Memorial Palmital Centenária

“…aqueles que aprendem com o passado são os que menos cometem erros…”

 

Estuda o passado se queres prognosticar o futuro” é uma das mais famosas frases do filósofo chinês Confúcio, que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo e já vislumbrava as experiências do pretérito como meio de construção do presente e de projeção do futuro. A afirmativa milenar, ainda muito atual e verdadeira, é comprovada diariamente pela comunicação e os registros que transmitem o conhecimento e o saber para as gerações futuras, que podem aprimorar e desenvolver outras técnicas e também novas experiências com base naquilo que já foi confirmado em estudos anteriores.

O domínio aprofundado da história, da vida pregressa e da sabedoria do passado e dos antepassados são importantes ao desenvolvimento das melhores experiências e para que se evitem erros, já que o progresso está diretamente ligado à continuidade e ao aprimoramento das práticas. As visitas aos museus, o estudo da ciência já consolidada e a evolução do saber são essenciais para a transformação permanente. Afinal, aqueles que aprendem com o passado são os que menos cometem erros e que com mais facilidade absorvem o conhecimento transmitido através dos tempos.

As experiências anteriores podem e devem ser valorizadas como meio de melhoria da cultura, do ensino e do saber e devem estar acessíveis a todos os interessados como mais uma ferramenta de aprendizado. Em Palmital, por exemplo, o único Memorial mantido em espaço próprio, que preservava a história pessoal e política do Patrono do Centro Cultural Antônio Sylvio da Cunha Bueno, foi desmontado há muitos anos, enquanto construções antigas e prédios históricos são demolidos ou descaracterizados, comprovando que estamos em débito para com o nosso passado e com a nossa história.

Para corrigir essa deficiência histórica, sugerimos que o prédio da Delegacia de Polícia, que será desativada, seja transformado no “Memorial Palmital Centenária”, um museu para abrigar imagens e documentos do passado e objetos de arte e do cotidiano de todas as épocas. No ano do Centenário do Município, seria um grande presente a preservação da memória e do patrimônio cultural da cidade, pois as antigas celas podem ser salas de exposição, com espaços para fotos antigas, instrumentos agrícolas rudimentares, objetos domésticos e de trabalho, entre outras antiguidades desconhecidas da maioria, incluindo no pátio um Memorial das famílias pioneiras de 1920. A Secretaria da Cultura de São Paulo certamente mantém programa para esse tipo de iniciativa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.