Após onda de calor recorde, temperatura despenca 14°C em SP e no RJ

Uma brusca mudança climática atingiu as capitais do Sudeste e Centro-Oeste após uma intensa onda de calor, resultando em uma queda significativa nas temperaturas. Entre sábado (18) e domingo (19), os termômetros despencaram cerca de 14°C em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, marcando a chegada definitiva de uma frente fria à região. No entanto, as temperaturas devem se elevar novamente no Centro-Sul durante a próxima semana, antes da chegada de uma nova frente fria ao Sul do país.

A frente fria, que anteriormente afetava o Sul, alcançou o Sudeste no sábado, provocando não apenas chuvas intensas, mas também uma notável diminuição nas temperaturas em diversas localidades. No Rio de Janeiro, onde as temperaturas ultrapassaram os 41°C no sábado, a chegada da chuva no domingo resultou em uma queda para cerca de 28°C. Em São Paulo, o mesmo padrão se repetiu, com temperaturas caindo de aproximadamente 36°C para 20°C durante a noite e alcançando máxima de 23°C ao longo do domingo.

Os efeitos da frente fria já se fazem sentir no Centro-Oeste, com uma leve queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Espera-se que as chuvas continuem afetando a região, reduzindo as temperaturas em cerca de 3°C em comparação com o sábado.

Na segunda-feira (20), feriado de Consciência Negra, prevê-se chuvas fortes no Centro-Sul, com Minas Gerais, anteriormente sob calor intenso, também experimentando quedas de temperatura, temporais isolados e possíveis ventanias, com máximas abaixo dos 30°C.

Enquanto isso, no Sul do país, após dias de chuvas intensas e inundações, uma nova mudança no clima está prevista para a terça-feira (21), com ventos trazendo nuvens carregadas ao Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. O alerta é particularmente sério no Sul e no Oeste gaúchos, onde a chuva deve persistir. Em todo o país, espera-se um cenário de chuvas fortes e ventos intensos nos próximos dias, com a atmosfera aquecida podendo resultar em granizo e ventos de até 100 km/h em algumas áreas.

Apesar disso, as temperaturas devem se recuperar no meio da semana após uma breve queda no início. No Norte e Nordeste, chuvas esporádicas podem ocorrer, mas a frente fria central não deverá ser suficiente para amenizar as altas temperaturas nessas regiões.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.