. A maioria estava cuidando do processamento e corte da carne. Outro grupo já estava na cozinha e nos fogões para a preparação de alimentos que deverão ser consumidos na festa. Como protocolo de prevenção à Covid, todos estão orientados à utilização de máscaras respiratórias.
Os alimentos utilizados na preparação da festa foram recebidos pelas companhias das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhes que realizaram jornadas de visitação a famílias e representaram a peregrinação dos Reis Magos que partiram do Oriente para adorar o Menino Jesus em Belém. Segundo Eduardo Tirolli, presidente da Amtrac, a arrecadação deste ano foi excelente e garantirá a tradicional fartura da comemoração.
.
NOVIDADES
A festa é realizada em um recinto totalmente novo, que tem três alqueires de área e ainda recebia adequações na manhã de ontem. A infraestrutura conta com ampla cozinha dotada de 23 fogões a lenha, além de outras instalações próprias e piso de cimento. Outra novidade é a capela onde ficarão as estátuas dos Reis Magos para a visitação. Haverá ainda a área reservada ao encontro das bandeiras, o presépio e tendas para abrigo do público.
A organização também anunciou mudanças no setor de alimentação. Ao contrário das edições anteriores, haverá acesso único em que o público terá de formar fila indiana para acessar a área onde são servidas as refeições. Outra mudança será a adoção de pratos descartáveis. A organização fez a aquisição de 50 mil unidades para utilização na festa de sábado.
.
SEM FESTEIRO
Como não há festeiro, as bandeiras serão conduzidas pelos integrantes das companhias das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas durante a celebração. Até a manhã de ontem, ainda não havia nenhum postulante à função. “A coroa ainda está com o Bijuca [Júlio César do Carmo], que foi o organizador da última edição em 2020”, disse Eduardo Tirolli. Contudo, o presidente da Amtrac acredita que possa haver manifestação de algum interessado até o final de semana. Caso seja aprovado, completou, pode ser anunciado no sábado.

MELHORIA EM VICINAL – Com o objetivo de facilitar o acesso à Estância de Santos Reis, a Prefeitura iniciou na segunda-feira (09/01) a pavimentação secundária (cascalho e raspa de asfalto) no trecho de pouco mais de 2 quilômetros da vicinal Mário De Oliveira Garcia (PMT-010), que faz a ligação com Campos Novos Paulista. O objetivo é garantir plenas condições de tráfego até o recinto localizado Água Nova, que tem acesso pelo viaduto Alcides Prado Lacreta, no quilômetro 413,7 da rodovia Raposo Tavares.






























































