22/06/2026 – Maria Conceição Monteiro Aguilera, aos 90 anos. Viúva de Dedé Aguilera, deixa os filhos Maria Célia Aguilera do Carmo, Antônio Carlos Aguilera, Onivaldo Aparecido Aguilera e Regina Célia Aguilera. Sepultamento nesta segunda-feira (22/06), às 16h30, no Cemitério Municipal de Palmital.
Daily Archives
22 de junho de 2026
Policiais militares de Platina agem rápido e salvam bebê de três meses engasgada com leite
by Bruno
written by Bruno
Um ato rápido e preciso da Polícia Militar de Platina foi decisivo para salvar a vida de uma bebê que está no primeiro trimestre de vida na noite do último sábado (20/06). O morador Adão Rafael dos Santos compareceu por volta das 20h40 à sede do Grupamento de Polícia Militar (GPPM) carregando sua filha de apenas três meses e pediu socorro para a menina, que se encontrava em estado de engasgo com leite.
Diante da emergência, utilizando o treinamento previamente ensinado na formação oferecida pela corporação, os cabos da PM Jordão e Assis iniciaram imediatamente os procedimentos de primeiros socorros. Utilizando a manobra de Heimlich adaptada para lactentes, conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança, que voltou a respirar normalmente.
Após o atendimento emergencial, a equipe da PM acionou a ambulância municipal, que compareceu rapidamente à sede do destacamento de Platina e conduziu o bebê até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis, onde passou por avaliação médica para garantir sua plena recuperação.
A ação rápida e eficaz dos policiais foi fundamental para evitar uma tragédia e demonstra a importância da preparação e do treinamento constante das forças de segurança para lidar com situações de emergência.
CRAS promovem palestra no CCI-Paraná sobre valorização e proteção da pessoa idosa no Junho Violeta
by Bruno
written by Bruno
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – realizou na tarde da última quarta-feira (17/06) uma palestra para os participantes do CCI – Centro de Convivência do Idoso – “Eloy Atanis Garcia”, no bairro Paraná. A atividade integrou a programação do Junho Violeta, campanha anual dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
A ação foi conduzida pela psicóloga Beatriz Toral, coordenadora do CRAS, com apoio da equipe técnica do órgão municipal vinculado ao Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social. A palestra abordou temas relacionados aos direitos da pessoa idosa, à importância da rede de proteção e ao papel da família, da comunidade e das políticas públicas na promoção do envelhecimento saudável, seguro e com dignidade.
Além de apresentar informações sobre os serviços e órgãos que atuam na prevenção de violações de direitos no município de Palmital, a palestra com a psicóloga também proporcionou momento de reflexão sobre a valorização da trajetória de vida das pessoas idosas, reconhecendo suas experiências, conquistas e contribuições para a sociedade.

Segundo Beatriz Toral, o Junho Violeta é uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre o respeito e a proteção à pessoa idosa. “Envelhecer é um direito de todos. Precisamos construir uma sociedade que reconheça o valor da pessoa idosa, respeite sua história e garanta cuidado, proteção e dignidade em todas as fases da vida”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do CRAS e do CCI com a promoção dos direitos da pessoa idosa, incentiva o fortalecimento dos vínculos comunitários e a construção da cultura de respeito, cuidado e valorização do envelhecimento.
Médico é preso após transformar centro cirúrgico em quarto particular e ameaçar funcionário de hospital
by Bruno
written by Bruno
Um médico foi preso preventivamente na última quarta-feira (17/06) em Itaúna do Sul, no Noroeste do Paraná, sob a suspeita de transformar o centro cirúrgico de um hospital municipal em seu quarto particular e de fazer ameaças contra a vida de servidores públicos. A operação, conduzida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), também cumpriu mandados de busca e apreensão na unidade de saúde.
Durante a ação, as autoridades constataram que o profissional e sua esposa utilizavam o espaço público para fins pessoais durante os plantões. A sala, que deveria estar destinada a procedimentos cirúrgicos, foi mobiliada com cama, guarda-roupas e televisão. No local, também foram encontrados pertences pessoais do casal, incluindo roupas e uma toalha bordada com o nome do investigado.
A investigação do MP-PR teve início após denúncias de funcionários do hospital, que descreveram a rotina de trabalho com o médico como um verdadeiro “filme de terror”. Segundo os relatos e a nota oficial do órgão, o suspeito impunha um regime de arbitrariedades e chegou a perseguir até mesmo familiares dos servidores que se encorajaram a relatar as irregularidades. O processo tramita em sigilo, motivo pelo qual a lista completa dos crimes apurados ainda não foi detalhada.
O médico é servidor concursado em Itaúna do Sul e também atua no hospital municipal de Nova Londrina, cidade onde, até o momento, não há registros de infrações cometidas por ele. O registro profissional do médico no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) permanece ativo. A defesa do investigado negou todas as acusações e informou que já protocolou um pedido para a revogação da prisão.
Em nota oficial, a Prefeitura de Itaúna do Sul declarou que respeita a atuação dos órgãos de Justiça e colabora integralmente com as apurações. A administração municipal ressaltou ainda que os atendimentos à população seguem ocorrendo normalmente no hospital e que aguarda a investigação dos fatos com a devida cautela e imparcialidade.
Fonte: TNOnline
Estado do Rio terá ponto facultativo na quarta-feira para jogo do Brasil contra a Escócia na Copa 2026
by Bruno
written by Bruno
O governo do Rio decretou o dia 24 de junho como ponto facultativo parcial nas repartições estaduais públicas. A medida foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de junho. A prefeitura do Rio já tinha anunciado que no município também será ponto facultativo em razão do jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Os órgãos da administração pública estadual terão expediente normal no período da manhã, com início das atividades às 8h, e encerramento às 15h.
O decreto não altera o funcionamento dos serviços considerados essenciais. As unidades de saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além das forças policiais e demais atividades que não podem sofrer interrupção como o Corpo de Bombeiros, permanecerão operando normalmente.
No município, o expediente também encerra às 15h. A seleção do Brasil enfrenta a Escócia às 19h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/w/B/lJpkBYTSCo6TgzhDeBvw/captura-de-tela-2026-06-08-150425.png)
O prefeito do Rio determinou que o ponto vale para repartições públicas municipais e que estão excluídos os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação, ou seja, serviços essenciais, como emergências.
Em relação ao expediente dos funcionários da Saúde, o prefeito determinou ainda que a pasta responsável editará uma regulamentação para seus funcionários.
Fonte: g1


