Estado de SP registra mais de 300 mortes por coronavírus pelo terceiro dia seguido e total ultrapassa 17 mil

Funcionários vestindo roupas de proteção contra o coronavírus sepultam os corpos de vítimas da Covid-19 no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, na segunda-feira (29).

Também foram registrados 8.350 casos confirmados da doença em 24 horas, chegando ao total de 349.715 desde o início da pandemia.

O estado de São Paulo registrou 330 novas mortes por coronavírus em 24 horas e ultrapassou 17 mil óbitos no total desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta quinta-feira (9). É o terceiro dia seguido nesta semana em que as mortes diárias ficam acima de 300.

As novas confirmações informadas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores nos finais de semana e às segundas-feiras, devido ao atraso nas notificações nestes dias.

O número elevado de mortes é registrado na mesma semana em que o governo anuncia mais flexibilizações da quarentena. Nesta quinta, o prefeito Bruno Covas anunciou a reabertura de parques municipais e academias. Na quarta, o governo já havia anunciado o retorno dos jogos do Campeonato Paulista para 22 de julho. Na segunda-feira (6), bares e restaurantes voltaram a funcionar na capital paulista após 104 dias.

Segundo a secretaria estadual da Saúde, também foram registrados 8.350 casos confirmados da doença em 24 horas, chegando ao total de 349.715 desde o início da pandemia.

Do total de novos casos nesta quinta, 56% são ativos confirmados por testes de RT-PCR, ou seja, as pessoas ainda manifestam a doença. Segundo o governo, outros 42% foram confirmados com testes rápidos, que verificam apenas a presença de anticorpos após um contato com a doença no passado. Os outros 2% foram confirmados por outros métodos de diagnóstico.

Veja novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 330 mortes
  • 8.350 casos confirmados

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 17.118 mortes
  • 349.715 casos confirmados

Na última semana, o estado bateu recorde na quinta-feira (2) de novos casos confirmados de um dia para o outro. Foram 12.244 casos incluídos em 24h. O governo anunciou que prevê, que até 15 de julho, o estado terá entre 18 mil e 23 mil mortes causadas pela doença e de 335 mil a 470 mil casos confirmados.

Embora já exista sinal de estabilidade de novos casos e mortes na capital, a doença continua avançando no interior do estado. Neste domingo (5) a taxa de ocupação de leitos de UTI da Grande SP foi menor do que o registrado no resto do estado pela primeira vez. No início da pandemia, a taxa da Grande SP era muito superior a do resto do estado. Com a interiorização da doença, os índices foram se aproximando.

Internações e recuperados

Na quarta-feira (8), o estado registrou o segundo maior número de pacientes internados com sintomas de Covid-19 desde o início da pandemia: 14.342. Nesta quinta, foi registrada uma queda no valor total para 13.321, sendo 5.339 em leitos de UTI e 7.982 em enfermaria.

Nesta quinta a taxa de ocupação de leitos de UTI teve leve alta e foi para 64,7% no estado e 63,6% na Grande São Paulo. Na quarta, os índices eram de 64,5% no estado e 63,5% na Grande São Paulo.

Além das altas hospitalares de pacientes internados com Covid-19, o governo de SP passou a divulgar, desde quarta-feira (1), também o número de recuperados com quadros leves da doença.

Segundo a secretaria, nesta quinta, são 202.967 pessoas recuperadas da doença no estado. O número contabiliza as 50.677 pessoas que estiveram internadas e receberam alta hospitalar. Ainda de acordo com a pasta, os demais recuperados são pessoas que tiveram diagnóstico positivo da doença, mas não precisaram de internação por apresentarem quadros leves.

Monitoramento de infectados

O governo de São Paulo também anunciou nesta quinta-feira (9), quatro meses após o 1º caso no estado, a criação de uma ferramenta unificada para que os municípios façam o monitoramento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19. O rastreamento de contatos, como é chamado esse processo, é considerado por especialistas uma estratégia essencial para o controle do novo coronavírus.

Segundo o governo estadual, 98% dos municípios do estado já fazem algum tipo de monitoramento de contatos por meio de suas vigilâncias de saúde municipais. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos últimos 15 dias, mais de 550 mil pessoas foram monitoradas por essas equipes e orientadas a ficar em casa, em isolamento.

A nova ferramenta visa centralizar e padronizar o processo que é feito atualmente, orientando todas as pessoas que tiveram contato com casos confirmados por mais de 15 minutos nos últimos 14 dias a ficarem em casa. O objetivo é que 100 municípios participem do projeto até o final de agosto.

Nesta segunda-feira (6) teve início um piloto do projeto em três cidades paulistas: Araraquara, São Bernardo do Campo e Bauru. Em cada um deles nós estamos fazendo um piloto levemente diferente.

Mortes por semana

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), destacou em coletiva de imprensa na segunda-feira (6) a leve queda no total de novos óbitos por Covid-19 por semana no estado.

“Pela segunda semana consecutiva o estado de São Paulo tem queda no número de óbitos. Houve uma diminuição de 36 óbitos na semana que acabou neste último domingo, em relação à semana passada. De domingo à sábado da semana anterior tivemos 1769 óbitos. Nesta última semana foram 1.733”, disse Doria.

O total de mortes por semana, no entanto, ainda está acima do verificado há duas semanas, quando houve uma alteração na tendência de desaceleração e os dados semanais bateram recordes.

Foram 1.733 mortes na última semana, uma queda em relação à semana anterior, com 1.769, mas ainda muito acima do verificado antes do recorde de 1.913 mortes em sete dias. Antes desse recorde, o valor se manteve em torno de 1,5 mil óbitos semanais por 3 semanas consecutivas

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.