24/04/2025 – Irma Terezan Menocci, aos 88 anos, viúva de Armelindo Menocci, deixa os filhos filhos Sônia (in memorian), Regina, Paulo, Laércio e Rosângela (Rosa do Komilão). Sepultamento nesta sexta-feira (25/04), às 8h30.
Daily Archives
24 de abril de 2025
Energisa abre oportunidade para eletricista de distribuição em Salto Grande
by Bruno
written by Bruno
Interessados precisam se inscrever no processo seletivo no Portal de Carreiras do Grupo Energisa
Fazer carreira em uma das melhores empresas do setor elétrico no país. Essa chance promissora está disponível aos profissionais que se inscreverem no processo seletivo da Energisa Sul-Sudeste, que está contratando eletricista de distribuição para atuar no município de Salto Grande e região. Os interessados no processo seletivo precisam se inscrever no Portal de Carreiras do Grupo Energisa.
De acordo com a analista de recrutamento e seleção da Energisa Sul-Sudeste, Bruna Martins, para essa função é necessário ter ensino médio completo; curso de eletricista de redes de distribuição (mínimo de 240h); cursos de NR 35, NR 10 e NR 10 – Módulo Complementar, além de carteira de habilitação categoria “B”.
“Queremos reforçar o nosso time com diversidade e pluralidade, por isso essa vaga está aberta para homens e mulheres, inclusive pessoas com deficiência que estejam aptas a realizarem as atividades requeridas para o dia a dia dessa função”, explica.
Além do salário compatível com o mercado e oportunidade de desenvolvimento profissional, a Energisa oferece um interessante pacote de benefícios que inclui plano de saúde e odontológico para o colaborador e sua família, seguro de vida, previdência privada, participação nos lucros e resultados, vale alimentação e/ou refeição, auxílio-creche e programas de qualidade de vida.
Portal de Carreiras
Para saber mais sobre essa e outras vagas disponíveis na Energisa, acesse o Portal de Carreiras: grupoenergisa.gupy.io.
Uma ação da Polícia Rodoviária no final da manhã desta quinta-feira (24/04) resultou na prisão de um traficante de armas em Palmital. A ação ocorreu durante fiscalização da “Operação Impacto” realizada por equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na praça de pedágio localizada no quilômetro 413 da Raposo Tavares.
De acordo com informações preliminares, o flagrante ocorreu por volta das 11h40, quando a equipe do TOR abordou um Ford Ka ocupado apenas pelo motorista, de 29 anos. Durante a vistoria, os policiais localizaram três revólveres (um calibre 38 e dois calibre 357), uma submetralhadora calibre 9 milímetros e 15 carregadores de pistola.
Na ocorrência também foram encontrados três coletes balísticos, quatro rádios HT, dois bloqueadores de sinal, quatro antenas para bloqueador de sinal e seis fontes de energia que estavam escondidos no fundo falso do banco traseiro do veículo. O motorista, que reside em Cascavel (PR) e estaria indo para Avaré, foi preso e a ocorrência encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Marília.
Justiça manda governo justificar projeto que inclui a venda do Horto Florestal de Palmital
by Bruno
written by Bruno
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou na quarta-feira (23/04) que o Governo do Estado apresente informações sobre os impactos nas pesquisas desenvolvidas em 35 áreas experimentais que poderão ser colocadas à venda. O projeto inclui o Horto Florestal de Palmital, uma propriedade de 30 alqueires nas proximidades do Distrito de Sussuí que é utilizada para desenvolvimento de tecnologia agrícola de soja e milho, além de irrigação e agricultura de precisão, pela unidade de Assis da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
De acordo com o acórdão do TJ-SP, o Estado deve apresentar antes do debate com pesquisadores “o estudo econômico que gerou a proposta de venda, o montante que será alienado de cada área e o plano de ação quanto à pesquisa que é realizada pelos institutos nas áreas a serem alienadas”. “Esses eixos informativos são essenciais a fim de respaldar a opinião da comunidade científica sobre a proposta de venda, tendo em vista ainda os impactos que ela pode causar no trabalho desenvolvido pelos institutos científicos”, citou o desembargador-relator Kleber Leyser de Aquino, da 15ª Vara da Fazenda Pública.
“É uma decisão fundamental para garantir transparência neste processo, uma vez que ele vinha sendo realizado sem apresentação de estudos que orientem as decisões do governo, com riscos flagrantes à produção de conhecimento”, afirma Helena Goldman, advogada da APqC. A decisão do TJ-SP ocorreu em julgamento de Agravo de Instrumento interposto pela Fazenda Pública do Estado de São Paulo contra a liminar conseguida em Ação Civil Pública ajuizada pela Associação dos Pesquisadores Científicos (APqC), que suspendeu a audiência pública convocada pelo governo.
No dia 8 de abril, o governo do Estado convocou a comunidade científica para audiência púbica com a proposta de debater a venda total ou parcial de áreas de pesquisa vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A medida mobilizou pesquisadores, que se posicionam contra. A sessão ocorreria no último dia 14, mas três dias antes a Justiça de São Paulo acolheu pedido da APqC e suspendeu o evento. Contudo, no julgamento do agravo, o TJ-SP autorizou que o Estado marque uma nova data para a reunião, apresentando as informações constantes do acórdão com dez dias de antecedência.
No recurso ao TJ-SP, o governo confirmou a intenção de vender 1.300 hectares de terras, que representaria 6% da área total dedicada à pesquisa agropecuária no Estado. A lista de fazendas experimentais inclui propriedades espalhadas por diferentes regiões, dedicas à produção de conhecimento em diferentes áreas da agricultura, como cana-de-açúcar, amendoim, café, citrus, pecuária, uva, dentre outras. A APqC frisou que a alienação das propriedades pode impactar na segurança alimentar e em estudos para “enfrentar problemas como a escassez hídrica, a contaminação de mananciais e o aumento da temperatura em diferentes regiões paulistas”.
Na convocação publicada no Diário Oficial do Estado em 8 de abril, a SAA atribuiu numerações às áreas envolvidas no projeto. Além de Palmital, há áreas nos municípios de Campinas, Cananéia, Dois Córregos, Gália, Iguape, Itapetininga, Itararé, Jaú, Jundiaí, Mococa, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Registro, Ribeirão Preto, São Roque, Sertãozinho, Tatuí, Tietê e Ubatuba.
“Quando São Paulo enfrentou a crise do café e as pragas da laranja, ainda presentes nos laranjais, foi a pesquisa feita pelos institutos públicos que orientou a tomada de decisão. Sem pesquisa não há futuro”, ressaltou Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC. “Governos são passageiros, mas o patrimônio público dedicado à ciência deve ser preservado e ampliado, especialmente em momentos em que a sociedade é desafiada com o avanço da emergência climática”, finalizou.
A cantora Karen Silva, ex-The Voice Kids, morreu aos 17 anos na quinta-feira (24/04) em Volta Redonda (RJ). A adolescente estava internada havia alguns dias no Hospital São João Batista.
Segundo a assessoria da cantora, a causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, que ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, provocando sangramento cerebral (entenda abaixo). A morte foi por volta de 5h.
Karen ficou conhecida nacionalmente após participar da edição de 2020 do programa da Rede Globo The Voice Kids. À época, ela fez parte do time do Carlinhos Brown.
Ao longo da carreira, Karen chegou a fazer participações na programação da TV Rio Sul, afiliada da TV Globo. Uma das últimas foi em 2023, no quadro Diversão e Arte, no RJ1.
Até a publicação desta reportagem, não havia sido informado se a adolescente tinha algum problema de saúde prévio que agravou o quadro de AVC.
O velório começou às 11h30, na Capela 1, do Cemitério Portal da Saudade. O sepultamento será às 17h.
Há quatro dias, a assessoria da Karen já havia publicado uma nota dizendo que ela estava enfrentando um problema grave de saúde e seguia sob cuidados médicos. Na ocasião, não foram dados detalhes sobre o que ela tinha.
Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, Karen compartilhava registros de vários momentos da sua vida, como passeios na praia, vídeos das músicas lançadas por ela, participações em programas de TV e o dia a dia.
Nota da assessoria
A assessoria da Karen publicou nas redes sociais uma nota de pesar e comunicando a morte. Na mensagem, eles destacaram que “Karen encantou o Brasil com sua voz potente e presença marcante ainda na infância, quando participou do The Voice Kids em 2020. Desde então, seguiu trilhando uma trajetória luminosa, unindo talento, carisma e representatividade em cada passo”.
Produtora se pronuncia
A produtora, Live Music Produções, da qual Karen fazia parte, se pronunciou sobre a morte dela. Em nota, a empresa disse que “Karen não foi apenas uma artista de talento raro. Foi uma alma sensível, generosa e apaixonada pela música”. Leia a nota completa no final da reportagem.
Sobre o AVC
O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, é uma das emergências médicas que mais mata, incapacita e causa internações em todo o mundo, principalmente nas primeiras horas após a sua ocorrência. A sua frequência tem se elevado, sobretudo em adultos, devido ao controle inadequado dos fatores de riscos. O AVC é responsável por cerca de 11% das mortes totais no mundo e tem duas formas principais de manifestação:
- AVC hemorrágico: ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, provocando sangramento cerebral. É mais comum em idosos e tende a ser mais grave, pois o sangue extravasado agride o tecido cerebral e pode elevar perigosamente a pressão dentro do crânio, o que exige intervenção imediata, segundo o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares.
- AVC isquêmico: causado pela obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro.
Ambas as formas impedem o cérebro de receber oxigênio e nutrientes, o que pode causar danos irreversíveis.
Notas na íntegra
Assessoria da Karen
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da jovem cantora Karen Silva, aos 17 anos, ocorrido após dias de internação no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, em decorrência de um AVC hemorrágico.
Karen encantou o Brasil com sua voz potente e presença marcante ainda na infância, quando participou do The Voice Kids em 2020. Desde então, seguiu trilhando uma trajetória luminosa, unindo talento, carisma e representatividade em cada passo.
Mais do que uma artista promissora, Karen foi um símbolo de empoderamento, especialmente para meninas negras que encontraram nela inspiração e força para sonhar. Sua música, sua mensagem e sua alegria deixam marcas profundas em todos que a conheceram e acompanharam sua jornada.
Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus pais, Manoella e Fernando, com amigos, familiares e fãs. Que a lembrança de sua luz continue a nos guiar”.
Live Music Produções
“Hoje, com imensa tristeza e profundo pesar, a equipe do Live Music Produções, em nome do produtor musical Jean Barros, presta sua homenagem à querida Karen Silva, que nos deixou nesta data, vítima de um AVC hemorrágico.
Karen não foi apenas uma artista de talento raro. Foi uma alma sensível, generosa e apaixonada pela música. Em 2024, tivemos a honra de recebê-la em nosso estúdio, onde, com a sensibilidade de sempre, deu vida a um trabalho inesquecível, sob a produção de Jean Barros. Sua voz, sua presença e sua entrega tocaram a todos que acompanharam aquele processo.
Mais do que uma parceira de trabalho, Karen se tornou parte da nossa história e das nossas memórias mais bonitas. Sua arte permanecerá viva nas músicas que gravou e nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e ouvi-la.
Desejamos conforto à família, aos amigos e a todos que sentem esta perda irreparável. Que Deus a receba em luz, e que sua música continue ecoando como expressão da beleza que ela semeou neste mundo”.
Fonte: g1
Prefeitura lança nesta quinta-feira dois torneios de futebol society em Palmital
by Bruno
written by Bruno
O estádio Miguel Assad Taraia, localizado no Centro Esportivo Professor Moraes, será palco de muita emoção e competitividade com duas tradicionais competições do futebol society. Os eventos são organizados pelo Departamento de Esportes da Prefeitura e reunirão equipes de Palmital e região nas categorias livre e máster. A cerimônia de abertura, que ocorre a partir das 19 horas desta quinta-feira (24/04) contará com a presença de autoridades, dos homenageados e de convidados.
A 4ª edição da Copa Society Regional de Futebol Master, que tem oito times inscritos, presta homenagem a Heraldo Frandsen, ex-jogador e figura marcante do esporte palmitalense. Após a abertura, haverá a primeira partida da rodada com o confronto entre Master Palmital e Amigos do Deo.
A competição também conta com a participação das equipes do Auto Elétrica Dinâmica, do Máster Itambaracá, do Máster Sandovalina, do Máster Ibirarema, do CAP Máster e do Napoli F.C. A premiação inclui R$ 1,2 mil para o campeão, R$ 800 para o vice e R$ 100 para o artilheiro e o goleiro destaque, além de troféus e medalhas.
Na noite desta quinta-feira, também é aberto o 4º Campeonato Municipal de Society Livre, que neste ano homenageia Aparecido Benedito da Silva, o “Ditinho do Bar”, figura tradicional do futebol e da cultura popular de Palmital. O jogo de abertura será entre Atlético Clube e Empório VIP.
O campeonato também contará com a participação das equipes do Nova Geração, do Real Clube, do Botafogo, do Muleke’s da Vila, do Capivara e do CAP S.M.A. A premiação segue o mesmo formato da Copa Máster, com os mesmos valores em dinheiro para o campeão, o vice e os destaques, além de troféus e medalhas.
Corpo de Esteliano Madureira foi encontrado na noite de quarta (23) na Avenida Morumbi, Zona Sul de SP. Polícia investiga o caso como assassinato e tenta identificar quem o matou
O principal suspeito de matar a estudante da USP Bruna Oliveira da Silva foi encontrado morto na noite de quarta-feira (23) em São Paulo, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta (24).
O corpo de Esteliano José Madureira estava coberto por uma lona azul na Avenida Morumbi, Zona Oeste da cidade. Com tiros na nuca e mais de dez lesões pelo corpo, o suspeito tinha sinais de tortura e estava com as pernas amarradas por um pano branco e vermelho.
De acordo com o boletim de ocorrência, a suspeita é a de que ele tenha sido assassinado em outro local e depois levado e abandonado na avenida. A Polícia Civil procura câmeras de segurança para tentar identificar quem o matou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/b/TKSVheQXu0EI09OvbT2w/suspeito-persegue-vitima.jpg)
Esteliano Madureira foi apontado pela polícia como o homem que aparece no vídeo seguindo Bruna Silva. De acordo com a investigação, ele matou a vítima — Foto: Reprodução
Ainda na noite de quarta a Justiça tinha decretado a prisão temporária de Esteliano. O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga se, antes de ser morta, Bruna sofreu algum tipo de violência sexual. A polícia encontrou calcinhas no barraco onde o suspeito morava.
Segundo a investigação, Esteliano era o homem que aparece no vídeo gravado por uma câmera de segurança perseguindo Bruna em 13 de abril do lado de fora da estação de Metrô Corinthians-Itaquera.
FONTE: G1
“Céu sorridente”: saiba como assistir ao raro fenômeno astronômico na sexta-feira
by Bruno
written by Bruno
Na próxima sexta-feira (25/04), um fenômeno astronômico raro fará o céu “sorrir” para os observadores. Uma conjunção tripla entre a Lua crescente, Vênus e Saturno formará no céu a imagem de um rosto sorridente, com os dois planetas como olhos brilhantes e o satélite natural como boca. O espetáculo celeste poderá ser visto a olho nu entre 4h e 5h30 da madrugada, antes do nascer do sol.
Segundo a NASA, Vênus aparecerá no topo da formação, com seu brilho característico, enquanto Saturno ficará logo abaixo, formando o segundo “olho”. A Lua, em fase crescente, completará o sorriso celestial próximo ao horizonte leste. “Esse tipo de conjunção tripla é um evento raro que vale a pena acordar cedo para observar”, explicou um astrônomo do Observatório Nacional.
Para melhor visualização, especialistas recomendam buscar locais com pouca poluição luminosa e visão desobstruída para o leste. Aplicativos como Stellarium, Sky Map e SkyView podem ajudar iniciantes a identificar a posição exata dos astros em tempo real. A qualidade da observação dependerá das condições climáticas – céu limpo é essencial.
Fonte: DCM
Defesa Civil faz alerta para forte chuva em SP até sexta; veja previsão para Palmital
by Bruno
written by Bruno
Nesta quinta-feira (24/04), a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuva moderada a forte até sexta-feira (25/04) em várias regiões do Estado. O aviso inclui risco de tempestades, ventos fortes e queda de granizo. A situação é causada por um sistema de baixa pressão, ventos em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral.
As áreas em atenção são a Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e as regiões de Campinas, Sorocaba, Itapeva e São José dos Campos. No interior, há previsão de volumes elevados de chuva em Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Araçatuba, Franca, Barretos, Araraquara e São José do Rio Preto.
CONFIRA PREVISÃO PARA PALMITAL

Para coordenar as ações, o governo paulista instalou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes. O grupo reúne Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, concessionárias de serviços e agências reguladoras. A população deve seguir os avisos e acionar o telefone 199 em caso de emergência.