3 de janeiro de 2025
PRIVADA PRIVATIZADA
Um dos fatos mais engraçado, não fosse ridículo, acontecido nas posses dos prefeito no Brasil, foi a iniciativa da ex-vereadora Janaina Lima (PP), de São Paulo, que não foi reeleita. Ao deixar o cargo, ela tomou a medida drástica de levar o sanitário e a pia do banheiro do gabinete que ela havia reformado por conta própria. A privada privatizada pela vereadora só foi devolvida depois da repercussão.
SHOW NA PRAÇA
Não obstante à programação de bons shows na praça principal da cidade, no projeto Natal Feliz, a maior repercussão na internet foi uma briga havida no dia 2 de janeiro. Uma surra a sarrafadas contra um rapaz que teria agredido a mãe e as irmãs e quebrado a casa foi filmada e circulou freneticamente pelo WhattsApp. O Show degradante teve mais audiência, pois muda o ano, mas o mau gosto permanece.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.
Pelo 30º ano consecutivo fazemos a cobertura e o registro da posse dos prefeitos das cidades de nossa área de abrangência, sempre constatando que os novos mandatos, sejam de eleitos ou reeleitos, se revestem de novas esperanças para as populações que sempre esperam administrações voltadas ao desenvolvimento, à melhoria da qualidade de vida e à justiça social.
Neste janeiro de 2025 nada é diferente, pois junto com os novos mandatos chegam a renovação do crédito inicial que se confere aos prefeitos que assumem ou reassumem seus cargos, todos eleitos pela vontade soberana do povo.
Nas seis cidades de abrangência do JC – JORNAL DA COMARCA – que neste ano inclui Ribeirão do Sul, registramos quatro reeleições e dois retornos de prefeitos com experiência no cargo, como é o caso dos reeleitos Luis Gustavo, em Palmital, Camachinho, em Ibirarema, Flávio Euflauzino, em Campos Novos e Mário Rosa, em Salto Grande, além da volta de Donizete, em Platina, e de Eliana, em Ribeirão do Sul.
Portanto, as seis prefeituras serão ocupadas por administradores com bastante experiência e, principalmente, aprovados novamente pela opinião pública manifestada pelo voto.
“…as seis prefeituras serão ocupadas por administradores com bastante experiência…”
Cinco dos seis prefeitos empossados iniciam o segundo mandato, três deles consecutivos, como são os casos de Luis Gustavo, em Palmital, Camachinho, em Ibirarema, Flávio, em Campos Novos, e Mário Rosa, em Salto Grande, lembrando ainda que Camachinho teve dois mandatos como vice-prefeito, somando 12 anos de cargo do Executivo Municipal.
Donizete retorna ao comando da Prefeitura de Platina, depois de 20 anos, mas permaneceu em cargos de comando durante longo período, enquanto a prefeita Eliana foi empossada em seu terceiro mandato em Ribeirão do Sul, indicando que os eleitores estão escolhendo os mais experimentados.
Junto com o conhecimento da máquina e da burocracia pública, sempre complicada e lenta, os prefeitos empossados trazem também mais preparo para enfrentar as dificuldades inerentes ao cargo e muito mais habilidade para atuar politicamente, seja na esfera municipal ou nas estadual e federal.
Neste momento de transição, de novas propostas administrativas, de novos projetos e de esperanças renovadas, manifestamos nossa crença em dias melhores para todas as cidades, desejando que os prefeitos sejam iluminados para traduzir em obras e projetos todos os sonhos e planos apresentados durante suas campanhas. Boa sorte a todos.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses
Donizete Ferreira de Lima é empossado na Prefeitura de Platina; Dir Eletricista comanda a Câmara
No dia 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Platina sediou a cerimônia de posse do prefeito Donizete Ferreira de Lima, do vice-prefeito Rodrigo Tchuca e dos novos vereadores para a Legislatura 2025/28. O evento foi presidido pelo vereador Alexandre Nogueira e ocorreu com o plenário lotado, com a presença de autoridades, representantes de entidades, ex-vereadores e da população.
A cerimônia foi aberta com bênção do padre Airton Costa, que destacou a política como chamado divino e enfatizou a importância da sabedoria para servir à população, e do pastor Danilo, que reforçou a necessidade de humildade na política e pediu que os eleitos trabalhem em unidade e sem inimizades. Em seguida, foi empossado o prefeito Donizete, que estava acompanhado da primeira-dama Ângela, do vice Tchuca, junto com a esposa Juliana, e dos vereadores, que assumiram o compromisso de agir com ética e a lealdade no cumprimento de seus mandatos.
Durante a sessão, foram exibidos vídeos de autoridades estaduais e municipais parabenizando os empossados na Câmara e na Prefeitura, declarando apoio no novo mandato em Platina. Foram transmitidas mensagens dos deputados estaduais Dani Alonso, Ricardo Madalena e Rogério Santos, do ex-prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio, do prefeito de Palmital, Luis Gustavo, e da deputada federal Maria Rosas.
Durante a sessão também houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026. O vereador Dir Eletricista foi escolhido por unanimidade como presidente, juntamente com o vice Carlinhos Carvalho, a primeira secretária Lucia do Bordado e o segundo secretário Fuscão. Em seguida, ocorreram pronunciamentos dos vereadores empossados, que destacaram o trabalho em prol de Platina e o comprometimento em manter e ampliar os avanços do município.
Donizete fez discurso em que agradeceu a Deus, à família e à população pelos 1.478 votos recebidos, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre Prefeitura, Câmara e servidores para alavancar o desenvolvimento de Platina. Ele anunciou a elaboração de um plano de carreira para os servidores municipais e o compromisso de buscar recursos para o município. Tchuca destacou a importância de uma política moderna e solidária na cidade.
Após a sessão, acompanhados de autoridades e convidados, Donizete e Tchuca fizeram uma caminhada da Câmara até a sede da Prefeitura, onde foram recebidos pelo ex-prefeito Wagner Roberto de Lima, o Vagão, que comandou Platina nos últimos oito anos. Durante ato público, eles receberam a chave simbólica da cidade, representando oficialmente o início da nova administração que estará comandando os rumos do município pelos próximos anos.
EMPOSSADOS EM PLATINA
Prefeito: Donizete Ferreira de Lima
Vice: Rodrigo Tchuca
Mesa Diretora da Câmara: Dir Eletricista (presidente), Carlinhos Carvalho (vice-presidente), Lucia do Bordado (1ª secretária) e Fuscão (2º secretário)
Vereadores: Joacir Carro, Galo, Betinho, Alexandre Nogueira e Clenil Santos
Uma mulher foi encontrada no último domingo (29/12) após 52 anos desaparecida. Sheila Fox, atualmente com 68 anos, desapareceu em 1972, quando tinha 16 anos, no distrito de Coventry, a 153 quilômetros de Londres, na Inglaterra.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a mulher está viva e bem. Na época do seu sumiço, investigadores afirmaram que ela poderia ter deixado a casa dos pais por estar em um relacionamento com um homem.
Sheila foi encontrada após a polícia divulgar uma fotografia antiga dela, desbotada e granulada, e fazer um apelo em busca de informações. Poucas horas depois, diversas pessoas começaram a contatar a corporação e enviar informações da mulher. A foto divulgada só foi encontrada recentemente.
Policiais confirmaram que Sheila está bem e morando em outra parte do país. Investigadores não divulgaram o motivo da então adolescente ter deixado a casa dos pais e nunca mais voltar ou contatar familiares para dar notícias.
Fonte: DCM
A NASA vem monitorando uma estranha anomalia no campo magnético da Terra: uma região gigante de menor intensidade magnética nos céus do planeta, que se estende entre a América do Sul e o sudoeste da África, diz o site Science Alert.
Esse vasto fenômeno em desenvolvimento, chamado de Anomalia do Atlântico Sul, tem intrigado cientistas há anos, especialmente os pesquisadores da NASA.
Os satélites e naves espaciais da agência espacial são particularmente vulneráveis à força enfraquecida do campo magnético. A Anomalia do Atlântico Sul (AAS) – comparada pela NASA a uma “abertura” no campo magnético da Terra, ou uma espécie de “buraco no espaço” – geralmente não afeta a vida na Terra, mas o mesmo não pode ser dito das naves espaciais orbitais (incluindo a Estação Espacial Internacional), que passam diretamente pela anomalia enquanto circulam o planeta em baixas altitudes da órbita terrestre.
Durante esses encontros, a intensidade reduzida do campo magnético dentro da anomalia significa que os sistemas tecnológicos a bordo dos satélites podem sofrer curto-circuito e apresentar mau funcionamento se forem atingidos por prótons de alta energia emanados do Sol.
Mitigar esses riscos no espaço é uma das razões pelas quais a NASA está monitorando a AAS; outra é que o mistério da anomalia representa uma grande oportunidade para investigar um fenômeno complexo e difícil de entender, e os amplos recursos e grupos de pesquisa da NASA são excepcionalmente bem equipados para estudar a ocorrência.
“O campo magnético é, na verdade, uma superposição de campos de muitas fontes de corrente”, explicou o geofísico Terry Sabaka, do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, em 2020.
A fonte primária é considerada um oceano rodopiante de ferro fundido dentro do núcleo externo da Terra, milhares de quilômetros abaixo do solo. O movimento dessa massa gera correntes elétricas que criam o campo magnético da Terra, mas não necessariamente uniformemente, ao que parece.
Acredita-se que um enorme reservatório de rocha densa chamado Província Africana de Baixa Velocidade de Cisalhamento, localizada a cerca de 2.900 quilômetros (1.800 milhas) abaixo do continente africano, perturba a geração do campo, resultando no efeito de enfraquecimento dramático — que é auxiliado pela inclinação do eixo magnético do planeta.
“A AAS também pode ser interpretada como uma consequência do enfraquecimento do domínio do campo dipolar na região”, disse o geofísico e matemático Weijia Kuang, da NASA Goddard, em 2020.
“Mais especificamente, um campo localizado com polaridade invertida cresce fortemente na região, tornando a intensidade do campo muito fraca, mais fraca do que a das regiões vizinhas.”
Embora ainda haja muita coisa que os cientistas não entendam completamente sobre a anomalia e suas implicações, novos insights estão continuamente lançando luz sobre esse estranho fenômeno.
Por exemplo, um estudo liderado pelo heliofísico da NASA Ashley Greeley em 2016 revelou que a AAS se desloca lentamente, o que foi confirmado pelo rastreamento subsequente de CubeSats em uma pesquisa publicada em 2021.
Não está apenas se movendo, no entanto. Ainda mais notavelmente, o fenômeno parece estar em processo de divisão em dois, com pesquisadores descobrindo em 2020 que o SAA parecia estar se dividindo em duas células distintas, cada uma representando um centro separado de intensidade magnética mínima dentro da anomalia maior.
O que isso significa para o futuro da AAS ainda não é conhecido, mas, de qualquer forma, há evidências que sugerem que a anomalia não é uma aparição nova.
Um estudo publicado em julho de 2020 sugeriu que o fenômeno não é um evento anormal dos últimos tempos, mas um evento magnético recorrente que pode ter afetado a Terra há 11 milhões de anos.
Se for assim, isso pode indicar que a Anomalia do Atlântico Sul não é um gatilho ou precursor da inversão do campo magnético de todo o planeta, o que é algo que realmente acontece, mesmo que não por centenas de milhares de anos.
Obviamente, ainda há grandes questões, mas com tanta coisa acontecendo com essa vasta estranheza magnética, é bom saber que a agência espacial mais poderosa do mundo está observando isso tão de perto quanto eles.
Fonte: DCM
Bolsa Família diminuiu casos de tuberculose em 60% e mortalidade em 70% em 11 anos, diz estudo
De acordo com um estudo publicado na revista Nature Medicine, o Bolsa Família reduziu os casos de tuberculose em 60% e a mortalidade pela doença em 70% entre 2004 e 2015.
A pesquisa destacou que o impacto foi ainda maior entre grupos vulneráveis, como indígenas e pessoas vivendo em extrema pobreza. “Esses resultados reforçam o papel do programa na saúde da população mais carente”, explicou Priscila Pinto, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA.
A análise, conduzida por instituições brasileiras e internacionais, utilizou dados do CadÚnico, que abrange mais de 54 milhões de pessoas de baixa renda. Os pesquisadores compararam beneficiários do Bolsa Família com não beneficiários, observando uma redução significativa na taxa de infecção: 49,4 novos casos por 100 mil habitantes no grupo atendido pelo programa, contra 81,4 nos demais.
Além da redução nos casos, o estudo apontou queda na taxa de mortalidade por tuberculose entre os beneficiários, de 2,08 por 100 mil habitantes, contra 4,68 no grupo que não recebia o benefício. Os dados foram ajustados para fatores como idade, sexo e escolaridade, demonstrando o impacto do programa em populações mais vulneráveis.
Davide Rasella, coordenador da pesquisa, destacou que a tuberculose é fortemente influenciada por determinantes sociais. “A pobreza agrava a incidência de doenças como tuberculose, diabetes e HIV/Aids. O impacto do Bolsa Família nesses casos é comparável ao de uma vacinação”, afirmou.
Os efeitos foram mais expressivos em pessoas vivendo na extrema pobreza, onde o benefício demonstrou impacto até dez vezes maior. Entre indígenas, que enfrentam barreiras adicionais como estigma e acesso limitado aos serviços de saúde, o programa reduziu em 63% os casos de tuberculose e em 65% a mortalidade.
Dados recentes de 2023 apontam 80.012 novos casos de tuberculose no Brasil, o equivalente a 37 casos por 100 mil habitantes. Apesar da recuperação após a pandemia, os números ainda mostram desafios, especialmente entre grupos desfavorecidos. “É essencial fortalecer o Bolsa Família para ampliar seus efeitos em populações mais remotas e marginalizadas”, acrescentou Pinto.
Fonte: DCM
Flávio do Posto é reconduzido à Prefeitura de Campos Novos; André Toppan é reeleito presidente da Câmara
A Câmara Municipal de Campos Novos Paulista sediou na tarde de quarta-feira, primeiro dia ano, a cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores que cumprirão mandatos até 2028. O evento reuniu um grande número de pessoas e foi presidido por Edson José Fermino, o Palito, o vereador mais votado na última eleição municipal.
Palito apresentou os demais vereadores, o prefeito Flávio do Posto e a vice Tânia Salvador, que comandou oração de abertura dos trabalhos antes de ato cívico. Na sequência, foi lido o compromisso regimental em que vereadores, vice e prefeito se comprometeram a seguir as leis e trabalhar pelo desenvolvimento do município, com a assinatura dos termos que oficializaram a posse.
O prefeito reempossado fez discurso em que saudou os presentes e agradeceu a todos que colaboraram para que ele tivesse um resultado histórico e fosse reconduzido ao cargo com 79,77% dos votos válidos na última eleição. Flávio destacou que o desempenho significa o reconhecimento ao seu trabalho e que, no segundo mandato, não pode “deixar a qualidade de nosso serviço diminuir”, assumindo o compromisso de fazer muito mais até 2028.
Flávio enfatizou o empenho em desenvolver um governo transparente e que pensa em beneficiar a população por meio de ações de saúde de qualidade, da educação voltada ao desenvolvimento das crianças e adolescentes e do social que atenda às necessidades básicas das pessoas. Ele também lembrou dos cuidados com a zona rural, dos investimentos no esporte para a juventude e da realização de eventos voltados à cultura e ao turismo.
Após o pronunciamento, juntamente com Tânia, Flávio entregou buquês de flores à esposa Fernanda e à mãe Odete. Após o encerramento da posse, houve a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal. André Toppan foi reeleito por unanimidade dos vereadores, com Lininho como vice-presidente, a primeira secretária Aline da Academia e Palito para segundo secretário.
André Toppan assumiu o comando da Câmara na sequência e tratou da formação das comissões permanentes da Legislatura 2025/28. A sessão foi encerrada com a palavra dos vereadores, que saudaram os presentes e manifestaram a intenção de trabalhar em conjunto com o Executivo pelo bem de Campos Novos Paulista.
EMPOSSADOS EM CAMPOS NOVOS
Prefeito: Flávio do Posto
Vice: Tânia Salvador
Mesa Diretora da Câmara: André Toppan (presidente), Lininho (vice-presidente), Aline da Academia (1º secretário) e Palito (2º secretário)
Vereadores: Natalia do Social, Juninho Loco, Angélica Bueno, Renato Lemes e Decinho da Ambulância.
Mulher alterada invade igreja e agarra pescoço de padre durante missa; ela foi detida
O Padre Tarcísio Mariano Lopes, de 85 anos, foi agredido por uma mulher durante a celebração de uma missa na Igreja São Mateus, no Bairro São Mateus, em Juiz de Fora, na manhã de terça-feira (31/12).
Segundo a Polícia Militar, a mulher de 37 anos agarrou o pescoço do religioso no altar da igreja. Ela apresentava sinais de embriaguez, segundo a corporação.
Após a agressão, ela foi contida e levada para a delegacia, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é o registro de ocorrência de infração penal de menor potencial ofensivo. Em seguida, acabou liberada.
Ainda conforme a PM, o padre recebeu atendimento na igreja, mas não chegou a ser encaminhado para atendimento hospitalar.
Em nota, a Arquidiocese de Juiz de Fora informou que “repudia veementemente qualquer ato de violência, especialmente em um ambiente sagrado que deve ser espaço de fé, acolhimento e paz”.
Fonte: g1
Jogador de futebol baleado na cabeça após pisar no pé de traficante tem morte cerebral
Teve morte cerebral confirmada o jogador de futebol amador Kauan Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, baleado na cabeça após um desentendimento com um traficante em um baile funk, em Queimados, na Baixada Fluminense, na madruga do réveillon. A briga teria começado após Kauan pisar no pé do bandido.
A informação da morte foi divulgada na tarde de sexta-feira (03/01) pela direção do Hospital Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde o jovem estava internado em estado grave.
A família do jovem compareceu ao hospital e foi informada na manhã desta sexta – a morte foi constatada na quinta-feira (02/01) à noite.
‘Tinha dois sonhos: ser jogador e paraquedista’, diz pai
Antes de saber da morte do filho, o motorista de aplicativo Renato Pereira, pai do jogador, fez um desabafo. Ele lembrou que os últimos momentos em que esteve com o filho e que, no primeiro minuto de 2025, ele recebeu uma mensagem do Exército indicando para qual Brigada de Infantaria Paraquedista serviria.
“Ele passou a virada com a gente. Quando entrou 2025, ele recebeu uma mensagem no telefone dizendo que ele iria para um batalhão para ser paraquedista. Meu filho começou a dançar e pular de alegria. Ele tinha dois sonhos: ser jogador e paraquedista”, contou Renato.
Ainda de acordo com o pai, por volta das 3h, o filho foi para a casa de um tio materno e de lá seguiu para um baile.
“Como ele é jovem, emocionado, ele disse que iria para a casa do parente dele. Eu ainda pedi: ‘Meu filhinho, não vai. Não vai, por favor’. Mas ele é jovem. Ele foi. Depois, bateram lá no portão de casa dizendo que o meu filho tinha sido baleado. Eu saí desesperado e fui para a UPA (de Queimados). Cada um fala uma coisa, mas ninguém sabe de fato o que aconteceu. O que sabemos é que o bandido deu um tiro à queima-roupa no meu filho. Atirou num menino estudioso. Fizeram uma covardia com um menino que é bobão, quieto, que só tinha tamanho.”
Polícia investiga se traficante que teria atirado foi morto
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) vai investigar se o traficante ‘Testa de Ferro’, suspeito de atirar em Kauan, foi morto por determinação do Comando Vermelho (CV).
Testa de Ferro seria chefe do tráfico de drogas da comunidade São Simão e teria disparado contra o rapaz após um desentendimento por conta de um pisão no pé.
O g1 e a TV Globo apuraram que os chefes da facção criminosa teriam se irritado com a decisão do traficante e, para evitar “problemas”, teriam determinado a execução do criminoso.
Fonte: g1
O traficante ‘Testa de Ferro’ é suspeito de atirar no jogador amador Kauan Galdino, na noite do réveillon. — Foto: Reprodução