Redes antissociais

OPINIÃO DO JC

“…caçadores de encrenca das redes sociais, não ultrapassam os limites da essência antissocial…”

Que as redes sociais democratizam e agilizam a informação e o conhecimento já pode ser considerado como fato consumado, pois as plataformas de comunicação individuais, de grupos e também para atividades empresariais se multiplicam e se transformam em importantes alternativas para encurtar distâncias e reduzir tempo.

Entretanto, diante das muitas benesses da comunicação digital, deparamos também com o uso da mesma rede para agressões, manifestações de ódio, aplicação de golpes e até cometimento de crimes, comprovando que a tecnologia pode ser boa ou ruim, dependendo de quem a utiliza.

Quanto mais capilaridade alcança a tecnologia da informação, acessível a um número cada vez maior de indivíduos, mais semelhanças com a sociedade que dela faz uso são reveladas, quase sempre pelo seu aspecto negativo, já que a comunicação digital on-line oferece a falsa impressão do anonimato e do distanciamento.

Muitos usam as redes digitais de comunicação como uma realidade paralela, alheia ao cotidiano da convivência social de integração pessoal e de grupos, abusando da fantasia de que estão protegidos ou que suas personalidades se sobressaem com opiniões contundentes ou pelo uso da agressividade.

Ao contrário, quanto mais exposição de pensamentos críticos, ofensivos e desconstrutivos, mais evidente se revela o desequilíbrio psíquico que se traduz por uma hostilidade permanente diante dos demais e que cria o vício da antipatia como único meio de alcançar algum reconhecimento, mesmo de forma negativa.

Portanto, os chamados barraqueiros, os famigerados caçadores de encrenca das redes sociais, não ultrapassam os limites da essência antissocial que permeiam suas personalidades e apenas satisfazem suas necessidades de receber alguma atenção daqueles que os incentivam para se divertir.

Diante das constatações cada vez mais evidentes e comprovadas de que as redes sociais digitais se equivalem às redes de convivência humana, é preciso reconhecer que o milagre da internet, a maior invenção da Era Moderna, não pode mudar o perfil individual ou coletivo.

Partindo do pressuposto de que os comportamentos dos indivíduos são influenciados pelas suas descendências, suas histórias e suas realidades, fica muito claro que os esconderijos das plataformas virtuais são na verdade grandes espelhos da vida real e da personalidade de cada indivíduo que se expõe diariamente em suas redes antissociais.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.