Capacitação e profissionalização

“…qualificação profissional também é fator de estímulo ao investimento das empresas e para instalação de novos negócios nas cidades…”

 

Duas notícias publicadas na edição de hoje, ambas abordando cursos de reciclagem e capacitação profissional de trabalhadores em Ibirarema e Campos Novos Paulista, mostram a importância de se investir nas pessoas para obtenção de melhores resultados no trabalho, na economia e na renda das famílias. Em tempos de crise, quando os processos de seleção para contratação de funcionários são muito mais rígidos, uma vez que existe excesso de oferta de mão-de-obra, a qualificação pessoal e o conhecimento das atividades são essenciais para facilitar o acesso ao emprego.

Seja com programa próprio, como o Frente de Trabalho Municipal, de Ibirarema, que contrata pessoas em situação de desemprego para atuar no serviço de limpeza pública durante quatro dias da semana, com mais um dia dedicado à formação pessoal e profissional, ou pela parceria entre a Prefeitura de Campos Novos, o Sindicato Rural de Palmital e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – que ofereceu cursos a operadores de tratores, o investimento no ser humano é essencial. As pessoas mais habilitadas ao trabalho, dispondo de mais conhecimento e dominando as novas tecnologias, estão mais aptas a disputar o concorrido mercado de trabalho.

A qualificação profissional também é fator de estímulo ao investimento das empresas e para instalação de novos negócios nas cidades, pois a rápida evolução das práticas laborais exige melhor qualificação técnica, postura pessoal e ética e o domínio básico de idiomas, pois a globalização produz máquinas e equipamentos para uso universalizado, os chamados modelos mundiais. Outro aspecto a se considerar é que, quando o profissional é treinado para a sua função ou para evoluir em outras atividades, é também estimulado e encarar o trabalho como meio de ascensão pessoal e profissional.

A qualificação técnica para o trabalho, os investimentos na autoestima, na postura individual diante da sociedade, da família e do trabalho e o incentivo ao comportamento ético formam novas gerações de pessoas mais comprometidas com o meio social e com o próprio futuro, pois passam a adquirir ferramentas que podem garantir a evolução em todos os sentidos. Afinal, os novos negócios e as grandes empresas buscam pessoas mais habilitadas em todos os sentidos, tanto como pessoas como profissionais, pois não basta apenas o conhecimento técnico, já que agora também é preciso facilidade de relacionamento e de contato com os companheiros, os clientes e fornecedores.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.