08/05/2023 – Nair Cristina Siqueira Rozolem, aos 57 anos, casada, deixa o esposo Dirceu Rozolem e os filhos Dirceu Júnior, José Lucas, Diego e Bianca. Sepultamento amanhã (09/05), às 9 horas.
Daily Archives
8 de maio de 2023
Jovem que passou mal após cheirar pimenta recebe visita das filhas após 80 dias de internação: ‘Ela virou bebê’
by Fábio
written by Fábio
Thais Medeiros recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que estava internada no último dia 30 de abril. Familiares dizem esperar que a visita ajude a jovem ‘a ter força’.
A trancista Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, que foi internada após cheirar pimenta, recebeu a visita das filhas depois de 80 dias de internação, de acordo com a família da jovem. A visita foi divulgada pela família neste domingo (7). Thais recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que estava internada no último dia 30 de abril.
“Eu vou ensinar ela a olhar, a falar, a andar”, disse Antonella, de 6 anos, ao ser questionada sobre como ela ajudaria a mãe.
“A mamãe não vai conseguir falar, ela virou um bebê”, completaram Antonella e Valentina, de 8 anos.
Segundo a mãe de Thais, Adriana Medeiros, a visita foi tranquila e que as pequenas Valentina, de 8 anos, e Antonella, de 6, estão “a par” de toda a situação da trancista.
“Depois de exatos 80 dias elas vão visitar a mãe, esperamos que essa visita ajude ela a ter forças para sair da situação que ela se encontra”, escreveu a família, nas redes sociais.
“Elas ficaram felizes de ver a mãe delas, mas não é fácil [a situação]”, disse Adriana.
Na última semana de abril, Thais teve alta da UTI no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), segundo a mãe, e agora está em um quarto na unidade.
Thais Medeiros passou mal após cheirar pimenta em conserva durante um almoço em família, por volta de 14h do dia 17 de fevereiro. Segundo a Santa Casa de Anápolis, a jovem chegou a ter um edema cerebral. O médico da unidade, Rubens Dias, explicou que ela tem uma lesão irreversível causada pela falta de oxigenação no cérebro.
Antes da de ser internada novamente na UTI, Thais tinha recebido alta da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis no dia 10 de março. No dia 9 de abril, a mãe da jovem afirmou que ela estava no HDS, em Goiânia, e tinha apresentado uma nova infecção.
Valentina e Antonella, filhas da trancista, e Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, em Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Passou mal após cheirar pimenta
Namorado da jovem, Matheus Oliveira conta que Thais viajou de Goiânia para Anápolis para visitá-lo. Ela e a família dele estavam almoçando na cozinha, quando surgiu um assunto de preparo de pimentas, que a mãe dele é acostumada a fazer.
“Ela estava com uma tosse, como se fosse uma gripe. Ela veio para casa, fez trança em duas amigas minhas. Ela começou a almoçar normal, tranquila. E entraram no assunto de pimenta, eu não estava na cozinha na hora, mas passei pela sala e a vi passando a mão no pescoço”, conta Matheus.
A mãe de Matheus, Sandra, conta que todos estavam conversando sobre as pimentas, momento em que ela pegou o vidro de pimenta, cheirou, em seguida, a filha, o marido e Thais.
“Ela não provou, só cheirou. Assim que ela cheirou a pimenta, já falou que estava coçando a garganta. Larguei meu prato e fui atrás dela. Não foram 3 minutos”, disse Sandra.
“Ela entrou no banheiro, depois foi para o quarto, pegou a bombinha de asma e um comprimido. Desci correndo com ela e fomos para o hospital”, conta Matheus.
Fonte: G1
Interesse por produção sustentável e orgânica aumentou nos últimos 20 anos
by Fábio
written by Fábio
Produção orgânica cresceu e muitos produtores perceberam a importância de manter uma atividade sustentável.
A busca pela alimentação saudável e a preocupação com o meio ambiente tiveram um forte impacto no agro nos últimos tempos. A produção orgânica cresceu e muitos produtores perceberam a importância de manter uma atividade sustentável.
A nutricionista Jackeline Rodrigues explica que agrotóxicos podem interferir de forma artificial no desenvolvimento de frutas e hortaliças.
Jackeline faz parte de um grupo cada vez maior de pessoas que priorizam o consumo de alimentos de qualidade, cultivados em sistemas sustentáveis, respeitando o meio ambiente.
Levantamentos atuais mostram o quanto o mercado do agronegócio sustentável já cresceu e deve se ampliar no futuro. O Ministério da Agricultura tem, atualmente, 24 mil produtores orgânicos cadastrados. No Estado de São Paulo são pouco mais de 1,7 mil incluídos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
No Nosso Campo, foram mostrados vários exemplos da busca pela harmonia com a natureza e de uma produção que cause o mínimo de impacto possível no meio ambiente. O sistema semi-intensivo com maior eficácia promove uma produção mais adequada ao sistema de sustentabilidade para o meio ambiente e melhor para o animal, que tem mais conforto e está mais próximo do que seria o habitat natural.
Quando o assunto é sustentabilidade, uma das principais exigências da lei é a questão de reflorestamento. Uma pesquisa da Organis, uma associação sem fins lucrativos que divulga conceitos e práticas orgânicas, mostra que os consumidores de alimentos saudáveis são, em sua maioria, mulheres que vivem aqui no Sudeste. Um fato ainda mais determinante para o aumento da busca por alimentos saudáveis foi a pandemia, que fez a população se preocupar com o que come.
Proteger o verde, defender a fauna e produzir de forma sustentável são causas que unem milhões de pessoas ao redor do mundo, geram debates e fomentam negócios.
Fonte: G1
Homem morre após cair em tacho e ter 80% do corpo queimado, em Presidente Epitácio
by Fábio
written by Fábio
Um indivíduo de 42 anos faleceu no último domingo (7) em Presidente Epitácio (SP) após sofrer queimaduras em mais de 80% do corpo durante um acidente doméstico no bairro Renascer.
O delegado Márcio Fiorese afirmou que a vítima estava cozinhando em um tacho e, ao tentar esfriá-lo com água da torneira, acabou se queimando com o líquido fervente. A esposa do homem prestou depoimento na Delegacia da Polícia Civil e relatou que socorreu o marido, que gritou de dor devido às queimaduras, e chamou o resgate.
Segundo o delegado, o fogareiro do tacho, que estava com combustível, estava tombado no meio da área de residência, e “algum acidente aconteceu na hora que ele foi resfriar o tacho”. As circunstâncias do acidente seguem em investigação.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma vítima sofreu queimaduras em 80% do corpo e estava com queimaduras na região do tronco. Ele foi levado para a Santa Casa do município, mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte: G1
A partir desta segunda-feira (08), a aproximação de uma nova frente fria vinda do Sul do país vai deixar o tempo instável sobre o Estado de São Paulo. O sol ainda aparecerá, contudo, entre a tarde e a noite há condições de chuva isoladas e de baixo volume acumulado. Nas demais áreas do estado paulista, o tempo firme continua prevalecendo, inclusive na capital.
Na terça-feira (09/05), a frente fria já estará na altura da costa do Sudeste do país e vai fazer com que as nuvens carregadas avancem sobre o território paulista. No sul do estado a condição é de chuva a qualquer momento do dia. Entre a cidade de São Paulo, Campinas e cidades do interior, o sol aparece pela manhã com muitas nuvens e a chuva já é aguardada entre a tarde e à noite.
A chuva se intensifica na quarta-feira (10/05), inclusive na faixa do litoral, e o céu nublado intercala com temporais volumosos, que se estende a capital paulista. Já na metade norte do estado, a chuva aparece de maneira irregular no período da tarde.
A circulação dos ventos na quinta-feira (11/05), irá contribuir para ocorrência e pancadas persistentes sobre o litoral. Na Grande São Paulo o céu fica nublado com possibilidade de garoa. E no interior, a previsão é de tempo firme com variação de nebulosidade.
Outro destaque são as temperaturas que devem ficar mais amenas no decorrer da semana. Principalmente onde a chuva chega com mais intensidade, isto é, no centro-sul de SP. A média de temperatura máximas nesta semana gira entre 24°C e 27°C nessas regiões.
Conforme o serviço do IPM/Unesp, que possui unidades em Bauru e Presidente Prudente, Palmital esta segunda-feira deve ser de sol e altas temperaturas, variando entre 17° C e 29° C. Porém, o tempo muda a partir desta terça-feira (09/05), quando há a expectativa de chuvas de baixa intensidade, com termômetros entre 19° C e 28° C.
O tempo continua chuvoso na quarta-feira (10/05) – entre 18° C e 26° C. O tempo passa a ficar ensolarado a partir de quinta-feira (11/05), quando haverá nuvens e aberturas de sol. A partir de sexta (12/05), o tempo ensolarado predomina e as temperaturas deverão ficar mais baixas por todo o final de semana, com variação entre 12° C e 24° C.
Fonte: Com informações do Clima ao Vivo e IPMet/Unesp
Até que ponto é possível separar o artista do ser humano? Ao longo da história da humanidade, exemplos de pessoas com carreiras artísticas brilhantes e caráter questionável não são escassos. Afinal, celebridades nada mais são do que pessoas comuns em termos de sentimentos, mas que ficaram famosas por ter um talento fora do padrão.
Então, a grande questão segue sendo: você seria capaz de apreciar o trabalho de alguém se soubesse todas as ações questionáveis que ela já tomou em sua vida? Nos próximos parágrafos, separamos uma lista de artistas excepcionais que ficaram reconhecidos por suas atitudes horríveis quanto seres humanos. Veja só!
1. Paul Gauguin
(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)
Além de ter sido um pintor completamente notório, Paul Gauguin também ficou conhecido por ser o cara responsável por cortar a orelha de Vincent Van Gogh. Os dois eram amigos de longa data e faziam artes baseadas nos mesmos temas, mas também eram pessoas difíceis de se trabalhar e conviver.
Após se desentender com Van Gogh, Gauguin fugiu para a Polinésia Francesa. Porém, o pior ainda estava por vir. Em 1891, o pintor abandonou sua esposa e seus cinco filhos para morar no Taiti — onde passou a transformar meninas menores de idade polinésias em suas noivas.
2. Richard Prince
(Fonte: Richard Heathcote/Getty Images)
Atualmente com 73 anos, Richard Prince tornou-se um artista altamente desejado, com obras sendo vendidas por milhões de dólares. Em 2015, suas peças chegaram a ser nomeadas como as mais lucrativas entre todos os artistas vivos. No entanto, existe um problema em tudo isso: ele é criticado, e processado, por roubar artes de outras pessoas.
Em 2014, Prince realizou uma exposição de fotos que ele simplesmente copiou do Instagram — as quais foram vendidas por US$ 100 mil cada. No passado, ele também foi processado por roubar 30 fotografias do fotógrafo francês Patrick Cariou, desenhar guitarras elétricas nelas, lucrar milhões de dólares e não fornecer qualquer tipo de crédito.
3. Eric Gill
(Fonte: Fred Morley/Fox Photos/Getty Images)
No início do século XX, Eric Gill mostrou ao mundo todos os seus talentos como um incrível escultor, sendo responsável por inspirar milhares de artistas na Grã-Bretanha e além. Suas esculturas estão espalhadas por vários lugares de Londres e até mesmo no prédio da sede europeia das Nações Unidas.
Porém, Gill era uma pessoa no mínimo esquisita em sua vida particular. Segundo historiadores, ele teria tentado seduzir pelo menos uma de suas irmãs durante a vida e há relatos que ele teria dormido com as duas. Além disso, ele conduziu experimentos sexuais no cachorro de estimação da família durante anos.
4. Bob Kane
(Fonte: Wikimedia Commons)
Durante sua vida inteira, Bob Kane alegou ser o inventor de Batman, que nada mais seria do que uma cópia do trabalho de seu amigo Bill Finger, o Caped Crusader. Não bastasse Finger nunca ter sido creditado pela sua obra, Kane também sempre se aproveitou para esfregar isso na sua cara.
De acordo com pesquisadores, Finger foi responsável por toda a história de fundo de Bruce Wayne, mas também criou personagens relevantes da saga como a Mulher-Gato, Robin e o Coringa. No fim das contas, o verdadeiro criador de um dos heróis mais famosos do mundo morreu sem ter recebido qualquer crédito ou dinheiro pelo seu trabalho, tudo por culpa de Bob Kane.
5. Pablo Picasso
(Fonte: George Stroud/Getty Images)
Pablo Picasso é de longe um dos artistas mais famosos de todos os tempos, sendo conhecido pelo seu trabalho completamente irreverente como pintor. No entanto, o que o faz entrar para a lista? Fora da sua vida pública, Picasso era um homem problemático e extremamente exigente — colocando sua família e amigos no inferno na Terra.
Embora tenha ganhado muito dinheiro com sua carreira, ele nunca deixou nada para seus entes queridos e ainda fez questão que boa parte de sua família permanecesse em extrema pobreza para “aprender uma lição de vida”. Para finalizar a história, ele também era conhecido por inúmeros casos de infidelidade, abuso verbal e emocional com sua esposa.
Fonte: Mega Curioso
Apesar das ações desenvolvidas pela Prefeitura para garantir a correta destinação dos resíduos sólidos gerados em Palmital, onde há um amplo trabalho para combater o Aedes aegypti e evitar o surgimento de novos casos de dengue, maus hábitos da população ainda causam riscos à saúde pública.
Este flagrante, feito pelo JC na manhã desta segunda-feira (08/05), mostra o descarte irregular de lixo em um terreno no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Joaquim Nascimento Lourenço, no centro de Palmital. A curiosa imagem mostra que os sacos foram deixados justamente em frente à placa que alerta para a proibição de jogar materiais no local local.
Automedicação de gotas nasais pode causar dependência.
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 5 de maio, é uma oportunidade para promover a conscientização sobre o uso de fármacos por conta própria e alertar a população sobre os riscos que a ingestão inadequada de medicamentos pode acarretar à saúde.
A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) chama a atenção sobre o uso de forma indiscriminada de descongestionantes nasais. O produto é vendido livremente na farmácia, mas requer cuidado e controle no uso devido às consequências à saúde, não só relacionados ao nariz e à função nasal, como problemas cardíacos, trombose e até intoxicação.
O médico especialista da ABORL-CCF e membro da Academia Brasileira de Rinologia, Otavio Piltcher, explica que os descongestionantes nasais têm um efeito vasoconstritor, ou seja, reduzem o calibre dos vasos sanguíneos da mucosa que reveste as estruturas da parte interna do nariz, em especial dos cornetos nasais, que ao diminuírem de tamanho liberam espaço para a passagem de ar. Esse efeito mecânico rápido e passageiro, é referido pelos pacientes com um alívio momentâneo da sensação de entupimento nasal.
“Após algumas horas, ocorre uma dilatação nos vasos desse revestimento nasal causando uma reação de aumento do tamanho dos cornetos para um volume maior do que antes do uso do medicamento e trazendo mais desconforto da obstrução nasal, um fenômeno conhecido como efeito rebote. Infelizmente, por falta de informação os pacientes passam a acreditar que a “gotinha” é quem está ajudando, quando na realidade esse medicamento passa a ser o principal causador da cronificação das queixas. Ou seja, a automedicação com descongestionantes nasais, seja com gotas nasais, sprays ou mesmo comprimidos, deve ser evitada”, alerta Piltcher, que também é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A seguir, o otorrinolaringologista da ABORL-CCF explica os principais mitos e verdades sobre o uso de descongestionantes nasais.
– Pode atrapalhar o diagnóstico médico
Verdade. O uso indiscriminado do produto pode mascarar o real problema dos sintomas de entupimento do nariz e outros desconfortos, podendo atrasar o diagnóstico efetivo e o correto tratamento, incluindo tanto medicamentos desnecessários como até procedimentos cirúrgicos que seriam evitáveis sem o uso dessas gotas vasoconstrictoras.
“Muitas pessoas consideram que a causa do nariz entupido é o excesso de muco produzido na cavidade nasal. Mas não é. O nariz congestionado é um sintoma que, geralmente, está associado à rinite, sinusite, gripes e resfriados, por isso, é importante descobrir a origem do problema”, informa o Piltcher.
– Vicia o organismo e causa rinite medicamentosa
Verdade. O descongestionante nasal possui efeito vasoconstritor e, quando usado por mais de cinco dias, o organismo tende a precisar do medicamento para funcionar. O nariz entope constantemente, e só aplicando o produto as vias aéreas se abrem.
“Com isso, a pessoa passa a administrar mais gotas e em intervalos mais curtos para poder respirar, desencadeando uma rinite medicamentosa, ou seja, uma congestão nasal frequente devido à dependência do fármaco”, explica o médico.
– Pode causar problemas cardíacos e outros danos à saúde
Verdade. Estudos apontam que o uso excessivo aumenta o risco de desencadear problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e trombose, que é a formação de um coágulo de sangue que bloqueia a circulação e causa inchaço e dor nas pernas. Além disso, também afeta o sistema nervoso central, aumentando o risco de AVC (acidente vascular cerebral), insônia e ansiedade.
– Crianças estão proibidas de fazer uso da medicação
Mito. É possível utilizar esse medicamento em crianças a partir dos 4 anos em situações muito específicas e com rigorosa recomendação médica. Mas de forma geral, não se recomenda o uso na infância, pois a proporção da dose de tratamento é muito próxima à dosagem que pode gerar algum efeito negativo à saúde, por isso, o cuidado é redobrado. “Há um risco grande de intoxicação, por exemplo, levando a atendimentos de emergência e internações”, completa Piltcher.
– Grávidas e lactantes não devem usar o produto
Verdade. Apesar das evidências científicas não serem definitivas, não se recomenda uso de vasoconstrictores nasais tópicos e sistêmicos (comprimidos) na gravidez, pois podem prejudicar o desenvolvimento do feto e interferir na qualidade do fluxo sanguíneo da placenta.
“É importante que as pessoas se conscientizem dos perigos que o uso do descongestionante nasal oferece à saúde, se usado de forma indiscriminada. A automedicação com gotas vasoconstrictoras nasais facilmente se torna um agravante do problema. Por isso, no caso da congestão nasal é necessário procurar seu médico otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico e assim receber o tratamento seguro e personalizado à condição clínica do paciente”, finaliza o especialista da ABORL-CCF.
Fonte: Abordagem
A Polícia Rodoviária apreendeu na manhã desta segunda-feira (08/05) uma grande quantidade de skunk em Palmital. A droga, que é derivada da maconha e tem maior concentração de substância entorpecente, foi localizada dentro de um veículo que foi abordado para fiscalização no pedágio operado pela Cart no quilômetro 413 da rodovia Raposo Tavares.
De acordo com histórico inicial da ocorrência, uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Base Operacional de Assis fazia fiscalização no pedágio de Palmital na “Operação Impacto”. Por volta das 9 horas, os policiais abordaram um GM Prisma, com placas de São Paulo, que trafegava no sentido interior-capital.
No veículo, que era conduzido por um jovem de 25 anos, foram encontrados os no porta-malas diversos pacotes de skunk. A droga, que ainda não foi contabilizada, foi apresentada na manhã desta segunda-feira (08/05) na Delegacia da Polícia Civil de Palmital, onde deverá haver a pesagem e a autuação do motorista em flagrante de tráfico de drogas.
Nísia Trindade fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou neste domingo (7) que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação.
Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos.
“É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”, destacou a ministra em cadeia de rádio e televisão.
“Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”, acrescentou.
Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. “Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso país recebe essa notícia com esperança”, afirmou Nísia.
“O momento é de transição do modo de emergência para enfrentamento continuado como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.”
Durante o pronunciamento, a ministra lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanitário.
“Outro teria sido o resultado se o governo anterior, durante toda a pandemia, respeitasse as recomendações da ciência. Se fossem seguidas e cumpridas as obrigações de governante de proteger a população do país. Não podemos esquecer. Precisamos preservar esta memória para construir um futuro digno”, reforçou.
Ela agradeceu os cientistas e os laboratórios que desenvolveram os imunizantes e fez uma referência especial aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Apesar do negacionismo, dos ataques à ciência e da política de descaso, muitas vidas foram salvas devido ao SUS e ao esforço sem limites dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde”, destacou a ministra.
“A eles, agradeço em meu nome e em nome do presidente Lula, que tem se dedicado desde o primeiro dia de nosso governo à política do cuidado e ao fortalecimento do SUS”, reforçou Nísia.
Fonte: Agência Brasil
Newer Posts