O mundo é dos computadores

            Perceba-se ou não com a acuidade necessária, o mundo contemporâneo é governado por computadores. Eles constituem a parte mais importante dos aviões, dos navios, dos carros e de tudo o que nos cerca. Estão nas geladeiras, nos controles inteligentes de casas e apartamentos, nas máquinas agrícolas e em espaços que sequer imaginamos.

            Já integram o vestuário, incorporaram-se à infraestrutura da qual dependemos. E eles são cada vez mais ágeis, rápidos e eficientes. Ainda não temos a computação quântica, em curso junto a institutos de pesquisa e empresas de ponta. Mas os novos sensores e o milagroso algoritmo que aprende instantaneamente viabiliza a utilização crescente de canais inovadores de acesso à computação.

            Teclados, telas, tendem a desaparecer, como já desapareceu o círculo giratório dos antigos telefones. Tudo sob comando de voz, com toque de um indicador ou foco na íris do usuário. Linguagem corporal, gestos manuais e olhares propiciarão a leitura das intenções conscientes e inconscientes dos humanos.

            No ano passado, o Facebook divulgou que uma equipe de sessenta pesquisadores, dentre os quais expertos em neuroprostética e aprendizado automático estavam cuidando de operacionalizar comandos e mensagens a um computador, mediante exclusivo uso do pensamento. O que será o mundo dentro de poucos anos?

            Há quem se preocupe e evidencie temor. Sugere-se uma analogia com o povo inca, antes da chegada do conquistador espanhol. Não previa a sua destruição. Assim seríamos nós, entregues à inteligência artificial que pode nos suplantar. Temos limites, condicionamentos e lindes competenciais. Será que corremos o risco de sermos substituídos?

            O que sabemos é que precisamos nos educar e, principalmente, educar as crianças que já nascem com chips. Aficionadas, viciadas e dependentes das geringonças eletrônicas, perdem a polidez, a capacidade de se exprimir, vão se tornando autômatos. Como as máquinas exigem clareza e síntese, começam a tratar os pais com fria aspereza: “Fome”, em lugar de “eu gostaria de um sanduíche”. “Fora”, em lugar de “prefiro ficar sozinho”. E por aí vai.

            Tudo o que a ciência e a tecnologia produzem pode ser algo que nos torne mais humanos, mais sensíveis, mais preparados para uma trajetória cujo fim conhecemos: é a morte. Somos finitos. Somos frágeis. Não somos eternos.

            Saibamos nos valer daquilo que a inteligência humana oferece para tornar os humanos mais humanos e não para acelerar o projeto de descarte da criatura racional, quando se tornar menos precisa, ágil e inteligente do que o instrumental que produziu.

 

*José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente universitário, autor de “Ética Geral e Profissional”, 13ª ed., RT-Thomson Reuters.    

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.