A Prefeitura inicia nesta quinta-feira (13/06) a vacinação contra a dengue em Palmital. A imunização tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo da primeira fase da campanha, que são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. O trabalho, que vem sendo realizado desde fevereiro no país, começou por cidades maiores em áreas com maior número de infectados pela doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica a aplicação das doses ocorrerá exclusivamente na Sala de Vacinação do Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos, no período das 7h30 às 16 horas. De acordo com o órgão do Departamento de Saúde da Prefeitura, Palmital recebeu para a primeira etapa da campanha um total de 281 doses do imunizante Qdenga, que é uma versão viva e tem variedades enfraquecidas dos vírus causadores da dengue.
O esquema vacinal é composto de uma dose inicial e o reforço após três meses. A vacina é tetravalente, pois protege contra os quatro vírus da dengue. Estudos realizados após o esquema vacinal completo indicam eficácia geral de 80,2% no público-alvo 12 meses após a aplicação da segunda dose. Crianças e adolescentes do grupo prioritário que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina – em caso de suspeita, deve-se fazer um teste-rápido.
A Vigilância Epidemiológica informou que Palmital tem 1.689 crianças e adolescentes na faixa etária dos 10 aos 14 anos, com conforme o Cadastro Municipal de Saúde. A expectativa é que a campanha seja ampliada nas próximas semanas com o recebimento de mais doses da Qdenga que são enviadas aos estados pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelos órgãos regionais da Secretaria de Saúde de SP, possibilitando atingir a meta de 90% do público alvo da campanha.