A 68ª edição da Festa de Santos Reis, a mais tradicional celebração folclórico-religiosa de Palmital, será realizada neste sábado, 11 de janeiro, no recinto próprio do bairro rural da Água Nova.
O evento, considerado um dos maiores do gênero no Brasil, tem programação religiosa que representa a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, e o tradicional banquete com toneladas de alimentos aos milhares de visitantes.
A comemoração é organizada pelo agricultor Luis Henrique Pinto, que assumiu o posto de festeiro junto com a mulher Marcela e recebe apoio da Prefeitura e da Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (Amtrac).
Desde o último domingo, mais de 200 voluntários trabalham diariamente na cozinha para a preparação dos alimentos que serão servidos durante a festa. O cardápio inclui arroz, virado de feijão, macarrão, costela com batata, torresmo, lombo recheado, porco frito e frango à passarinho.
O banquete de Santos Reis é preparado com um grande volume de alimentos, como 100 kg de alho, 400 kg de arroz, 1.500 kg de batata, 10 mil kg de carne de porco, 600 kg de costela de boi, 400 kg de feijão, 800 kg de frango, 600 kg de macarrão e 250 kg de sal.
A Estância de Santos Reis recebeu melhorias para este ano, incluindo o piso de concreto com 1.500 metros quadrados na área de alimentação, a construção de despensa fechada de alimentos com câmara fia e um palco de alvenaria para apresentações durante o encontro das bandeiras.
A programação religiosa começa à 9 horas de sábado com missa. A partir das 12 horas, está previsto o início das atividades do encontro das bandeiras. Ao final, há apresentações e adoração ao Presépio pelas companhias das águas das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas.
Para garantir que todos possam participar sem preocupações com o transporte, a Prefeitura disponibilizará ônibus que circularão das 8 às 16 horas. Os pontos de embarque são nas praça da igreja de São José e dos Trabalhadores (frente ao Posto Ireno, no bairro Paraná), com saídas aproximadamente a cada uma hora.
FESTEIRO COM TRADIÇÃO FAMILIAR
O festeiro Luis Henrique Pinto participa ativamente dos preparativos e mantém excelentes expectativas para a comemoração do sábado, que deve ter fartura de alimentos. Ele destacou o apoio do presidente da Amtrac, José Lázaro Tusco, e do vice-presidente Eduardo Tirolli. Também acompanha os trabalhos o prefeito Luis Gustavo, que oferece todo suporte necessário para a realização da festa para manter a tradição folclórico-religiosa de Palmital.
O festeiro disse em entrevista ao JC que fez promessa de realizar a festa como graça pela recuperação de seu sogro, que adoeceu pela Covid. “É um compromisso que não é fácil de cumprir, mas é gratificante. E temos fé em Deus e em Santos Reis para encaminhar tudo da melhor forma possível”, destacou.
Luis Henrique tem tradição familiar ligada a mais antiga celebração da cultura popular de Palmital. Seu avô paterno, Joaquim Alves, organizou a comemoração em 1987 na Água da Corredeira. Ele também é sobrinho de Aurélio Nobre, que cede anualmente as instalações da capela São Benedito e Nossa Senhora Aparecida para a realização da Festa do Divino Espírito Santo.
Luis Gustavo disse ao JC que o sucesso da festa é resultado da devoção e do engajamento da população, além de destacar a satisfação em poder apoiar o evento. “É a preservação da cultura do município e o investimento no que temos de melhor em Palmital, incentivando o comércio e o turismo”, afirmou o prefeito, lembrando da grande expectativa de público prevista para sábado.