09/02/2026 – Eunice Gonçalves Pereira, 77 anos, casada, deixa o esposo Antônio Pereira e os filhos Cláudia e Jairo. Sepultamento nesta terça-feira (10/02), as 15h30, no Cemitério Municipal de Palmital.
Daily Archives
9 de fevereiro de 2026
Posse do padre Guilherme na Paróquia de São Sebastião reúne bispo, padres de várias cidades e grande número de fiéis
by Bruno
written by Bruno
Celebração presidida pelo bispo dom Argemiro de Azevedo marcou oficialmente o início do trabalho do novo pároco da comunidade em Palmital
A noite de quarta-feira da semana passada (04/02) foi marcada por grande emoção na Igreja Matriz de São Sebastião, em Palmital, onde foi realizada a missa solene de posse do padre Guilherme Caetano da Silva. A celebração de oficialização do novo pároco foi presidida pelo bispo dom Argemiro de Azevedo, da Diocese de Assis, com a presença de expressivo número de fiéis, padres de várias cidades e representantes de pastorais.
A missa reuniu 19 padres, incluindo membros do clero da Diocese de Assis e de outras dioceses, diáconos, seminaristas e a presença das irmãs da Congregação Missionárias de Ação Paroquial, que administra o Asilo, além de irmãs de Cândido Mota. A família do padre Guilherme também esteve presente, reforçando o caráter comunitário e familiar da ocasião.
Durante a cerimônia, em que também houve a apresentação do padre Otávio Peres como vigário, foram realizados os tradicionais ritos de posse, incluindo a entrega dos paramentos, da Bíblia, da chave da igreja e da estola para os sacramentos, a chave do sacrário e da pia batismal. O momento foi marcado também pela celebração da missa e do sacramento da comunhão, com a leitura da ata oficial de posse pelo padre José David Spessoti, chanceler da Diocese.
A comunidade paroquial prestou homenagem ao novo pároco, que recebeu uma placa de boas-vindas, enquanto o padre Otávio, que atuou como auxiliar nos últimos anos e foi mantido na função pela Diocese, recebeu uma lembrança dos fiéis. Todas as pastorais e grupos de atuação da paróquia participaram da celebração, que teve o grupo de cântico formado por representantes de todos os corais locais. Natural de Nantes, onde iniciou sua vocação religiosa até ser ordenado em junho de 2021, padre Guilherme assume a missão de conduzir a Paróquia São Sebastião, em continuidade ao trabalho pastoral e espiritual do padre Marcelo Barreto. Depois da missa, padre Guilherme recebeu os cumprimentos dos fiéis em coquetel realizado no Espaço Multiuso Sebastião Luiz Pereira Lima.











VÍDEO: Família perde todos os pertences em incêndio de casa na Água das Anhumas e pede ajuda da comunidade
by Bruno
written by Bruno
Um incêndio destruiu na madrugada de domingo (08/02) a residência de uma família em Água das Anhumas, zona rural de Palmital. As chamas teriam começado depois da ocorrência de um curto-circuito na instalação elétrica e consumiram completamente o imóvel, destruindo móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, alimentos, roupas e todos os pertences dos moradores.
O fogo teve início por volta das 2h da manhã, tendo como ponto de partida o forro da casa, e se espalhou rapidamente. O imóvel, de construção mista com parte em madeira e o restante em alvenaria, foi totalmente consumido. O incêndio foi combatido pela brigada da Destilaria Tirolli, que também realizou o rescaldo dos escombros para evitar a reignição.
Segundo relato de Lucimara Silva, de 38 anos, moradora do local, o marido Vanderson, de 44 anos, tentou inicialmente conter as chamas com água, mas o fogo se intensificou, impedindo a saída pela porta da sala. O casal conseguiu escapar com os filhos — uma menina de 4 anos e um rapaz de 22 — pela janela do quarto e ainda resgatou o irmão de Lucimara, de 34 anos, portador de deficiência, que estava em outro cômodo.
A casa foi completamente destruída e todos perderam roupas, móveis, eletrodomésticos e documentos. “Queimou tudo, até documentos. Só deu tempo de salvar nossas vidas”, destacou Lucimara. Após o incêndio, a família recebeu auxílio do Departamento de Assistência Social da Prefeitura, que prestou atendimento emergencial. Os moradores foram abrigados na casa da sogra de Lucimara.
Em entrevista ao JC, na tarde desta segunda-feira (09/02), Lucimara informou que a família já recebeu doações de alimentos e roupas para ela e a filha, mas ainda necessita de roupas e calçados para o marido, o filho e o irmão, além de móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha para iniciar a reconstrução da casa.
“Precisamos de roupas femininas de tamanho G, calçados 38, roupas para minha filha número 4 e calçados 23, além de roupas para meu irmão (M/38), meu marido (G3) e meu filho (44). Quem puder ajudar será uma bênção. Deus abençoe grandemente cada um que puder contribuir”, disse emocionada.
As doações, incluindo roupas, calçados, móveis, utensílios de cozinha e eletrodomésticos, podem ser entregues diretamente à família na rua Sete de Setembro, nº 720, em frente ao Surdo Motos, na região central de Palmital. Quem optar por contribuir financeiramente pode enviar para a chave Pix (18) 99647-3492, em nome de Lucimara Tavares da Silva.
Tornado atinge Ourinhos e destelha garagem de transportadora – Confira imagens
by Bruno
written by Bruno
Um tornado de baixa intensidade foi registrado na tarde de domingo, 8 de fevereiro, em Ourinhos (SP), provocando danos em uma transportadora (Budel Transportes) na Rua Onófre Alves Moreira, no Parque Pacheco Chaves.
O fenômeno causou o destelhamento parcial da estrutura, com o levantamento de telhas metálicas devido à força do vento. Inicialmente, houve dúvidas entre moradores e internautas sobre a natureza do fenômeno, com alguns apontando que poderia se tratar apenas de uma nuvem funil.
No entanto, especialistas e páginas dedicadas à meteorologia, como a Tempo Ourinhos, confirmaram que houve interação direta da circulação de ar com o solo, característica essencial para a classificação de tornado.

O Passando a Régua recebeu imagens enviadas por leitores (Ezequiel Paulino) que mostram os danos na transportadora atingida, além de vídeos gravados à distância que registraram a formação do funil, a sucção de poeira no solo e o levantamento de materiais. As imagens foram enviadas por Adrian Queiroz, Cícera Elizangela e Yan Buratti.
De acordo com a explicação divulgada pela página Tempo Ourinhos, uma nuvem funil é caracterizada por uma coluna de ar giratório que não chega a tocar o solo, diferentemente do tornado, que apresenta circulação com interação direta com a superfície.
Mesmo quando o funil de condensação não é totalmente visível até o chão, a presença de ventos intensos na superfície, superiores a 64 km/h e com rotação definida, já caracteriza o fenômeno como tornado.

As imagens registradas mostram claramente a interação entre a base da formação e o solo, com levantamento de poeira e danos estruturais, confirmando o tornado. Apesar do susto e dos prejuízos materiais, não há informações sobre feridos.
O caso reforça a ocorrência de fenômenos meteorológicos severos na região e segue sendo acompanhado por especialistas e observadores locais.
Fonte: Passando a Régua
Guri abre inscrições para cursos gratuitos de música nos polos de Palmital, Ibirarema e Salto Grande
by Bruno
written by Bruno
A partir desta segunda-feira, 9 de fevereiro, começam as inscrições para as atividades de 2026 do Guri, projeto de educação musical desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura. O programa, que tem 30 anos de história, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo território paulista por meio do ensino gratuito da arte musical
Na região de Marília, o Guri tem 21 polos de ensino e oferece 1.500 vagas para cursos gratuitos de música. Com o patrocínio das empresas CTG Brasil, Tauste Supermercados, Sicoob, Sicoob Credimota e Grupo Maringá, as unidades são mantidas por meio de parceria com prefeituras, incluindo as de Ibirarema, Palmital e Salto Grande, onde são oferecidas diversas opções para canto, instrumentos e práticas em grupo.
O Guri é a porta de entrada para quem quer aprender a cantar e tocar um instrumento e está interessado em iniciar os estudos de imediato. Os cursos não exigem conhecimento musical prévio do aluno ou o instrumento em casa, uma vez que o programa oferece todo o suporte em sala de aula. Os cursos são gratuitos e as aulas que atendem crianças, jovens e adultos começam em fevereiro.
PALMITAL – O polo do Guri em Palmital está localizado na rua Luiz Piva, 83, na Vila Wady Zugaiar, em frente ao PSF Dorival Gaspar, no bairro Paraná. São oferecidos cursos de acordeom, iniciação musical para crianças, madeiras, metais, percussão, viola caipira e violão, além de atividades modulares de MPB/jazz, viola caipira adulto, pratica de coro adulto, ritmos tradicionais viola caipira, bateria, bloco do guri. O núcleo atende pelo telefone (18) 3351-9333 (Ramal 449) e funciona de segunda e quarta-feira das 8 às 11 h e das 12 às 18 horas, e na sexta-feira das 7h30 às 12h30
IBIRAREMA – A unidade do Guri em Ibirarema tem as instalações na rua Prefeito Osorio Costa Aranha, 21, no Parque Henrique Generick e atende pelo telefone (14) 3307-1516. O polo funciona de segunda e quarta-feira das 8 às 12 h e de terça, quinta e sexta-feira das 13h30 às 17h30. Os cursos são de iniciação musical para adultos, iniciação musical para crianças, viola caipira e violão, atividades modulares de ritmos tradicionais da viola e harmonia e improvisação.
SALTO GRANDE – O Guri oferece em Salto Grande os cursos de iniciação musical para adultos, iniciação musical para crianças, percussão e violão, atividades modulares de harmonia e improvisação e bateria popular. A unidade está instalada na rua Barão do Rio Branco, 436, no centro de cidade, e atende pelo telefone (14) 3378-1164. O expediente é de segunda e quarta-feira, das 8 às 11 h, e das 13h30 às 17h30, e de terça, quinta e sexta-feira das 13h30 às 15h30.
INSCRIÇÕES – Para realizar a inscrição, que vai até 13 de março, o interessado deve comparecer ao polo do Guri em que deseja estudar (menores devem estar acompanhados de responsáveis) e apresentar a certidão de nascimento ou RG (original e cópia) do aluno, um comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência escolar e uma foto 3×4 recente, além de um comprovante de residência para consulta. Crianças a partir dos 6 anos de idade já podem se matricular. Para estudar no Guri, não é necessário ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O projeto oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
Univesp recebe inscrições para Vestibular 2026 e oferece 26 novas vagas para o polo de Palmital
by Bruno
written by Bruno
A Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo -, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), abriu na segunda-feira da semana passada (02/02) as inscrições para o Vestibular 2026. São oferecidas 24.029 vagas gratuitas distribuídas em 456 polos de 386 municípios do Estado, incluindo capital, interior e litoral. Para o polo de Palmital, mantido por meio da parceria com a Prefeitura, são 26 novas vagas para as áreas de licenciatura, computação e negócios e produção.
Entre os dez cursos ofertados, a novidade é o bacharelado em Inteligência Artificial, que integra o eixo de computação ao lado de Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. Também estão disponíveis vagas para licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia, Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais na área de negócios e produção.
Em Palmital, as atividades da Univesp foram viabilizadas por meio da iniciativa do prefeito Luís Gustavo, que fez parceria com o governo estadual para inclusão do município no programa. O polo da instituição, equipada com computadores e demais recursos para atender aos alunos, funciona em anexo à escola municipal Elisabete Soares Garcia, no bairro Paraná.
A unidade de Palmital tem 10 vagas para a área de licenciatura. Para o eixo de negócios e produção, são oito vagas. Para a área de computação são mais 8 oportunidades, incluindo a opção pelo novo curso de Inteligência Artificial, que reflete a necessidade de formar profissionais preparados para lidar com tecnologias que impactam diversas áreas na sociedade atual.
INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://wp.univesp.br/vestibular/ até o dia 11 de março, às 23h59. A taxa é de R$ 47,50. A prova, composta por questões objetivas e redação, será aplicada em 26 de abril, às 13h, com locais divulgados em 15 de abril. O gabarito oficial sai no dia 27 de abril e o resultado da primeira chamada está previsto para 1º de junho. O início das aulas deve ocorrer no fim de junho.
Caminhão carregado de açúcar tomba nas proximidades do trevo principal de Palmital
by Bruno
written by Bruno
Um acidente envolvendo um caminhão carregado de açúcar foi registrado na tarde de domingo (08/02), nas proximidades do principal acesso rodoviário a Palmital. O veículo tombou na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e espalhou a carga sobre a pista, bloqueando parcialmente a estrada — considerada o principal corredor logístico da região. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Rodoviária, da concessionária Cart e do Corpo de Bombeiros.
Segundo informações policiais, o acidente ocorreu no quilômetro 417,2 da Raposo, próximo ao trevo com a Rodovia Nelson Leopoldino, que dá acesso à cidade. O caminhão Volvo FH 540, pertencente a uma transportadora de Ourinhos, seguia no sentido interior-capital. Em um trecho de descida, o motorista teria perdido o controle do veículo, que caiu na canaleta de drenagem pluvial ao lado da pista e tombou em seguida.

Com o tombamento lateral, toda a carga de açúcar transportada nos dois reboques tracionados pelo cavalo-motor se espalhou pelas duas faixas da rodovia. O veículo havia sido carregado em Presidente Prudente e tinha como destino o Porto de Santos. O tráfego no trecho ficou comprometido e parcialmente interditado por várias horas, até a remoção da carga e do caminhão.
Apesar da gravidade do acidente, o motorista de 44 anos saiu ileso. Ele relatou aos policiais rodoviários que houve um problema mecânico na barra de direção, o que teria provocado a perda de controle na descida após o trevo de entrada de Palmital. A chuva que caía na região no momento também pode ter contribuído para a ocorrência.

