O Departamento de Saúde de Palmital realiza neste sábado (06/10) uma ação visando atualizar a situação de imunização de crianças e adolescentes, garantindo que a parcela mais jovem da população fique protegida de diversas doenças. O Dia D de Multivacinação será realizado em três unidades da rede municipal. A campanha se une ao grande esforço para atualizar a caderneta de vacinação da população menor de 15 anos.
“A vacinação é a chave para a proteção contra doenças. O Brasil sempre se destacou pela sua alta cobertura vacinal, o que nos ajudou a evitar surtos de doenças perigosas. No entanto, as taxas de vacinação têm diminuído nos últimos anos, o que pode aumentar o risco de doenças que já estavam sob controle voltarem a se manifestar”, destacou nota da Prefeitura.
A campanha deste sábado ocorre das 9 às 15 horas no Centro de Centro de Saúde “Nelson da Cunha Bastos” e nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família “Orlando Cadrobbi” (ESF 1 – São José) e “Roberta Moreno Sas” (ESF Montreal). A campanha continua a partir da próxima semana na Sala de Vacinação do posto central, que funciona das 8 às 16 horas.
PREVENÇÃO AO CÂNCER
Os departamentos de Saúde e Assistência Social da Prefeitura realizam neste sábado atividades da campanha Outubro Rosa, que faz a conscientização sobre o câncer de mama. O atendimento às mulheres para a coleta de exames de Papanicolau será realizado no Centro de Saúde “Nelson da Cunha Bastos”, das 9 às 15 horas. Também estão previstas ações de orientação ao público feminino e, em parceria com a Associação “Dr. Fuade Haddad”, a coleta de cabelo para confecção de perucas para pacientes em tratamento oncológico.