O vendaval ocorrido na manhã desta segunda-feira (22/09) causou diversos estragos na região de Palmital. Uma das ocorrências de maior gravidade foi registrada em Cândido Mota, quando a força dos ventos arrancou a cobertura da escola estadual Rachid Jabur, localizada em frente à sede da Coopermota, além de derrubar diversas árvores pela cidade.
As fortes rajadas arrancaram parte do telhado da escola e danificaram várias árvores na praça dos Estudantes, destruindo os fios de energia na avenida da Saudade. Algumas estruturas metálicas foram lançadas a cerca de 100 metros e outras caíram sobre veículos estacionados em frente à unidade de educação. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido.

O atendimento à ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Cândido Mota, que realizaram uma força-tarefa para a limpeza do local e para a retirada das estruturas levadas pelos ventos. Carlota Belavenuti Delantonia, diretora da escola, informou que as aulas do período da tarde foram suspensas e que a Diretoria Regional de Ensino de Assis irá apurar a extensão dos danos no prédio.


Em Assis, a tempestade de areia provocou diversos estragos. Parte do Camelôdromo foi destelhada e um outdoor caiu sobre um carro em cruzamento da avenida Rui Barbosa, além de quedas de árvores em diferentes pontos da cidade. O vendaval destelhou parte do telhado do Via Fácil. Estragos também foram registrados em frente a Escola Firmino Leandro, Terminal Urbano e áreas próximas.

Em Tarumã, uma estrutura da Festa do Tropeiro que estava montada no Recinto de Eventos “Sebastião Domingos Beneli” ficou destruída após o forte vendaval. Houve ainda danos em Marília, Paraguaçu Paulista e diversas cidades do Centro-Oeste Paulista.


