O governador João Doria anunciou na quarta-feira que SP promoverá no sábado um novo “Dia V” de vacinação. A campanha tem a finalidade de intensificar a aplicação da segunda dose contra o coronavírus e de fazer reforço para as pessoas que já completaram o ciclo de imunização, além de promover a atualização da carteirinha de crianças e adolescentes que integram o grupo prioritário na campanha de multivacinação.
A ação conta com a parceria das prefeituras dos 645 municípios do Estado. A expectativa é de contar com mais de 5 mil postos de vacinação. Em Palmital, os trabalhos serão realizados das 9 às 15 horas no Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos. A ação também ocorre nas unidades básicas de Ibirarema, Campos Novos Paulista, Platina e Salto Grande. Segundo o governo, há atualmente 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose atrasada.
Do total, 2,1 milhões precisam concluir o esquema vacinal da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose. A medida beneficia parte dos 3,2 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos que começaram a ser imunizados em agosto e podem concluir o esquema a partir deste mês. O balanço inclui ainda 915 mil que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1 milhão da Astrazeneca.
As prefeituras também poderão aplicar a dose adicional em idosos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até abril e já estão aptos a receber o reforço – aplicado após seis meses da conclusão do esquema vacinal. Para garantir o funcionamento e a disponibilidade de equipe completa nas unidades, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará um recurso financeiro aos profissionais de saúde dos municípios.
Desde o início da campanha de imunização contra Covid em janeiro, o Estado já aplicou cerca de 70 milhões de doses e ultrapassou a meta de 90% de cobertura entre as pessoas com idade acima de 45 anos. Considerando toda a população adulta, 99,3% já receberam ao menos uma dose e 80,5% concluíram o esquema vacinal. Além disso, mais de 310 mil adolescentes e jovens na faixa de 12 a 19 anos já estão com a proteção completa.




