• Post category:Editorial
Compartilhe

“…está havendo em Palmital aumento significativo do número de praticantes de atividades físicas…”

 

A realização de um grande torneio de futebol de base em Palmital, cuja empresa organizadora trouxe para a cidade quase duas mil pessoas entre dirigentes, atletas e familiares, movimentou nossas ruas, alegrou os ambientes e proporcionou momentos de integração da comunidade que se reuniu para assistir jogos em vários campos destinados ao evento. Além de divulgar a cidade em nível nacional e até internacional, o efeito da movimentação pode ser o de multiplicar o interesse pela atividade esportiva entre os jovens, o que pode ser considerado bastante auspicioso pelos benefícios que a prática produz na saúde das pessoas e na integração social.

A exemplo do que acontece em muitas cidades e regiões, e até mesmo em escala nacional, está havendo em Palmital aumento significativo do número de praticantes de atividades físicas, desde as simples caminhadas que movimentam ruas, avenidas e parques, passando pela maior adesão à prática do ciclismo, do pedestrianismo e também de frequencia em academias de ginástica. Por outro lado, aumentou bastante a participação do poder público municipal na organização de torneios, campeonatos e, principalmente, na formação de atletas de várias modalidades, notadamente no futebol e basquete.

Observando o crescimento do interesse pela atividade esportiva, quando se nota a grande movimentação no espaço de areia ao lado do campo de grama sintética do pátio da ferrovia, percebe-se também que é preciso melhorar bastante a infraestrutura das praças de esportes ao ar livre e também dos ginásios. Mesmo com algumas novas construções em andamento, é preciso conservar a estrutura já existente, principalmente o Centro Poliesportivo do bairro São José, hoje quase abandonado, incluindo a piscina que não mais oferece condições de uso à população, principalmente às crianças em férias de verão.

E como o esporte é também uma atividade preventiva de saúde pública, os investimentos e a organização de jogos, campeonatos e torneios são sempre muito bem vindos, assim como a reestruturação, a ampliação e a melhoria dos espaços destinados à prática. Com atividades permanentes, manutenção preventiva e uso continuado, haverá mais respeito ao patrimônio público graças ao interesse da população em fazer uso dos equipamentos disponibilizados, incluindo aqueles instalados em praças públicas. Além de melhorar a saúde física e mental, o esporte é meio de integração social da comunidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta