O Mundo Quer Audácia

Published: Last Updated on

            As crianças e jovens brasileiros são injustiçados pela escola. Esta, ainda presa em paradigmas superados, acredita cumprir sua missão quando os adestra para fazerem o mesmo. Investe-se na memorização, na transmissão de um conhecimento que nunca foi tão disponível e tão acessível. Ainda se trabalha com a falácia de que alguém detém a sabedoria e a transferirá a uma lousa vazia, sem qualquer indício de informação.

            Enquanto isso, o mundo está imerso na 4ª Revolução Industrial e precisa de outro tipo de pessoas. Aquelas capazes de soltar a imaginação e de resolver problemas aparentemente insolúveis. Há tanta coisa a ser facilitada na vida conturbada que o contemporâneo reservou para a humanidade. Verdade que estamos também submetidos ao mercado e que ele nos impõe hábitos, notadamente os de consumo.

            Muitas gigantes do mundo empresarial já perceberam que as novas gerações são mais atentas àquilo que as velhas relegaram e negligenciaram. Os jovens querem alimento saudável. Assim é que a Coca-Cola passou a investir em sucos naturais e água de coco. A Unilever passou a oferecer snacks saudáveis. Mas isso é pouco. E não inibe a ousadia dos empreendedores das pequenas startups, que já nascem conectadas com essas demandas emergentes e conseguem vencer porque falam outra língua.

            Há muitos exemplos de iniciativas que perseguem as novas tendências. A LivUp entrega refeições congeladas como hambúrguer de salmão e frango com crosta de castanha de caju, além de sopas e sobremesas. A BeGreen criou uma horta urbana em um shopping de Belo Horizonte. As fazendas urbanas constituem um nicho que precisa ser mais explorado. Afinal, as pessoas querem produtos frescos e a greve dos caminhoneiros mostrou a vulnerabilidade de nosso sistema de transporte para longas distâncias. Nada como produzir perto do consumidor.

            Outra opção é desenvolvida pela Hisnëk, um clube de assinatura de snacks saudáveis, como chips de tapioca e palitos de queijo meia-cura. A startup catarinense Ocean-Drop foi fundada por cinco oceanógrafos para usar algas em tratamento de água em rejeitos de suínos. Passou a produzir superalimentos, alimentos com alto teor de nutrientes, a partir dos seres que vivem no mar. São a spirulina, astaxantina ou chiorella, que vêm em cápsulas contidas em latas que duram dois meses. É uma forma de reconectar as pessoas com os oceanos, que precisam de mais carinho, pois têm sido a maior “lata de lixo” do planeta.

            Essas startups são estimuladas por aceleradoras, como a Jasmine Open Table, criada pela produtora paranaense de alimentos orgânicos Jasmine. Foi criada em 2017 e selecionou dez startups, com soluções desde embalagens mais eficientes à produção de bebidas sem conservantes ou açúcar.

            Esse o cenário do porvir, que deve ser mostrado às crianças e jovens, que terão de sobreviver sem as profissões tradicionais, condenadas à extinção nas próximas décadas. O mundo quer ousadia, audácia, criatividade. Quem não tiver medo vencerá.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.