O Departamento de Saúde da Prefeitura está oferecendo a imunização de crianças e adolescentes contra a Dengue. A vacina está disponível para o público alvo na faixa etária entre 10 e 14 anos. Para receber a dose, basta se dirigir ao Centro de Saúde, de segunda a sexta, entre as 7 da manhã e 4 horas da tarde. O imunizante é administrado em duas doses e reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença. Pode ser tomada por
Palmital recebeu mais um lote de vacinas contra a dengue na semana passada. Por orientação do Ministério da Saúde, a imunização deve começar por crianças e adolescentes devido ao maior número de hospitalizações pela doença nesta faixa etária. Este imunizante tem um papel importante no combate e prevenção e é indicada tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca foi infectado. Os estudos apontaram para uma eficácia de 80% para os sorotipos 1 e 2 da doença, os de maior circulação no território nacional.

Apesar da oportunidade de prevenção por meio da vacinação, o Departamento de Saúde alerta que os cuidados para o combate a dengue devem continuar com a contribuição de todos os cidadãos. O meio mais efetivo é evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da doença. O cuidado deve ser contínuo, evitando água parada, onde o inseto se reproduz, principalmente neste período de clima quente e chuvas. O setor de Vigilância Epidemiológica do município também continua com as ações para o combate à enfermidade, fazendo visitas regulares às residências para combater focos e monitorando os casos por região.
A DENGUE
A dengue é uma doença infecciosa viral transmitida pela picada de um mosquito infectado. Ela pode apresentar sintomas que variam de febre, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas. A doença pode progredir, chegando a um quadro grave, caracterizado por choque, falta de ar, sangramento intenso ou complicações em órgãos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura