“…pandemia motivou o adiamento do lançamento do Livro do Centenário de Palmital…”
Palmital chega aos 101 anos de emancipação político-administrativa enfrentando a pandemia do Novo Coronavírus, com o primeiro doente em abril de 2020 e 29 mortes confirmadas pela doença desde junho passado.
A crise humanitária causada pelo elevado número de infectados e os hospitais com falta de leitos nas unidades de terapia intensiva são motivadores das medidas restritivas de circulação e aglomeração de pessoas, das atividades comerciais e de regras expressas de distanciamento social e uso de máscaras, além de mais cuidado com a higiene.
A pandemia iniciada pouco antes das comemorações dos 100 do município, completados em 21 de abril de 2020, causou o cancelamento de eventos que seriam realizados naquele período, e agora impede uma programação festiva para o aniversário de 101 anos.
O número elevado de doentes e mortes e a necessidade de se evitar os contatos, principal causa dos contágios, também afeta outras atividades, principalmente festas, eventos e turismo. A pandemia motivou o adiamento do lançamento do Livro do Centenário de Palmital, que vai reunir famílias pioneiras em evento.
A emancipação de Palmital, iniciada em 1916, quando elevada a Distrito, e concluída em 1920, quando se tornou Município, coincide com o período da pandemia da gripe espanhola.
Entre janeiro de 1918 e dezembro de 1920 a doença infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época, com estimativa de mortos entre 17 e 100 milhões, devido às dificuldades de registros oficias.
Daquela pandemia, tem-se o registro de duas mortes de membros das famílias Bergonso e Terçariol, pioneiras em Palmital, como foi apurado na pesquisa para produção do Livro do Centenário.
Neste aniversário de 101 anos de Palmital, em meio à pandemia mais grave e letal dos últimos tempos, que já ceifou a vida de 375 mil brasileiros, produzimos uma edição simples, mas com reportagens que comprovam os efeitos da crise sanitária e hospitalar sobre as atividades humanas.
Levantamentos feitos junto a órgãos oficias mostram o aumento expressivo do número de mortes na cidade, em contraponto àqueles que negam os fatos, a redução de casamentos e até de nascimentos, indicando que vivemos um período atípico.
Diante do quadro grave, desejamos que este aniversário seja de esperança e confiança em dias melhores e de superação e coragem para enfrentar os desafios que se apresentam, graças a Deus e à ciência.