Daily Archives
27 de abril de 2023
Santa Casa de Palmital inicia montagem da estrutura da Festa do Trabalhador
by Bruno
written by Bruno
A Santa Casa de Misericórdia de Palmital realiza neste final de semana prolongado a 17ª edição Festa do Trabalhador. O evento, realizado por meio da parceria com a Prefeitura de Palmital e empresas apoiadoras, terá dois dias de atividades na área em frente ao ginásio de esportes Delço Mazeto e no estádio Miguel Assad Taraia, no Jardim das Flores.
Para este ano, em que a comemoração é realizada entre domingo (30/04) e segunda-feira (01/05 – feriado nacional do Dia do Trabalhador), a organização está proporcionando novidades na estrutura e na programação. A renda será integralmente revertida a investimentos nas obras de reforma e modernização do hospital, que faz o atendimento gratuito ao pacientes do SUS.
A estrutura da Festa do Trabalhador, que começou a ser montada nesta quinta-feira (27/04), estará em terrenos cedidos por particulares às margens da Avenida dos Esportes, entre as ruas das Rosas e das Violetas, em frente ao ginásio de Esporte. O espaço, que terá 800 metros quadrados de área coberta por tendas, contará com palco, barracas e será cercado com gradil para controlar o acesso do público.
A programação esportiva começa na manhã de domingo (30/04), a partir das 8 horas, com a abertura do torneio de futebol na categoria liberado, com a participação de oito equipes de Palmital e região. As disputas são organizadas pela Santa Casa e realizadas com a parceria do Departamento de Esportes da Prefeitura. À tarde, a partir das 16 horas, começa a funcionar a praça de alimentação. Em seguida, haverá apresentação de pagode com o grupo Sampa VIP, a partir das 17 horas.
No feriado de segunda-feira (01/05), a programação começa a partir das 7 horas, com a largada do Pedal Solidário que terá mais de 300 participantes e percorrerá trechos da zona rural de Palmital. A partir das 8 horas, começa o torneio de futebol para veteranos. Ainda pela manhã começa a funcionar a praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas. No período da tarde, a partir do meio dia, começa a ação beneficente que oferece prêmios em dinheiro entre os participantes. Cartelas estão à venda com a equipe da Santa Casa.
Falta de iluminação em rua completa 1 ano e tem ‘festa de aniversário’ como protesto em Ourinhos
by Fábio
written by Fábio
Moradores de Ourinhos (SP) protestaram contra a falta de iluminação pública na Rua Narciso Nicolosi, no Jardim Paulista, na noite desta quarta-feira (26) com uma “festa de aniversário” para marcar um ano de espera pela troca de lâmpadas em um poste.
A “comemoração” teve bolo com vela, refrigerante, bexigas, cartazes e parabéns para você em coro e palmas em meio a críticas pela escuridão.
Cartazes, bexigas, bolo, guaraná e parabéns marcaram festa protesto em Ourinhos (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Vizinhos que organizaram e registraram o ato dizem que já recorreram diversas vezes aos responsáveis pela iluminação pública solicitando a resolução do problema, mas nada é feito.
Agora, o protesto da vizinhança cansada de esperar parece ter dado certo. Questionada pela TV TEM, a prefeitura informou nesta quinta-feira (27) que fez a troca da lâmpada queimada.
Bolo de aniversário de um ano de espera por iluminação pública em Ourinhos (SP) — Foto: Arquivo pessoal
“Devido à alta demanda por troca de lâmpadas queimadas e a substituição de todo o atual sistema de iluminação pública por LED, a prefeitura de Ourinhos está contratando uma empresa para acelerar o serviço em toda a cidade”, informou a administração municipal.
A administração municipal afirmou também que “já instalou a iluminação de LED em mais de 50% da cidade”.
Fonte: G1
Após a união o prefeito de Araucária nomeou a mãe e a tia da menina como secretárias.
O prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Hissam Hussein Dehaini, se casou com uma adolescente de 16 anos de idade, emancipada pelos pais, e a união tem repercutido de maneira bastante negativa nas redes sociais. Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, o idoso casou com a jovem em 15 de abril deste ano, quatro dias após ela completar 16 anos, idade legal para formalizar a união. Informações extraoficiais dão conta de que o namoro teria começado quando a garota ainda tinha 13 anos de idade.
Um dia após a publicação das proclamas, documento que oficializa a entrada no processo de habilitação para o casamento civil, e dois dias antes da cerimônia de casamento, houve a nomeação da sogra do prefeito, Marilene Rôde para o cargo de secretária de Cultura e Turismo do município. Antes, ela era diretora geral na Secretaria de Educação de Araucária. Dehauni também deu um cargo para Elizangela Rôde, tia da adolescente, em outubro do ano passado.
As duas mulheres perderam os cargos de secretárias municipais. A exoneração foi publicada em Diário Oficial na quinta-feira (26), depois da repercusssão negativa do caso. As nomeações da mãe e tia da atual esposa não foram as únicas que envolvem parentes do prefeito. São pelo menos seis parentes dele trabalhando na prefeitura de Araucária, como duas filhas e uma ex-esposa.
(divulgação pelo Globoplay)
Dehauni tem 16 filhos (um falecido) e já foi casado por seis vezes, sendo a adolescente a sua sétima mulher.
No ano passado, a adolescente ficou em segundo lugar no concurso Miss Araucária, na categoria teen. Ela cursa o ensino médio em uma escola do município.
Dehani se divorciou de sua segunda mulher no ano passado e, segundo a Justiça Eleitoral, declarou ter R$ 14 milhões em bens. Em 2006, a primeira esposa dele morreu em um acidente de trânsito.
Lei
Atualmente, a lei federal brasileira permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis, no entanto, moradores de Araucaria têm divulgado em postagens na internet que o namoro começou quando a garota tinha apenas 13 anos de idade, e o prefeito, 62 anos, uma diferença gritante de 49 anos e, se comprovado, um crime.
Fonte: Abordagem – fotos divulgadas na internet
Doenças respiratórias nos pets: confira os mitos e verdades na hora de proteger seu bichinho do frio
by Fábio
written by Fábio
Com a queda nas temperaturas, aumentam os riscos de doenças respiratórias e pioram quadros de doenças já existentes.
Bauru registrou na semana passada a menor temperatura do ano na primeira frente fria do outono e desde então os dias têm sido mais frios na região e também em quase todo o estado de São Paulo. E assim como os humanos, cães e gatos também têm a saúde afetada pelas temperaturas mais baixas.
Por isso, as orientações sobre o uso de roupinhas, caminhas e casinhas mais quentes e protegidas e cuidados com banho e tosa são indispensáveis, afinal ninguém quer ver seu animalzinho adoecer.
No entanto, algumas dúvidas frequentes podem prejudicar a saúde e o tratamento adequado dos pets. Por isso, a médica veterinária Farah de Andrade, esclarece alguns mitos e verdades sobre os cuidados com os pets no inverno:
- Cães só contraem a gripe canina no inverno – MITO
A traqueobronquite infecciosa, popularmente conhecida como gripe canina, é causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza A. Os sinais clínicos nos cães são muito parecidos com as manifestações em humanos: tosse, espirros, febre, secreção nasal e olhos lacrimejantes.
Engasgos também podem ocorrer, deixando os cães bastante desconfortáveis. Já os gatos podem ser acometidos pela rinotraqueíte felina, com sintomas semelhantes e causada pelo Herpesvírus felino tipo 1 ou FeHV-1.
“Por se tratarem de doenças virais, são autolimitantes, porém contagiosas e podem passar de um animal para o outro por gotículas de ar ou restos de secreções no solo, em comedouros e bebedouros. Por isso, a prevenção e a alta imunidade são determinantes”, explica a veterinária.
Clima frio, períodos chuvosos e mudanças bruscas de temperaturas afetam diretamente as defesas do organismo dos animais, por isso os riscos de contrair a traqueobronquite infecciosa e a rinotraqueíte felina tendem a ser maiores nesses períodos, mas o risco, na verdade, está presente em qualquer estação.
A melhor forma de prevenção é a vacinação, que deve ser feita anualmente, além da qualidade dos cuidados rotineiros, respeitando a idade e a condição de saúde de cada animal.
- Doenças articulares pioram no inverno – VERDADE
Com o frio, o organismo dos animais faz a vasoconstrição (redução do tamanho do vaso sanguíneo) aumentando a densidade e o acúmulo de líquido nas articulações, reduzindo a circulação de oxigênio pelos tecidos e aumentando a produção de ácido lático no corpo.
Tudo isso gera ainda mais dor em animais com fraturas ou que tenham quadros de artrites, artroses ou alguma doença osteoarticular crônica, mais comuns em animais idosos e de grande porte.
A veterinária orienta manter os animais em ambientes aquecidos, evitar caminhadas em pisos escorregadios ou instáveis e ficar atento ao peso dos pets.
- Vitaminas e suplementos ajudam a prevenir doenças de inverno – VERDADE
Vitaminas e nutracêuticos colaboram muito para a imunidade dos pets e atuam como antioxidantes, o que ajuda a evitar enfermidades e a melhorar quadros já instalados de doenças infecciosas e processos inflamatórios.
Além do UC-II, outro nutracêutico que se destaca no tratamento de doenças articulares é o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, por ter propriedade anti-inflamatória, que reduz a dor causada pela artrite e estimula a imunidade. Já a condroitina protege a cartilagem e a glucosamina tem o poder de fortalecer o tecido cartilaginoso lesado.
A tão conhecida Vitamina D também colabora com a imunidade dos cães e gatos e as betaglucanas têm efeito anti-inflamatório, imunomodulador e antioxidante no organismo dos pets.
A veterinária lembra que, apesar de serem suplementos naturais, nutracêuticos e vitaminas devem ser prescritos pelo médico veterinário, pois somente esse profissional poderá indicar a dosagem e a posologia adequadas a cada animal.
Clima frio, períodos chuvosos e mudanças bruscas de temperaturas afetam as defesas do organismo dos pets — Foto: Edjane Madza/ Divulgação
- Pele dos animais não precisa de cuidados extras no inverno – MITO
Apesar da proteção da pelagem, a pele dos pets sofre com as temperaturas extremas, clima seco ou úmido demais e a agressão causada pela água quente dos banhos.
Além disso, o uso de roupinhas, embora proteja os animais do frio, pode causar danos à pele caso não seja feita a troca periódica para evitar o acúmulo de sujeiras, pelos embolados e umidade. Pets com pele sensível e atópicos, também acabam sofrendo mais nesse período.
A indicação é investir em shampoo, condicionador, leave-in e banho seco com ativos hidratantes. A administração de ômega 3 e uso de shampoos medicamentosos com bases emolientes também podem ser receitados pelo veterinário.
“Ao retornar dos passeios sempre é indicado higienizar as patas com produtos próprios para pets, como lenços umedecidos que possuam ação protetora para a pele. A aplicação diária de hidratante de patinhas também vai proteger a pele dos coxins, focinhos e cotovelos de ressecamento e fissuras”, esclarece Farah.
- Medicamentos que combatem os sintomas da gripe em humanos podem ser administrados nos pets – MITO
Neste quesito a especialista faz um importante alerta: “Nunca medique seu animal de estimação sem consultar um veterinário. O organismo de cães e gatos responde de maneira totalmente diferente: remédios para humanos, podem causar sérios danos e até levar animais a óbito”.
O ácido acetilsalicílico, por exemplo, que é facilmente metabolizado pelo organismo humano, pode causar falência hepática em felinos e gastroenterite hemorrágica em cães. Cães e gatos também não possuem enzimas necessárias para metabolizar o ibuprofeno, o que pode causar úlceras, danos nos rins e ser fatal, dependendo da dosagem e sensibilidade do animal.
A lista de medicamentos proibidos é extensa, por isso, a consulta veterinária é fundamental.
Fonte: G1
Unesp busca voluntários para pesquisa sobre controle da diabetes com uso de casca de limão; veja como participar
by Fábio
written by Fábio
Estudo é realizado pelo Instituto de Biociências do campus de Botucatu. Voluntários vão receber extrato da casca de limão siciliano, que contém compostos conhecidos como flavonoides.
Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu (SP), estão selecionando voluntários sem risco para diabetes ou com pré-diabetes, com mais de 40 anos, para uma pesquisa científica.
Pessoas que estejam acima do peso, tenham pressão alta, ou utilizam medicamento para baixar a glicemia por orientação médica, também podem ser voluntários. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio pelo WhatsApp (14) 99132-7447.
Durante a pesquisa os voluntários vão consumir um suplemento que contém extrato da casca do limão, especialmente do limão amarelo, conhecido como siciliano. (Veja mais detalhes abaixo).
A pesquisa foi avaliada e autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.
O trabalho, coordenado pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), fará uma série de exames nos voluntários . Ele receberão acompanhamento, durante seis meses, por médicos e nutricionistas.
Casca de limão
Voluntários vão consumir um suplemento que contém extrato da casca do limão, especialmente do limão amarelo, conhecido como siciliano — Foto: Reprodução / Globo Rural
Segundo os pesquisadores, o suplemento que será utilizado na pesquisa contém compostos conhecidos como flavonoides, e entre eles a Eriocitrina, um composto orgânico, vegetal, encontrado naturalmente em alguns cítricos, e sem contraindicação como suplemento alimentar.
“A proposta é que o voluntário receba o produto fitoterápico junto com o tratamento convencional para diabetes e pré-diabetes, à base de Cloridrato de Metformina. Os pesquisadores querem analisar se o efeito do medicamento é intensificado quando administrado com o suplemento de Eriocitrina”, explicam os responsáveis pelo estudo.
Pesquisa
“Pesquisas já realizadas com a Eriocitrina sem a Glifage e já publicadas revelaram excelentes resultados”, detalha Thais César, uma das professoras responsáveis pelo estudo. Ela informa que o suplemento aumenta o GLP-1, substância hormonal produzida pelo intestino que estimula a produção de insulina, melhorando a condição clínica do paciente.
O estudo usa a metodologia chamada ensaio duplo cego, quando pesquisadores e voluntários não sabem o que está sendo ingerido, se o suplemento Eriocitrina ou o placebo dele, garantindo maior confiabilidade aos resultados finais.
Os voluntários interessados vão passar por uma entrevista e, caso sejam selecionados, não terão nenhuma despesa com o tratamento, inclusive de alimentação e transporte, quando necessários.
Fonte: G1
Telegram sai do ar no Brasil após não entregar dados de participantes de grupos nazistas
by Bruno
written by Bruno
O Telegram deixou de enviar e receber mensagens no Brasil na quarta-feira (26/04). O serviço seguia fora do ar nesta quinta-feira (27/04). O aplicativo ficou indisponível depois de uma ordem da Justiça para as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, além de Google e Apple, que têm lojas de aplicativos.
A decisão foi tomada porque o Telegram não entregou todos os dados de grupos neonazistas que estão sob investigação da Polícia Federal.
Nas redes sociais, relatos de falha no Telegram se intensificaram após as 21h30 (horário de Brasília). O site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços na internet, registrou um pico de notificações sobre o aplicativo neste horário.
Esta é a segunda vez que o Telegram recebe uma ordem de bloqueio no Brasil. Em 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão após pedido da PF, que alegou que o aplicativo não forneceu dados de investigados por propagar discurso de ódio.
Dois dias depois, Moraes revogou a ordem de bloqueio sob a justificativa de que o aplicativo havia cumprido as determinações judiciais.
Por que o Telegram foi suspenso?
A PF solicitou ao Telegram dados sobre integrantes de grupos, inclusive neonazistas, que estariam incentivando atos violentos em escolas. O pedido foi aceito na quarta-feira (19) pela Justiça Federal do Espírito Santo.
O aplicativo chegou a entregar parte dos dados na sexta-feira (21/04), mas não forneceu números de telefone dos participantes de um grupo com conteúdo nazista.
Com o descumprimento da ordem, a Justiça aumentou a multa ao Telegram de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer as informações.
Fonte: g1
Paciente com câncer terminal tem remissão total da doença após tratamento desenvolvido por brasileiro
by Fábio
written by Fábio
Homem foi tratado com a tecnologia BTT, que consiste na indução de proteínas de choque térmico por meio de aumento da temperatura, de maneira controlada, pelo cérebro
Um paciente com câncer de próstata em estágio terminal, com expectativa de vida de quatro meses, alcançou a remissão completa da doença após ser submetido a um tratamento inovador desenvolvido por um médico brasileiro.
Scott Miller foi diagnosticado com câncer de próstata metastático, em estágio IV, em julho de 2021, aos 66 anos de idade. O tumor apresentava quase 12 centímetros de diâmetro e havia se espalhado para ossos, vesícula, bexiga, reto e outros órgãos.
O paciente foi tratado, ao longo de seis meses, com a tecnologia BTT, que consiste na indução de proteínas de choque térmico por meio de aumento da temperatura, de maneira controlada, pelo cérebro. As proteínas de choque térmico são encontradas em praticamente todos os organismos vivos com funções diversas e complexas.
A inovação foi desenvolvida pelo pesquisador brasileiro Marc Abreu, especialista em termodinâmica cerebral e frequências termorregulatórias formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O chamado túnel térmico cerebral (BTT, na sigla em inglês) foi desenvolvido pelo médico na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
O relato do caso clínico foi apresentado nesta quarta-feira (26) na 38ª edição do Congresso Anual da Society for Thermal Medicine, em San Diego, nos EUA.
“A redução de expressão da proteína de choque térmico está associada com câncer, doenças neurológicas e o envelhecimento. Para o tratamento de câncer, além da mudança da carga termodinâmica, utilizamos frequências diferentes durante a indução com o objetivo de atuar em áreas distintas. A modalidade é a mesma que usamos no tratamento de doenças neurológicas, mas a receita é diferente”, explica Abreu.
Foram necessárias cinco induções como tratamento, ao longo de seis meses. De acordo com o relato clínico, Miller não sentiu nenhum efeito colateral e não realizou nenhum tratamento adicional, ou seja, o paciente não passou em nenhum momento por radioterapia ou quimioterapia, tratamentos tradicionais para combater o câncer.
“Na primeira indução, já senti algo diferente. Com isso, me mudei temporariamente de Los Angeles para Miami, onde fica o Instituto Médico BTT, para dar continuidade ao tratamento. Depois do tratamento, meu radiologista ao rever os meus exames me informou que inacreditavelmente é como se eu nunca tivesse câncer”, diz o Miller.
O paciente será acompanhado a cada seis meses no instituto e fará baterias de exames por três anos.
Um ponto muito importante é que, com esse tratamento, não só eliminamos o câncer, mas também a fonte do câncer. Temos a erradicação das células-tronco cancerígenas e a neutralização das moléculas sinalizadoras, que são as moléculas que levam ao desenvolvimento e depois a recorrência do câncerMarc Abreu, especialista em termodinâmica cerebral e frequências termorregulatórias
O tratamento que realiza a indução de proteínas de choque térmico por meio de hipertermia guiada pelo cérebro também foi utilizado em pacientes com doenças neurológicas.
“Acreditamos que a nossa tecnologia, baseada na termodinâmica do cérebro, tem um potencial único de prevenir e tratar inúmeras doenças a nível molecular”, afirma Abreu.
Doença silenciosa
O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sinais ou sintomas nas fases iniciais. Alguns pacientes podem apresentar sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, uma maior necessidade de ir ao banheiro, além da presença de sangue na urina.
A doença conta com perfis de evolução variáveis, podendo apresentar um crescimento lento ou rápido, de um paciente para outro.
O exame de toque é um dos métodos de rastreio para a detecção precoce do câncer. O teste permite ao médico verificar a estrutura da próstata, bem como possíveis sinais de aumento ou outras alterações. Com o envelhecimento, a próstata pode aumentar de tamanho naturalmente, sem que haja qualquer tipo de doença.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens a partir dos 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, procurem atendimento médico, para avaliação individualizada com o objetivo de diagnosticar de forma precoce o câncer.
O exame de toque pode ser realizado anualmente a partir dos 50 anos para a população em geral, e deve ser iniciado aos 45 anos para homens que façam parte do grupo de risco, especialmente aqueles que contam com histórico familiar da doença.
Para o esclarecimento do diagnóstico, os especialistas também utilizam outro indicador chamado antígeno específico da próstata (PSA, na sigla em inglês). Embora a proteína seja produzida naturalmente pela glândula, o aumento no nível de PSA presente na circulação pode indicar a necessidade de investigar a presença de um tumor.
O exame de PSA é realizado a partir da coleta de sangue, que permite medir os níveis da molécula no organismo. Em seguida, os resultados são comparados pelo médico com outros fatores como o tamanho da próstata, a idade do paciente e a presença de nódulos ou inflamação na próstata.
Fonte: CNN
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Santa Cruz do Rio Pardo confirma primeiras duas mortes por dengue neste ano
by Fábio
written by Fábio
Vítimas são dois homens, de 59 a 62 anos. Desde janeiro, cidade contabiliza 853 casos da doença.
Santa Cruz do Rio Pardo (SP) confirmou nesta quarta-feira (26) as primeiras duas mortes por dengue na cidade neste ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas são dois homens, de 59 a 62 anos, que morreram nos dias 11 e 12 de abril, respectivamente, na Santa Casa de Ourinhos (SP).
A pasta informou que ainda há três óbitos por suspeita de dengue em investigação.
Até segunda-feira (24), data do último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, a cidade contabilizava 853 casos da doença.
Fonte: G1
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Tribunal do Júri condena réus pelo homicídio do sobrinho do prefeito de Marília; penas somam quase 100 anos
by Fábio
written by Fábio
Quatro réus ainda podem recorrer da decisão, mas já estão presos. O corpo de Neto Alonso, que tinha 21 anos, foi encontrado em um penhasco em janeiro de 2019.
O Tribunal do Júri de Marília (SP) condenou os quatro réus acusados de matar Neto Alonso, sobrinho do prefeito Daniel Alonso (sem partido), em sessão que terminou na madrugada desta quinta-feira (27). Eles podem recorrer da decisão, mas seguem presos.
Fernando Henrique Klem Carneiro, que era o único em liberdade atualmente, foi condenado a 21 anos pelo homicídio e absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ele foi preso no plenário.
Já Edson Alves dos Santos foi condenado a 25 anos por ambos os crimes, assim como Bryan Bruno Santos. Vitória Beatriz Pereira de Souza, por sua vez, foi condenada a 22 anos por homicídio e ocultação de cadáver. Os três já estavam presos.
Neto Alonso, de 21 anos, era usuário de drogas e foi assassinado em acerto de contas com traficantes, segundo a Polícia Civil — Foto: Reprodução/TV TEM
Segundo a investigação da Polícia Civil, Dirceu Hilário Ortega Alonso, que era conhecido como Neto Alonso, então com 21 anos, era usuário de cocaína e no dia do crime recebeu drogas de Fernando para vender, mas teria consumido os entorpecentes.
O caso está em segredo de Justiça, mas alguns detalhes sobre a denúncia constam em publicação no Diário Oficial da Justiça do Estado em que foi agendada a data do Tribunal do Júri.
Conforme despacho do juiz responsável, uma das qualificadoras do crime é por motivo torpe já que, segundo as investigações, o assassinato foi motivado por dívida de drogas.
Corpo de Bombeiros encontram corpo de sobrinho de prefeito de Marília em barranco — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
“Bryan, Edson e Fernando conduziram-na até o interior do imóvel da corré Vitória e passaram a desferir vários golpes na cabeça do ofendido, com agente corto-contundente, levando-o a óbito, sendo que Vitória ficou em frente à residência vigiando, assegurando a consumação do delito”, consta no documento.
“Ainda, para ocultar o crime e obstar a persecução penal, jogaram o cadáver da vítima em um penhasco”, completa o juiz na manifestação.
O corpo de Neto Alonso, em estado avançado de decomposição, foi encontrado no dia 12 de janeiro no penhasco de aproximadamente 80 metros de altura e difícil acesso. Os bombeiros precisaram de apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar para fazer o resgate.
Bombeiros fizeram resgate em local de difícil acesso em Marília para encontrar corpo de sobrinho do prefeito de Marília (SP) — Foto: João Vitor / Arquivo Pessoal
O crime
As investigações se seguiram após os policiais encontrarem o corpo da vítima e Bryan Bruno Santos, Edson Alves, Fernando Henrique Klem Carneiro e Vitória Beatriz Pereira de Souza foram apontados como suspeitos. A prisão de Bryan, Fernando e Vitória aconteceu em fevereiro e março de 2019.
O quarto suspeito, Edson Alves, estava foragido na época e foi preso apenas em abril do mesmo ano depois de ser encontrado em uma casa na rua Severino Zambon, no Núcleo Habitacional Nova Marília. Os três foram mantidos presos em decisão de 2021.
Um laudo confirmou que a vítima sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas na face, dois dias depois do corpo ter sido encontrado. No dia 14 de janeiro de 2019, Neto Alonso foi enterrado, sem velório, no Cemitério da Saudade.
Na época, o prefeito Daniel Alonso divulgou nota dizendo lamentar o ocorrido e que essa era uma grande tragédia para toda família.
Fonte: G1
Newer Posts