VÍDEO: Vereador de cidade gaúcha sugere cortar árvores para “evitar deslizamentos” no RS

O vereador Sandro Fantinel (PL-RS) anunciou, na última terça-feira (14/05), em sessão na Câmara de Caxias do Sul (RS), a intenção de propor uma lei para derrubar árvores e mata nativa no município, visando “evitar desastres”.

Fantinel atribuiu os deslizamentos na região ao “peso das árvores” próximas às estradas e planeja um projeto de lei para a remoção de 5 metros de vegetação “para cada lado” das principais estradas do interior do Estado.

“Eu vou apresentar um projeto nesta casa para que em todas as estradas principais do interior sejam retiradas a vegetação 5 metros para cada lado. […] Porque, o que faz desmoronar? O que faz cair a barreira? O peso das árvores. Porque com os solos encharcados, as raízes não seguram mais. Com o peso, despenca tudo junto com a terra.. E faz todos os desastres que vimos aí”, explicou.

“Não interessa se é mata nativa, não interessa se é pinheiro, não interessa. O que é que vale? A vida humana. E quantos se perderam nessa situação…”, completou. O simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda disse que o Rio Grande do Sul estaria sofrendo com desastre por “ter muito verde”.

O bolsonarista, no entanto, foi rebatido pelo vereador Rafael Bueno (PDT), formado em Geografia. “Acho que botei meu diploma no lixo… Eu não sei de onde o senhor, nesses grupos de WhatsApp, tira tanta Fake News pra espalhar. Como é que o senhor faz incentivo para o desmatamento?”, questionou.

Vale destacar que, de acordo com um boletim publicado pela Defesa Civil às 18h de quarta-feira (15/05), 149 pessoas morreram em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul, com 108 desaparecidos e 806 pessoas feridas. Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, com 538.126 desalojados e 76.580 pessoas em abrigos.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.