21/03/2022 – Ademar Orlandi, aos 71 anos, casado, deixa a esposa Dalva Maria Gonçalves Orlandi e os filhos Ademar e Karina. Sepultamento amanhã (22/03), às 9 horas.
Daily Archives
21 de março de 2022
Coopermota realiza nesta terça-feira (22/03) o ‘Dia de Loja’ na unidade de negócios de Palmital
by Bruno
written by Bruno
A Coopermota realiza nesta terça-feira (22/03) o “Dia de Loja” na unidade de negócios de Palmital, localizada no quilômetro 1 da estrada vicinal de acesso à Água Clara. O evento oferece promoções com preços atrativos para os cooperados e para o público geral.
De acordo com o gestor da unidade Elquiner Bitta, o “Dia de Loja” é um dos eventos mais importantes do ano para a Coopermota. A data vem crescendo muito em aspecto promocional de varejo e apresenta ótimas oportunidades para diversos segmentos e produtos. “É dia de comprar, dia de fazer negócios. Tenho certeza de que o cliente que comparecer em nossa loja irá gostar das promoções”, ressaltou.
Durante todo o dia, os clientes terão a oportunidade de interagir com os colaboradores dos setores de vendas e de suprimentos da Coopermota, que estarão presentes ao evento para esclarecer dúvidas sobre os produtos comercializados.
Para Renato Santos, do setor comercial da Coopermota, a campanha em Palmital é uma grande oportunidade para cooperados e não associados fazerem compras de excelentes produtos com bons preços. “Temos um mix de 10 mil produtos em nossas lojas, desde ferramentas e pequenas máquinas a lubrificantes e vestuário. Durante o ‘Dia de Loja’, esses produtos têm descontos atrativos”, informou.
CONVITE ESPECIAL – Elquiner Bitta convidou todos os cooperados e a população de Palmital para visitar a Coopermota e conferir as ofertas especiais. “Temos promoções nas linhas de lubrificantes, de nutrição animal e de jardinagem, bem como nas ferramentas para o dia-a-dia ou para trabalhos profissionais. São muitas ofertas realmente especiais. Por isso, fica o convite para todos fazerem uma visita ao evento em nossa loja de Palmital. É uma grande oportunidade para terminar o mês de março economizando”, finalizou Renato.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefona (18) 335-1062.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Coopermota
Palmital inicia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid em idosos com mais de 80 anos
by Bruno
written by Bruno
Palmital iniciou nesta segunda-feira (21/03) a aplicação da quarta dose da vacina contra o Coronavírus em idosos acima de 80 anos de idade. De acordo com o governo do Estado, cerca de 900 mil pessoas no território paulista devem ser beneficiadas nesta nova etapa da campanha de imunização, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª) com um intervalo de quatro meses.
Em Palmital, o atendimento é realizado no setor de vacinação do Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos. Uma equipe volante, que foi mobilizada pela Prefeitura, esteve no Asilo São Vicente de Paulo na manhã desta segunda-feira (21/03) e fez a aplicação da quarta dose da vacina em 14 idosos. O trabalho domiciliar também atenderá acamados e pessoas com dificuldade de locomoção.
A imunização da faixa etária com uma segunda dose de reforço foi recomendada pelo Comitê Científico da Covid-19 de São Paulo. A orientação considerou o alto índice de mortalidade entre os idosos acima dos 80 anos durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.
IMUNOSSUPRIMIDOS – Desde dezembro, conforme recomendação do Ministério da Saúde, já ocorre a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em indivíduos com problemas de imunidade na faixa acima dos 18 anos. Os atendidos devem estar com o esquema primário de vacinação completo, que considera as duas doses da vacina e a de reforço. A ação foi estendida em fevereiro aos adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos.
O outono, que começou às 12h33 de domingo (20/03) com o equinócio, caracteriza-se como o período transição do calor do verão para o frio do inverno. A estação começa ainda com a presença do fenômeno La Niña no Pacífico. A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) projeta a continuidade do fenômeno que perduraria ao menos até o inverno com 53% de probabilidade de La Niña no trimestre junho a agosto.
O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas por vezes de verão. A chegada do outono não significa que o calor fica para trás, adverte a MetSul. Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer agora em 2022. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias quentes para os padrões da estação e deve ser o caso também desse ano. Quando há período quente mais prolongado após dias frios há a ocorrência do chamado veranico, mas ele não ocorre todos os anos em maio.
A MetSul espera um outono com predomínio de dias agradáveis com temperatura próxima das médias históricas na maior parte da estação. Os episódios de frio tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. Uma vez que a estação transcorrerá com La Niña, a possibilidade de episódio de frio intenso mais cedo aumenta.
Mesmo a neve é um fenômeno que não se pode afastar ocorra mais cedo em 2022, a despeito de somente em curtíssimo prazo ser possível prever. A tendência, entretanto, é que não ocorra frio persistente ou prolongado em grande parte deste outono.
O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a freqüência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.
Outra marca do outono é a grande diferença de temperatura da noite pro dia. “Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio”, destaca a meteorologista Estael Sias. Com freqüência, sob condições de céu limpo e ar seco, a temperatura pode variar até 20ºC ou mais no mesmo dia, o que força o uso de roupas mais pesadas no começo da manhã e vestuário mais leve no período da tarde.
O Oeste e o Sul do Estado têm maior propensão a sofrer influência de massas de ar frio durante a estação. Comum no outono é a ocorrência de bruscas mudanças de temperatura. “Muitas vezes na estação frentes frias avançam e as marcas nos termômetros que podem estar acima de 30ºC imediatamente antes da chegada da frente podem cair para valores abaixo de 10ºC em poucas horas”, destaca Estael Sias.
Tais mudanças não raramente são acompanhadas de vento forte do quadrante Oeste, do tipo Minuano, quando da presença de um ciclone mais intenso no Atlântico. O vento forte costuma acompanhar ciclones extratropicais (sistemas de baixa pressão), fenômeno que se torna mais freqüente justamente a partir do outono e que impulsiona o ar polar para o Sul do Brasil. As rajadas costumam variar, em média, entre 50 e 100 km/h, dependendo do posicionamento do sistema de baixa pressão. Em alguns casos mais extremos, as rajadas ultrapassam 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho com fortes ressacas do mar na costa.
O outono caracteriza-se ainda por uma mudança no regime de chuva. Enquanto no verão as precipitações se originam mais de nuvens carregadas que se formam pelo calor e a umidade alta, portanto são muito mal distribuídas, a partir do outono a chuva passa a ter como causa principal a passagem de frentes frias e a atuação de centros de baixa pressão, o que faz com que a chuva seja mais generalizada.
Em junho, não raro, se produz a atuação de frentes quentes, muito menos comuns aqui que as frentes frias e que quando ocorrem trazem altos volumes de chuva e ainda temporais com muitos raios e, principalmente, granizo. Nos casos mais extremos, frentes quentes causam até vendavais fortes ou tornados.
O outono é a época do ano com menor freqüência de temporais no território gaúcho, mas esses ocorrem em qualquer época do ano. Tempestades ocorrem no outono quando há bruscas trocas de massas de ar e podem ser até muito severas e com danos, inclusive com histórico de tornados, especialmente quando da passagem de frentes frias fortes associadas a ciclones extratropicais. Frentes quentes, especialmente em junho, igualmente costumam gerar tempestades localmente fortes a severas.
Quanto à chuva, observam os meteorologistas da MetSul, a expectativa é que o outono deste ano seja marcado por precipitações abaixo da média na maior parte da estação, o que fará com que o déficit hídrico acumulado nos últimos meses não seja recuperado e possa mesmo se agravar. Abril e maio, pela climatologia média histórica, são os meses com menos de chuva na área de Porto Alegre.
O fato de, no geral, não se esperar uma estação chuvosa não significa, contudo, que esteja afastado o risco de episódios pontuais de chuva volumosa e excessiva com altos acumulados, mas em curto período. Episódios mais localizados ou regionais de chuva volumosa devem ser esperados, entretanto serão pontuais.
Os volumes e a frequência da chuva tendem a aumentar à medida que se aproximar o inverno, quando cresce a possibilidade destes eventos pontuais de chuva com volumes muito altos, mas neste ano existe o risco de junho não ser um mês de elevados volumes de chuva, como normalmente ocorreria pela climatologia histórica. Junho é o mês, por exemplo, que tem a maior média de chuva entre todos em Porto Alegre no calendário anual.
Fonte: MetSul
Fonte do hyperlink original https://metsul.com/o-que-esperar-do-clima-no-outono-de-2022/?fbclid=IwAR1fjbn7atMOCTdyupXi1slaZStj7cwyFGhCUkQLV26xwnXdRA_nEkU3oCg
Um homem foi preso, suspeito de abusar sexualmente da enteada de 4 anos, em Sinop (MT), no sábado (19/03). A mãe pode ser conivente com o suspeito.
Segundo registro da polícia, a equipe de Força Tática estava realizando um patrulhamento pelo bairro Jd. Araguaia, quando foi abordada por uma pessoa, informando que um padrasto de uma criança de apenas 4 anos estaria abusando sexualmente dela. A pessoa também denunciou que a mãe pode ser conivente com o padrasto.
Diante dos fatos, com o endereço do local, os policiais foram até a residência, na qual o suspeito se encontrava juntamente com sua família, onde foi abordado e feito a prisão.
O homem, a mãe e a criança foram encaminhados para delegacia municipal e logo foi chamado o Conselho Tutelar, que acompanhou o caso na delegacia. Um celular do suspeito também foi apreendido e entregue na delegacia.
O caso está sendo investigado pela Polícia.
Fonte: Única News
Padre acusado de estuprar menores se apresenta à polícia após ter a prisão decretada pela Justiça
by Bruno
written by Bruno
Foto: Reprodução
O padre Nelson Koch, de 54 anos, acusado por estuprar adolescentes em Sinop (MT), se apresentou na noite de sexta-feira (18/03), após ter a prisão decretada na quarta-feira (16/03), pela 2ª Vara Criminal do Município. Ele está preso no Centro de Custódia de Cuiabá.
O delegado da Polícia Civil, Pablo Bonifácio Carneiro, afirmou ao Única News que o padre “se apresentou à Polinter [Serviço de Polícia Interestadual] e aguarda audiência de custódia”.
O delegado da Polícia Civil, Pablo Bonifácio Carneiro, que investigou o caso, disse que o inquérito foi concluído no dia 3 de março e encaminhado à Justiça. O padre estava sendo procurado pela polícia.
O advogado que representa Nelson Koch, Márcio de Deus, disse ao Única News que seu cliente entregou de forma espontânea. “Reafirmamos que ele é inocente e vamos colaborar com a justiça”. O advogado de defesa do padre ainda disse que vai ingressar com um pedido de liberdade na Justiça.
Nelson foi indiciado por estupro de vulnerável e importunação sexual. Ele já havia sido preso no dia 17 de fevereiro, após a denúncia de uma das vítimas.
Fonte: Única News