Justiça Eleitoral faz plantão de biometria neste sábado

 

 

O Cartório Eleitoral da Comarca de Palmital estará aberto neste sábado (13/04) em plantão destinado ao registro biométrico dos eleitores. O serviço será realizado das 8 às 13 horas e tem como objetivo atender eleitores de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, onde deverá ser concluída a revisão do eleitorado até outubro. Quem não fizer o registro das informações pessoais terá o título cancelado.

 

O plantão será feito em outras unidades subordinadas à Justiça Eleitoral em todo o Estado de São Paulo e o trabalho no Fórum de Palmital tem como finalidade facilitar o comparecimento do eleitor e aumentar o número de eleitores com cadastramento da biometria.

 

O procedimento consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Trata-se de um procedimento simples e rápido, realizado em cerca de 15 minutos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), são 478 municípios paulistas, incluindo os da Comarca de Palmital, que terão a biometria obrigatória para identificar eleitores a partir do pleito de 2020.

De acordo com o TRE-SP, todas as cidades somam mais de 11,7 milhões de cidadãos aptos a votar. Porém, somente 4,9 milhões já tiveram os dados biométricos coletadas pela Justiça Eleitoral (42,15%). O ritmo lento do recadastramento preocupa a Justiça Eleitoral, que no primeiro trimestre deste ano registrou 250 mil atendimentos por mês, a metade do número esperado. O receio é de concentração da demanda no final do período, uma vez que muitas pessoas deixam providências desse tipo para os últimos dias.

 

NOVO HORÁRIO

Desde meados de março, o Cartório Eleitoral de Palmital está funcionando em horário estendido, das 9 às 18h30, de segunda a sexta-feira. A medida, estabelecida pelo TRE-SP, visa oferecer mais tempo para que o eleitor possa realizar o cadastro biométrico.

 

Durante o cadastramento biométrico, são registradas a fotografia, impressões digitais e assinatura do eleitor, cuja finalidade é garantir mais segurança na identificação nas eleições. Durante o atendimento, a pessoa também deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro.

 

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Palmital, Carlos Alberto Guedes, é preferencial que o eleitor faça o agendamento no site do TRE-SP, para comparecer no dia e horário escolhidos e receber atendimento imediato. Porém, o interessado pode comparecer e aguardar o momento de ser atendido, o que pode levar algum tempo.

 

A unidade da Justiça Eleitoral de Palmital tinha previsão de atender cerca de 100 eleitores por dia, mas o volume atual chega a um quinto da expectativa. Ibirarema conta com o maior porcentual de eleitores recadastrados, cerca de 70%. Palmital está com aproximadamente 60%. Campos Novos e Platina estão abaixo dos 50%.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.