A sexta-feira (23/08), ficou marcada por cenas que muitas pessoas não esquecerão. Incêndios fora de controle atingem diversas cidades da região que vivem momentos de caos e desespero. O tempo seco, as altas temperaturas e os ventos, fizeram os incêndios se alastrarem por áreas rurais e urbanas, deixando um rastro de pânico e destruição.
Moradores de cidades como Lucélia, Salmourão, Irapuru, Pompeia, Rancharia, Assis, Barbosa, entre outras, relatam através de fotos e vídeos o tamanho do estrago causado pelas chamas que se alastraram matando animais silvestres, destruindo máquinas e veículos em diversas propriedades rurais, plantações, áreas de mata e preservação permanente.
De acordo com informações, o fogo atingiu pastagens, áreas de vegetação e locais de preservação ambiental, avançando perigosamente próximo a residências em Lucélia e Salmourão. Os bairros União e Mil Alqueires, localizados às margens da Estrada Vicinal que liga Lucélia ao Salto Botelho, foram os mais afetados. Há relatos de animais vítimas do incêndio, e o Corpo de Bombeiros informou que muitos deles ficaram feridos e foram resgatados.
Caminhões-tanque de usinas e propriedades particulares da região foramd mobilizados no combate às chamas. A Usina Lucélia, inclusive, precisou ser evacuada devido ao avanço do fogo.
As prefeituras de Lucélia e Salmourão decretaram situação de emergência e solicitaram apoio do governo estadual e da Defesa Civil. A população foi orientada a permanecer em alerta e a evitar o tráfego em estradas rurais e vicinais, devido ao risco de animais soltos, baixa visibilidade e o avanço das chamas.
Para central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias