CULPA DO BOLSONARO

Entre os muitos débitos lançados na conta do eleito empossado, a esmagadora maioria não lhe pertence, ainda que tenha se candidatado a corrigir os desmandos e rombos de passado recente. Para cumprir a promessa, deveria conhece-los de cor e salteado, assim como tinha obrigação de dominar a fórmula secreta para as mudanças sonhadas. Sem competência, não se deve estabelecer.

Depois de 28 anos seguidos atuando como ruidoso deputado temático, respondendo parcialmente pela bancada da bala e nos últimos tempos como titular absoluto no reduto da confusão, teve tempo suficiente para analisar, entender, conhecer e até imaginar soluções para todos os erros cometidos por aqueles a quem defenestrava em seus discursos de frases curtas e de efeitos talhantes. No púlpito presidencial a calenda não combinou.

Assumiu o cargo junto com a legítima herança de 13 milhões de desempregados a que adquiriu nas urnas com a inexequível incumbência de fazer o milagre da multiplicação das vagas no primeiro mês de paciência de seus eleitores e de intolerância dos adversários. Em 15 dias já tinha como débito o sofrimento e a dor das famílias sem renda, dos subempregos e da informalidade das calçadas públicas. Pagou pelo que não fez.

Para começar a cumprir as promessas, titubeou em defender com veemência a reforma da previdência, pelo mesmo motivo que os antecessores a adiaram, abrindo espaço para o cada vez mais voluntarioso e reeleito presidente do legislativo federal. Foi acusado de não dialogar, ou não articular, cujo sinônimo foi muito conhecido, em espécie, nos bons tempos do mensalão. Sem vergonha, aprovaram o bilionário Fundo Partidário em 24 horas sem qualquer conversa, muito menos conferência e bem longe de discussões desnecessárias. Nenhum cientista especialista comparou.

Com bastante demora, bate-bocas, desentendimentos e a velha imprensa surpresa com o cumprimento fiel das maldades avisadas, escalou o cargo ao contrário. Como nos tempos de parlamentar do baixo clero sem vontade de dialogar nos bastidores para alcançar o estrelado da esperança radiofônica e televisiva, passou a frequentar o segundo escalão da gloriosa comunicação nacional. Voltou a seu habitat.

Até que recomeçaram os cíclicos incêndios florestais da Amazônia, quando finalmente reassumiu seu poder de encantar malucos ao responder com aquela fineza de elefante o titubeante e inepto atual líder francês que, pasme-se, sucede a Napoleão e a Mitterrand. Com alguns dribles e bolas na trave, o legítimo sucessor tupiniquim não deixou de usar as caneladas como ferramenta. Sobrou para a mal apanhada primeira dama.

Enquanto Guedes, Moro e até o astronauta caipira brilharam como dignos representantes da nova era da direita corretiva, passou a tropeçar no passado que subiu a rampa agarrado em seus calcanhares. Queiroz, laranjas e até a imortal Marielle se tornaram empecilhos difíceis de superar como novas facadas no abdómen. Os obstáculos se apresentaram no plural: 01,02 e 03.

Como os filhos de César não devem apenas ser honestos, a usual, conhecida e recorrente rachadinha do Rio de Janeiro e da grande maioria dos legislativos estaduais, municipais e até condominiais se transformaram em embaraço maior que o distanciamento do bem aconselhado Donald Trump. Nem mesmo a ameaça da ressuscitação do AI-5 sepultou o tema na maldosa e indesejada imprensa perseguidora. Contornar é quase preciso.

Menos de um ano, quando podia comemorar a menor inflação das últimas décadas, a redução dos desocupados formais com a ocupação dos informais, o acordo com os europeus, os recordes da bolsa paulista capitalista e o fermento da economia em plena atividade, passou a dialogar com o poder paralelo ocupado pelo protetor supremo do velho presidiário namorador. Para camuflar de forma legítima o risco iminente ao rebento quase embaixador, negociou o aceite extraoficial da aberração do sepultamento da prisão em segunda instância que mantinha o país do futuro entre os do presente. Se Lula é livre, culpa do Bolsonaro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.