





Confira o sorteio online
Um jovem de 23 anos foi preso na manhã de quinta-feira (18/07) pelo crime de tráfico de drogas em Palmital. O flagrante ocorreu durante operação que contou com equipe da Polícia Civil, comandada pelo delegado Mateus Silva, e da Força Tática do 32º Batalhão da PM de Assis para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca em uma residência no bairro Paraná.
Durante a realização da operação na casa do acusado, foram localizados “diversos elementos indiciários da prática de tráfico de entorpecentes”. Entre os itens apreendidos, segundo a polícia, havia uma porção de maconha, uma porção de cocaína, R$ 955,70 em dinheiro e uma máquina de cartão de crédito. Também foi encontrado um caderno com anotações características do comércio de drogas.
A ordem judicial ocorreu após representação feita pela Polícia Civil, que realizou investigação e identificou a residência como ponto de venda de drogas em Palmital. O indiciado, já conhecido nos meios policiais pela prática delitos com entorpecentes, se manteve em silêncio durante interrogatório e foi levado para a Cadeia Pública de Lutécia, onde ficou à disposição da Justiça.
A equipe de karatê de Palmital foi um dos destaques das disputas dos Jogos Regionais de Tupã, que reuniu mais de 60 municípios da 7ª Região Desportiva do Estado de São Paulo. As competições da modalidade, nos estilos kumite (luta) e kata (apresentação de golpes) foram realizadas no último final de semana no ginásio de esportes do distrito de Universo.
A equipe de Palmital, com suporte do Departamento de Esportes da Prefeitura, foi comandada pelo técnico Alessandro Pires. Na classificação geral do karatê masculino, a cidade assegurou a 10ª posição na classificação geral das disputas, com um total de 7 pontos. Apesar de não conquistar medalhas, os caratecas palmitalenses garantiram bons resultados. Erick Yugui de Barros Fujisaw foi o 5º lugar no kumite adulto masculino absoluto.
No feminino, Palmital alcançou a 5ª posição na classificação geral, com 28 pontos. A atleta Maila Moura Suriani brilhou no kumite adulto feminino de 50 a 55 kg, conquistando a medalha de bronze. No kumite adulto feminino acima de 68 kg, a carateca Regiane Villa garantiu a 4ª posição. Giovana Tiengo Massaro ficou na 5ª colocação no kumite adulto feminino 55 a 61 kg e em 4º no kumite adulto feminino absoluto (sem limite de peso). No kumite adulto feminino, a equipe de Palmital obteve a 5ª colocação, com as atletas Maila, Regiane e Giovanna. No kata adulto feminino, o trio palmitalense também ficou na 5ª posição.
De acordo com a assessoria da equipe, os resultados reforçam o compromisso e a dedicação dos atletas de Palmital em competições regionais, colocando a cidade em evidência no cenário do karatê. “A participação nos Jogos Regionais é um passo importante para o desenvolvimento esportivo local, incentivando novos talentos a se dedicarem ao esporte e representarem a cidade em futuros eventos”, diz nota enviada ao JC.
“Os Jogos Regionais do Interior são uma tradicional competição que reúne atletas de diversas modalidades esportivas, promovendo a integração e o desenvolvimento do esporte nas cidades participantes. A edição deste ano, realizada em Tupã, contou com a participação de atletas de todo o estado, elevando o nível das competições e proporcionando momentos de grande emoção e superação”, completou o texto
A saúde de Silvio Santos, internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo, virou um “segredo de Estado” no SBT. A direção da emissora proibiu que programas comentassem sobre a situação, exceto pelo SBT Brasil, que recebeu permissão para abordar o assunto brevemente. Mesmo assim, o telejornal não mencionou o estado de Silvio.
Fontes próximas ao apresentador disseram, de acordo com o Metrópoles, que a família tem tranquilizado amigos sobre sua condição, relatando que ele está no quarto e passa bem. Silvio Santos, de 93 anos, foi internado após ser diagnosticado com H1N1 e, segundo a Folha de S. Paulo, está passando por exames devido à sua idade avançada.
A assessoria do SBT negou as informações sobre a internação, e o Albert Einstein afirmou não ter dados sobre o apresentador. A situação de Silvio Santos permanece envolta em sigilo, com a emissora mantendo um controle rigoroso sobre as informações divulgadas.
Fonte: DCM
O Rotary Club de Palmital realizou na última sexta-feira (12/07) a festiva de posse de sua nova diretoria, que comandará as atividades do clube de serviços no próximo ciclo rotário. Na cerimônia de posse, acompanhada por autoridades e convidados, também assumiram os diretores do Rotaract (jovens) e Interact.
O engenheiro civil Carlos Henrique Pamplona Pyles assumiu pela terceira vez a presidência do clube de serviço em substituição a Larissa Souza. No Rotaract, Ana Júlia Funari assumiu o comando do clube pela segunda vez e, no Interact, o presidente empossado foi Kauã Menocci Mazzo.
A festiva contou com a presença de rotarianos de Assis, Garça e Marco Antônio de Araújo, governador eleito do Distrito 4510 para o Ano Rotário 2025-26. A programação incluiu homenagens de reconhecimentos a associados e empresas que contribuíram no último ano rotário para com as ações humanitárias do clube que já tem 70 anos de atividades em Palmital.
Em seu mandato, Carlos Henrique pretende intensificar as atividades sociais, beneméritas e de educação do Rotary Club de Palmital. “Vamos trabalhar no sentido de aproximar cada vez mais o Rotary à comunidade e oferecer os melhores serviços nas mais diversas áreas”, salientou o novo presidente.
Segundo ele, no próximo 27 de julho, a entidade promoverá capacitação para os profissionais da saúde sobre os tumores de cabeça e pescoço que estão acometendo mais pessoas ao longo dos anos e que, se identificados precocemente, têm significativo aumento da possibilidade de cura.
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) negou o pedido de aborto legal de uma adolescente de 13 anos após o pai dela solicitar judicialmente a proibição do procedimento. A jovem, que já completou 28 semanas de gravidez, afirmou ao Conselho Tutelar que desejava interromper a gestação desde a 18ª semana e, caso não conseguisse, buscaria alternativas por conta própria.
O suspeito de abuso, de 24 anos, declarou ao Conselho que não sabia da idade da adolescente e que, se soubesse, não teria mantido relação com ela. O pai da jovem, em vez de apoiar o desejo da filha, entrou na Justiça para impedir o aborto, alegando que o “delito de estupro está pendente de apuração”. A legislação brasileira, no entanto, classifica qualquer relação sexual com menores de 14 anos como estupro de vulnerável.
Precedentes jurídicos mostra que, embora o desejo da vítima seja crucial, a autorização dos responsáveis é necessária para a realização do aborto. Nestes casos, o Ministério Público pode representar a criança em decisões conflitantes.
Apesar do pedido da Promotoria para que o aborto fosse realizado, a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade proibiu a interrupção da gravidez, aceitando o pedido do pai e determinando que a equipe médica utilize “todos os meios médicos e técnicas que assegurem a sobrevida do nascituro”.
A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, manifestou-se sobre o caso nas redes sociais, destacando a urgência e a gravidade da situação. “É preciso reforçar que casos como este sequer deveriam ter que passar pelo crivo da Justiça”, escreveu. Ela enfatizou que a legislação brasileira é clara sobre o aborto legal em casos de estupro, risco de vida para a mulher e anencefalia fetal, sem limites de idade gestacional. “Criança não é mãe, estuprador não é pai e a vida de uma criança corre risco se mantida a gravidez. Não podemos admitir nenhum retrocesso nos direitos das meninas e mulheres!”, declarou Gonçalves.
A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pediu o afastamento cautelar da desembargadora Doraci Lamar. O Conselho Nacional de Justiça solicitou que a juíza e a desembargadora envolvidas no caso prestem explicações em até cinco dias. Em nota, o TJ-GO afirmou que, devido ao segredo de justiça, não pode se manifestar sobre o caso específico, mas ressaltou que todas as determinações do CNJ são cumpridas imediatamente.
A advogada Fabiana Severi, professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, esclareceu em entrevista à Folha que no caso de estupro de vulnerável, o Código Penal não exige autorização judicial para a realização do aborto. “A vítima deve se dirigir ao serviço de saúde legal que realize o procedimento, que ela deveria ter o direito garantido”, explicou Severi, acrescentando que, apesar disso, muitos hospitais exigem documentos adicionais, o que leva a uma postergação do procedimento e agrava o risco para a saúde da menina.
Severi ainda destacou que, legalmente, não há limite gestacional para o aborto em casos permitidos, mas enfatizou que menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável. No caso de Goiás, ela argumentou que a proteção dos direitos da menina cabe tanto aos pais quanto ao estado, representado pelo Ministério Público. “O pai não é dono dela. Quem tutela os direitos é aquele que vai garantir o melhor interesse e, frequentemente, é o estado na figura do Ministério Público”, concluiu a advogada.
Fonte: DCM
A Carreta Furacão está proibida de usar a imagem do personagem Fofão e deve pagar uma indenização de R$ 70 mil à família de Orival Pessini, o criador do personagem.
A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou que Fofão não pode aparecer em apresentações musicais nem em peças publicitárias da equipe de Ribeirão Preto (SP). O tribunal entendeu que o uso pela Carreta Furacão é indevido, pois Pessini havia declarado que o boneco só poderia ser utilizado para entretenimento do público.
O desembargador José Carlos Ferreira Alves considerou que a Carreta Furacão utilizou as mesmas características do boneco Fofão, alterando apenas o nome para Fonfon, o que configuraria plágio. Ele afirmou que apenas o autor tem o direito exclusivo de usar e autorizar o uso da obra literária, artística ou científica. “Uma vez demonstrada a utilização indevida com a modificação não autorizada pelo autor da obra, a conduta ilícita já está caracterizada”, diz trecho da ação.
Fonte: DCM
A Antártida registrou, na terça-feira (16/07), menor temperatura do ano no planeta deste ano: -82 °C na estação Dome Fuji. Conforme o Met Su, a estação Vostok da Rússia tem o recorde oficial de menor temperatura já registrada em superfície no planeta, com – 89,2 °C em 21 de julho de 1983.
Segundo o institutito, lá é tão frio que os seres humanos não conseguem suportar um ar e respirar nesta temperatura causaria uma hemorragia nos pulmões.
As estações meteorológicas não podem medir as temperaturas em todos os lugares. “Então, em 2013, cientistas decidiram analisar dados de vários satélites de observação da Terra para ver se eles poderiam encontrar temperaturas ainda mais baixas do que as registradas em Vostok”, disse o Met Sul.
No estudo, eles analisaram dados de satélite coletados durante o inverno do Hemisfério Sul entre 2004 e 2016.
Os pesquisadores observaram temperaturas da superfície caindo regularmente abaixo de -90 °C durante quase todo inverno em uma ampla região do planalto, a mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Dentro dessa ampla região, descobriram que dezenas de locais tinham temperaturas muito mais frias. Quase 100 locais atingiram temperaturas de superfície de -98 °C.
Fonte: Rádio Itatiaia
Uma ex-funcionária de uma empresa do País de Gales foi indenizada em 26 mil libras (R$ 185,10 mil, na cotação atual) pelo chefe que tossiu no rosto dela durante a pandemia de Covid-19, em 2020. A informação é do The Guardian.
Devido aos problemas de saúde da funcionária, Kevin Davies decidiu ‘ridicularizá-la e intimidá-la’, segundo o tribunal. A vítima teria pedido aos colegas que se distanciassem socialmente dela, uma vez que ela sofria de artrite psoriática e de uma doença autoimune.
Após o pedido da ex-funcionária, Davies ‘tossiu na direção dela deliberadamente e alto’ e ‘comentou que ela estava sendo ridícula’, de acordo com o tribunal. O ocorrido foi no dia 17 de março de 2020, uma semana antes do primeiro lockdown ser anunciado no País de Gales.
A vítima acabou sendo demitida da empresa pouco tempo depois. Mesmo tendo presenciado a ação do chefe, alguns funcionários não foram diretos e agiram ‘defensivamente’ quando convocados para prestar depoimento no tribunal.
“Ele sabia da minha condição médica. Ele sabia que eu não tinha proteção imunológica por causa da medicação que eu tinha que tomar, e ele deliberadamente tossiu na minha cara. Eu estava tremendo. Eu não sou uma pessoa boba e fofa – eu tive que aturar muita coisa na minha vida – mas isso realmente me pegou”, disse a vítima.
A empresa foi obrigada a indenizá-la em 18 mil libras (R$ 128 mil) por danos morais e Davies deverá pagar 3,8 e 4,5 mil libras (R$ 27 e R$ 32 mil) por demissão injusta e juros, respectivamente.
Fonte: Rádio Itatiaia
O cão rottweiler que, junto com um pit bull, foi atacado por uma onça-parda recebeu alta após 1 mês de internação em uma clínica veterinária. O caso ocorreu no dia 16 de junho, em uma propriedade rural no bairro Água Parada, em Palmital, no interior de SP. O pit bull morreu no ataque.
De acordo com Nivaldo Sedenho, médico veterinário que atendeu a ocorrência, a “Nega”, nome da fêmea rottweiler, ainda terá que continuar em tratamento, mas já tem condições de se recuperar em casa.
“Está praticamente curada totalmente. Falta cicatrizar a pele em uma pequena área de uns 2 centímetros de diâmetro na lateral da bochecha”, revela.
Rotweiller precisou passar por cirurgia de aproximadamente quatro horas após sofrer ataque — Foto: Nivaldo Sedenho/Arquivo Pessoal
O animal recebeu alta na terça-feira (16/07), exatamente 1 mês depois do ataque. A previsão inicial era de 15 dias de recuperação. O cão precisou passar por uma cirurgia de reconstrução da face, após ter sido socorrido com uma grave lesão no lado esquerdo do rosto. O procedimento durou cerca de quatro horas.
Segundo o veterinário, os cortes profundos no rosto da cadela teriam sido ocasionados possivelmente pela patada da onça-parda. Durante o procedimento cirúrgico, houve a reconstrução de parte da boca do animal através de uma cirurgia plástica.
“A pele se apresentava descolada, havendo incisões paralelas com bordos lisos, característica de lesões causadas por algo cortante, no caso as garras de um felino de grande porte”, revela.
Apesar da agressividade dos golpes, o veterinário ressalta que a onça-parda estava em seu hábitat natural, já que há uma mata ciliar próximo à região de onde ocorreu o incidente.
“Provavelmente ela estava caçando e foi acuada pelos cães que moram na propriedade rural e se defendeu. É importante salientar que a onça também é vitima da situação e precisa ser protegida e preservada.”
O pit bull, outro animal que protegia ao lado do rotweiller a propriedade rural, não resistiu e morreu no local.
O veterinário explica que os tipos de lesões apresentadas, além de marcas de garra indicam que o ataque foi de uma onça-parda, porém o animal não foi visto pelos tutores dos cachorros. Ainda de acordo com o profissional, ciclistas que costumam frequentar a área já relataram a presença de onças.
Animal precisou passar por cirurgia de reconstrução facial — Foto: Centro Veterinário Animais & Cia/Divulgação
O tutor dos cachorros, ao ir alimentar os animais, percebeu que a fêmea da raça rottweiler estava com cortes profundos no rosto. Logo em seguida, ele encontrou o macho da raça pit bull morto, com marcas de mordida no pescoço.
Segundo o veterinário, as lesões no pit bull também correspondem a ferimentos causados por mordidas de onça-parda.
O tutor dos animais contou, ainda, ao veterinário, que acredita que a briga ocorreu após os cachorros terem acuado a onça, que teria subido nas mangueiras para se defender e, depois, atacado os cães antes de ir embora.
As marcas de garra em vários troncos de árvores também colaboram com as explicações de como pode ter sido o ataque — Foto: Arquivo pessoal
As marcas de garra em vários troncos de árvores também colaboram com as explicações de como pode ter sido o ataque.
Fonte: g1
Ataque de onça-parda a cachorros foi registrado em sítio em Palmital (SP) — Foto: Reprodução/Jornal Comarca
Empresa Jornalística Comarca de Palmital Ltda.
DIRETOR PROPRIETÁRIO E JORNALISTA RESPONSÁVEL:
Claudio Batista Pissolito – MTb: 32.579/SP
REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Rua Manoel Leão Rego, 95 – Palmital/SP CEP: 19970-000
TELEFONE: (18) 3351-1594 (18) 99645-0514
REDAÇÃO: redacao@jornaldacomarca.com.br
PUBLICIDADE: publicidade@jornaldacomarca.com.br
ATENDIMENTO AO PÚBLICO: secretaria@jornaldacomarca.com.br
© Todos os Direitos Reservados- Jornal da Comarca
Made with Elementor + Soledad by HBELINE