A Polícia Civil investiga o envenenamento de 40 cães no bairro Jardim Oceânico, zona oeste do Rio de Janeiro, e apura se o uso do herbicida glifosato foi responsável pela condição dos animais. Ao menos sete dos cães morreram e apresentaram sinais de intoxicação.
O uso do herbicida foi citado por três tutores que procuraram a DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) para registrar as mortes de seus pets. Um quarto registro que citava a substância foi realizado por meio da internet.
Os tutores afirmam que funcionários de condomínios da região têm borrifado a substância para evitar a proliferação de mato. A polícia vai interrogar os funcionários e analisar câmeras de segurança nas ruas do bairro.
O produto concentrado é proibido para jardinagem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e deve ser utilizado com uma dosagem de 1% na diluição. O litro do produto é vendido por cerca de R$ 40 e a embalagem traz o alerta de perigo caso seja “ingerido, inalado ou absorvido pela pele”.
Fonte> DCM