Prefeitura comemora Centenário de Palmital na praça da Bandeira – Confira fotos
Compartilhe

 

A Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na manhã desta terça-feira (21/04) um ato cívico em comemoração aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento foi a única atividade oficial do Centenário devido às restrições da quarentena imposta pelo governo estadual e da necessidade do distanciamento social das pessoas para evitar a propagação do coronavírus.

 

O ato cívico, que foi transmitido por live no Facebook da Prefeitura, respeitou as regras adequadas para evitar a proliferação da doença, incluindo com os participantes fazendo uso de máscaras. A cerimônia teve a presença do prefeito José Roberto Ronqui, acompanhado da primeira-dama Fátima Ronqui e de secretários municipais. Também houve a participação dos vereadores Miguel Monteiro, Homerinho e Marquinho Tortinho.

 

A comemoração do Centenário também contou com a presença do pastor evangélico Rosvaldir Cachole, presidente do Conselho de Pastores de Palmital, e dos padres Otávio Peres (Paróquia São Sebastião) e Luís Fernando Dias (Paróquia Santo Antônio), além de poucos convidados. O ato cívico foi aberto com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, seguido do hino de Palmital.

 

O mestre de cerimônia fez a leitura de um histórico do município, ressaltando as conquistas e as principais características culturais, sociais e econômicas de Palmital. Em seguira, houve o momento espiritual do evento, com palavras do pastor Rosvaldir Cachole e do padre Luis Fernando, que enfatizaram a importância da fé para a população e pediram proteção para que os palmitalenses possam vencer a pandemia, dando continuidade ao desenvolvimento da cidade.

 

Ronqui saudou os presentes e disse que Palmital viveu uma comemoração diferente, por meio de uma “singela homenagem”. “Um centenário é uma data de grande relevância, e a aniversariante merece todo nosso amor, respeito e carinho. Temos muito a nos orgulhar. Orgulho do espírito determinado da nossa população, por suas lutas e conquistas, da fertilidade do nosso solo, da nossa produção agrícola, da qualidade e abundância das nossas águas”, disse o prefeito,

 

O chefe do Executivo enfatizou as conquistas de sua administração, com iniciativas importantes para crianças, jovens, adultos e idosos em setores importantes como educação, social, saúde e esporte. Ronqui também ressaltou o apoio ao setor produtivo, com infraestrutura para a geração de riqueza. “Olhando para o passado, percebemos que crescemos muito e temos que agradecer aos nossos antepassados que muito lutaram para chegarmos até aqui”, disse.

 

O prefeito também agradeceu ao funcionalismo público municipal pela sua contribuição com o atendimento à população. “Temos trabalhado com austeridade sim, mas os seus direitos estão sendo preservados”, destacou. “Agradecemos aos vereadores que se colocaram a serviço do município e que têm realmente buscado contribuir com a manutenção do atendimento aos nossos munícipes”, completou.

 

Ronqui destacou a honestidade na política, pois a “máquina pública não pode ser objeto de barganhas em troca de apoios políticos.” “Não buscamos elogios e aplausos, mas sim, recolocar nossa cidade nos trilhos do progresso e, para isso, contamos com a luz e proteção de Deus, além do apoio de todos vocês que amam e querem o bem de nossa cidade”, disse. O prefeito concluiu do discurso com palavras de esperança e a lembrança do refrão do hino municipal, que ressalta o amor a Palmital.

 

CONFIRA FOTOS DO EVENTO

 

Compartilhe