Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Palmital e região

 

Hoje – 23/03/2020

 

Casos em Botucatu e Bauru

Em Botucatu, a prefeitura informou que há 50 casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados até às 10h de 23 de março. No domingo (22), eram 35 casos. E em Bauru, são 49 casos nesta segunda-feira (23). No domingo (22), eram 36.

 

Casos de coronavírus no Brasil

Mapa coronavírus no Brasil

 

Contratos de trabalho suspensos

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo (22), que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública.

A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia novo coronavírus.

Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa.

 

Mais de 1,6 mil casos confirmados e 25 mortes

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 8h desta segunda-feira (23), mais de 1,6 mil casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo.

 

Dicas de limpeza da casa

Veja algumas dicas de higiene e limpeza da casa no combate ao avanço do coronavírus.

Mistura de água e detergente pode ser usada para umedecer pano antes da limpeza de equipamentos eletrônicos

 

Propaganda enganosa

Em meio à pandemia do coronavírus, tem gente se aproveitando do medo da população para aplicar golpes.

O Fantástico mostrou vários vídeos que foram publicados recentemente nas redes sociais, assim que a disseminação da Covid-19 começou a disparar no Brasil.

A polícia e o Ministério Público consideram uma conduta criminosa oferecer cura ou prevenção ao coronavírus sem nenhuma comprovação científica. E avisam: o responsável por publicações desse tipo pode parar na cadeia.

 

 

Centro-Oeste Paulista tem 236 casos suspeitos de coronavírus

As prefeituras do Centro-Oeste Paulista anunciaram os casos suspeitos de coronavírus. Até às 10h de 22 de março, há 236 casos aguardando resultado de exames, em 30 cidades. Confira:

  • Botucatu: 50
  • Bauru: 49
  • Marília: 32 (uma morte sendo investigada)
  • Ourinhos: 21
  • Santa Cruz do Rio Pardo: 11
  • Ibitinga: 9
  • Assis: 7
  • Barra Bonita: 7
  • Lins: 7
  • Tupã: 5
  • Jaú: 4
  • Paraguaçu Paulista: 4
  • Quatá: 4
  • Bariri: 3 (uma morte sendo investigada)
  • Lençóis Paulista: 3
  • Borborema: 2
  • Cafelândia: 2
  • Garça: 2
  • Igaraçu do Tietê: 2
  • São Pedro do Turvo: 2
  • Agudos: 1
  • Bastos: 1
  • Cândido Mota: 1
  • Dois Córregos: 1
  • Echaporã: 1
  • Ibirarema: 1
  • Macatuba: 1
  • Maracaí: 1
  • Iacanga: 1
  • Promissão: 1

 

Homem com suspeita de coronavírus morre em Marília

 

Prefeito fecha entrada de cidade e adota toque de recolher para conter coronavírus

 

Prefeitura monitora 20 pessoas que estavam em áreas de risco para coronavírus

 

Sexta-feira – 20/03/2020

 

Brasil tem 648 casos e 7 mortes

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) o novo balanço de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os principais dados são:

  • Já são ao todo 7 mortes relatadas pelas secretarias
  • 648 casos confirmados, eram 621 na quinta-feira (19)
  • Mato Grosso registrou o primeiro caso, com isso são 22 estados e o Distrito Federal com casos de Covid-19

Maioria está em dois estados: SP tem 286 e o Rio de Janeiro, 66.

Casos em Ibitinga

A prefeitura de Ibitinga (SP) informou no dia 19 de março que monitora mais dois casos suspeitos de coronavírus na cidade. São 6 casos suspeitos e um dos pacientes está internado na UTI.

Ibitinga

A prefeitura de Ibitinga também publicou um decreto na quinta-feira (18) que proíbe a entrada de ônibus de excursão na cidade. Além disso, o município também determinou o fechamento do comércio local e suspendeu a feira do artesanato. A cidade é conhecida como capital nacional do bordado e recebe muitos turistas para compras. As medidas vão valer por pelo menos 14 dias.

Casos em Macatuba e São Pedro do Turvo

As prefeituras de Macatuba e São Pedro do Turvo (SP) anunciaram os primeiros casos suspeitos de coronavírus na noite do dia 19 de março.

Agora, Macatuba tem um caso suspeito e São Pedro do Turvo tem dois.

 

Quinta-feira – 19/03/2020

 

CNBB pede corrente de oração nesta quinta-feira, às 15h30, contra avanço do coronavírus

 

Casos em Quatá

A Secretaria de Saúde informou no dia 19 de março que investiga 4 casos suspeitos de coronavírus em Quatá (SP).

A prefeitura montou uma central de atendimento ao coronavírus na Rua Maria Pérez Jorge para atender os pacientes com sintomas todos os dias das 8h às 20h.

 

Excursão barrada

Em Tupã, a Polícia Civil foi acionada pela prefeitura para barrar uma excursão de sacoleiros que iriam fazer compras na região do Brás, na capital paulista, cidade com o maior número de casos e mortes pelo coronavírus confirmadas. Três ônibus com sacoleiros iriam para São Paulo na quarta-feira à noite. Organizadores foram orientados a não realizar esse tipo de excursão.

Brasil fecha as fronteiras

O governo federal publicou uma portaria nesta quinta-feira (19) na qual determina o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul.

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.

A portaria não especifica por quanto tempo as fronteiras ficarão fechadas, mas diz que a medida é temporária. Cargas poderão continuar entrando no país, assim como agentes de ações humanitárias.

 

Poupatempo prioriza serviços online

O Poupatempo vai adotar, a partir de 23 de março, algumas medidas de prevenção contra o coronavírus. A principal delas é a limitação de atendimento ao público para reduzir a circulação de pessoas nos 76 prédios do estado.

As unidades passam a priorizar os atendimentos presenciais, feitos mediante agendamento, apenas para serviços como a segunda via de RG, renovação de CNH e a primeira via de RG para menor.

Segundo o Poupatempo, mais de 40 serviços digitais são oferecidos pelo portal da entidade, que podem ser solicitados pelo computador ou celular sem precisar sair de casa.

Outras medidas adotadas pelo órgão são: limpeza das instalações, dos equipamentos utilizados, bem como a intensificação dos cuidados básicos de higienização das mãos e a disponibilização de álcool em gel, tanto para os cidadãos quanto para os funcionários.

 

Casos em Jaú

A prefeitura de Jaú divulgou nesta quinta-feira (19) que 3 casos suspeitos na cidade aguardam resultado de exames. São os três primeiros casos suspeitos registrados na cidade.

 

Casos em Bastos

A prefeitura de Bastos informou nesta quinta-feira (19) que dois dos três casos suspeitos de coronavírus foram descartados. Com isso, a cidade monitora apenas um caso suspeito que ainda aguarda resultados de exames.

 

 

Sobe para sete o número de suspeitos de coronavírus em Assis

 

Estado de calamidade pública

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 18 de março, o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado.

De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.

 

Tempo de vida do coronavírus

Um estudo publicado no dia 17 de março, na revista científica “New England Journal of Medicine”, afirma que o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço.

Alteração no transporte coletivo

A crise de saúde pública causada pela pandemia de coronavírus provocou alterações na oferta do serviço de transporte público em algumas cidades do Centro-Oeste Paulista, como em Ourinhos e Assis. Há casos de diminuição de horários, mas também de suspensão do serviço aos domingos e feriados. Confira na reportagem.

Transporte público de Ourinhos tem alteração

 

Morte suspeita em Garça

A prefeitura de Garça (SP) anunciou no dia 18 de março que investiga a morte de uma mulher de 66 anos. Segundo o município, ela chegou a entrar na lista de casos suspeitos de coronavírus porque tinha viajado para Itália, mas o exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz deu negativo e a suspeita foi descartada.

A mulher teve alta médica da internação hospitalar e foi para casa no início do mês, mas voltou a procurar atendimento na UPA de Garça na manhã do dia 18.

Segundo a prefeitura, ela morreu em consequência de uma insuficiência respiratória aguda, que também pode ter sido provocada pelo vírus H1N1. Agora, a prefeitura aguarda os resultados de outros exames para confirmar a causa da morte.

 

Casos em Ibitinga

A prefeitura de Ibitinga (SP) atualizou no dia 19 de março que monitora mais 3 casos suspeitos de coronavírus na cidade. Agora, são 4 casos suspeitos e um desses pacientes está internado na UTI.

Casos em Botucatu

A prefeitura anunciou na manhã do dia 19 de março que a cidade monitora mais 7 casos suspeitos de coronavírus. Agora, são 15 casos suspeitos no município.

 

Voos suspensos de Bauru e Marília para a capital

A empresa de aviação Voepass Linhas Aéreas, conhecida como Passaredo, comunicou nesta quarta-feira que suspendeu todos os voos que interligavam Bauru e Marília (SP) para São Paulo por causa da pandemia de coronavírus. Segundo a empresa, a suspensão das operações regulares é temporária.

Com isso as duas cidades ficam sem voos diretos para a capital, com operação de pouso de decolagem no Aeroporto de Congonhas. Em Bauru, a partir do Aeroporto Moussa Tobias, em Arealva, outras duas empresas (Azul e Latam) mantêm linhas com destino ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Passaredo deixará de operar as linhas que ligavam Bauru e Marília para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo

 

Centro-Oeste Paulista tem 107 casos suspeitos de coronavírus

As prefeituras do Centro-Oeste Paulista anunciaram alguns casos suspeitos de coronavírus. Até às 7h40 desta quinta-feira (19), há 107 casos aguardando resultado de exames. Confira:

  • Bauru: 26 casos suspeitos
  • Marília: 20 casos suspeitos
  • Botucatu: 15 casos suspeitos
  • Santa Cruz do Rio Pardo: 8 casos suspeitos
  • Assis: 7 casos suspeitos
  • Ourinhos: 5 casos suspeitos
  • Ibitinga: 4 casos suspeitos
  • Paraguaçu Paulista: 4 casos suspeitos
  • Lins: 3 casos suspeitos
  • Tupã: 3 casos suspeitos
  • Bastos: 3 casos suspeitos
  • Cafelândia: 2 casos suspeitos
  • Garça: 2 casos suspeitos
  • Lençóis Paulista: 2 casos suspeitos
  • Cândido Mota: 1 caso suspeito
  • Ibirarema: 1 caso suspeito
  • Maracaí: 1 caso suspeito

 

Quarta-feira – 18/03/2020

 

Diocese de Assis, que inclui Palmital e Platina, suspende missas e celebrações

 

Santa Casa de Palmital monta Comitê de Enfrentamento ao Covid-19

 

Brasil tem três mortes, todas em SP

O estado de São Paulo registrou mais duas mortes pelo coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. De acordo com o hospital em que as mortes foram registradas, as vítimas são uma pessoa de 65 anos com problemas de saúde anteriores e outra de 80 anos sem comorbidades.

Com a confirmação das duas novas vítimas, o estado de São Paulo tem agora as três mortes do País em virtude do coronavírus. O primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo vírus (Sars-Cov-2) foi confirmado nesta terça-feira (17) na capital paulista.

 

Marília

O bispo diocesano de Marília, dom Luiz Antônio Cipolini, suspendeu, a partir de desta quarta-feira (18), todas as celebrações das missas públicas. A medida visa evitar os riscos de propagação do coronavírus – a cidade tem, até a tarde desta quarta-feira, 15 casos suspeitos.

A medida determina, porém, todas as igrejas devem permanecer abertas, ventiladas e higienizadas para orações individuais dos fiéis. Segundo a diocese, estão adiadas por tempo indeterminado celebrações como batismo, primeira eucaristia, crisma e matrimônios.

 

Cândido Mota

A Prefeitura de Cândido Mota informou através da Secretaria de Saúde que monitora o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município.

 

Santa Cruz do Rio Pardo

A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo resolveu suspender por tempo indeterminado o Processo Seletivo que seria realizado no domingo (22). Uma nova data será marcada futuramente e amplamente divulgada.

Ressaltando ainda que as inscrições para o concurso público da prefeitura continuam normalmente, já que são realizadas via internet. O prazo para inscrição é até a segunda-feira (23) e não será prorrogado. A data das provas ainda será marcada.

 

Casos Paraguaçu Paulista

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista informou que subiram os casos suspeitos de coronavírus na cidade. O número passou de 2 para 4 casos sendo investigados.

 

Santa Casa de Palmital reduz horário de visitação e restringe entrada de crianças e idosos

 

Advogado palmitalense esclarece sobre direitos e deveres trabalhistas na pandemia do coronavírus

 

Jaú

Após recomendações de novos protocolos do Ministério da Saúde em relação a transmissão do coronavírus, a Prefeitura de Jaú, por meio das secretarias de Agricultura e de Saúde, informa, que a partir da próxima sexta-feira (20), as atividades do Varejão estão suspensas por tempo indeterminado. A data de retorno será anunciada em momento oportuno.

 

Casos em Cafelândia

A prefeitura de Cafelândia (SP) informou no final da manhã do dia 18 de março que investiga dois casos suspeitos de coronavírus na cidade.

Os pacientes são um casal de idosos, acima de 70 anos, que tiveram contato com pessoas da capital de SP, vindas de viagem ao exterior. Eles apresentaram sintomas leves e estão em isolamento social.

 

Suspensão da Paixão de Cristo em Ibitinga

A tradicional encenação da Paixão de Cristo de Ibitinga (SP) foi suspensa por prevenção ao coronavírus.

As apresentações em São Carlos no dia 4 de abril e em Jaú no dia 5 foram canceladas. Já as encenações dos dias 8 e 10, em Ibitinga, foram suspensas. A nova data ainda não foi definida.

 

Veja por que especialistas não recomendam ibuprofeno para combater coronavírus

 

Casos em Garça

A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã do dia 18 de março que investiga um caso suspeito de coronavírus em Garça (SP).

A paciente é uma mulher de 28 anos que teve contato com uma pessoa contaminada pelo vírus e apresentou sintomas. Ela está em isolamento domiciliar e o material da paciente foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, com resultado previsto para a próxima semana.

Este é o terceiro caso suspeito registrado em Garça. Os dois primeiros foram descartados em fevereiro.

 

Zoológico de Bauru

A prefeitura de Bauru (SP) anunciou no dia 17 de março o fechamento da casa de répteis, de pássaros e do aquário do Zoológico Municipal. Os agendamentos de visitas escolares também foram canceladas. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas e contágio pelo coronavírus.

 

Casos em Maracaí

A prefeitura de Maracaí (SP) informou na manhã do dia 18 de março que monitora um caso suspeito de coronavírus na cidade. O paciente está em isolamento.

 

Palmitalense que reside na Itália faz alerta sobre o coronavírus – Confira íntegra da mensagem

 

Ourinhos

Santa Casa alterou os horários de visitas em todos os setores do hospital e também proibiu menores de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e visitantes com sintomas de gripe de fazer visitas em qualquer circunstância. Confira na reportagem como ficam os horários nas alas e também no pronto-socorro.

Santa Casa de Ourinhos

 

Brasil tem 350 casos

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 6h50 de 18 de março, 350 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os registros foram feitos em 17 estados e no Distrito Federal.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.