Uma forte massa de ar polar mudou o clima no Sul e parte do Sudeste do Brasil neste final de semana. A onda de frio, uma das mais intensas do inverno de 2025, causou neve e geadas em algumas localidades de cidades gaúchas e catarinenses. Conforme o monitoramento meteorológico, Palmital e região tiveram mínimas próximas a 0°C e a formação de gelo sobre a vegetação em áreas de topografia mais baixa.
De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática de monitoramento climático no Horto Florestal Estadual, em Sussuí, Palmital registrou a temperatura mínima oficial de 3,4°C durante a madrugada deste domingo (10/08). A marca ficou abaixo da previsão da meteorologia, que estimava 6°C. Na madrugada de sábado (09/08), a menor marca foi de 8,3°C – nos dias anteriores, os termômetros haviam ficado acima dos 10°C.

Baixas temperaturas também foram registradas na região. Em Assis, o frio foi mais intenso e chegou a 0,5°C. Cândido Mota, segundo o Ciiagro, atingiu mínima de 3,5°C. Em Ourinhos, os termômetros chegara a 1,0°C. As marcas estão entre os menores registros verificados no Estado de São Paulo. As redes sociais foram tomadas por vídeos e fotos da formação de gelo em vegetação, plantações e veículos.

A nova onda de frio traz riscos à agricultura região, pois as geadas prejudicam lavouras e áreas de culturas diversas. A madrugada mais fria até o momento em 2025 ocorreu em 25 de junho, quando a mínima apurada em Palmital pelo Ciiagro foi de 1,3°C. A formação de gelo de forma quase que generalizada causou perdas nas plantações de milho e danificou aproximadamente 15% dos canaviais.

Conforme o IPMet/Unesp, que faz o monitoramento climático entre Bauru e Presidente Prudente, a semana começa ainda com frio. Para este domingo (10/08), a previsão é de máxima de 22°C. A madrugada de segunda-feira (11/08) deve ser gelada, com mínimas de 7°C – a mesma temperatura mínima é esperada para terça-feira (12/08). A partir de quarta-feira (13/08), a massa de ar polar deverá perder força e os termômetros devem entrar em elevação, com mínima de 8°C e máxima de 28°C.
Para quinta-feira (14/08), as marcar ficam entre 9°C e 27° e, na sexta-feira (15/08), entre 11°C e 25°C. A expectativa é que os dias sejam ensolarados e com baixa umidade relativa do ar, ocasionando riscos de incêndios e problemas respiratórios na população. Para o próximo final de semana, há a previsão de temperaturas amenas, com um sábado (16/08) com temperaturas entre 12°C e 30°C. O próximo domingo (17/08) poderá ter termômetros entre 15°C e 31°C.
