OS ANOS SESSENTA

Published: Last Updated on

Nunca pergunte. É deselegante perguntar idade de uma mulher. Ela tem todo o direito de mentir. Terceira Idade, Melhor Idade ou Idade de Ouro são eufemismos usados pela geriatria para iludir quem já passou dos “seis ponto zero” ou pra mais. São definições modernas para remoçar o espírito de quem já cruzou a linha de chegada. Se bem que a juventude está no espírito, jamais na certidão de nascimento amarelada pelo tempo. Só que as distintas senhoras e até senhoritas tem que tomar algumas cautelas. Caso contrário vão pensar que você é do tempo em que o Merthiolate ardia e nossa mãe curava nossos esfolados com mercúrio-cromo. 

 Jamais diga que dançou (de rosto coladinho) ao som da Orquestra de Ray Connif, tocando “Love is many splendore thing”. Essa música estava na parada de sucessos nos anos sessenta. Não conte que chorou ao assistir Casablanca, cujo fundo musical era “Is Time Goes By”. Esse filme foi lançado na década de 40. Se for para falar da qualidade do piso da sua casa, nunca mencione a Cera Parquetina. O produto é de 1921. Quando a conversa girar em torno de perfumes, todo cuidado é pouco. Os importados “Fleur de Rocaille”, e “Chanel 5”, ambos são da década de cinqüenta. Se assumir que usou, vai entregar a idade. Pó de Arroz Royal Briar da Coty então nem pensar. Era criança mas sabia que minha avó usava.

A música é bela, mas fique na moita. Não diga que adorava ouvir “Hino ao Amor” com Edit Piaf ou na versão brasileira com a Vilma Bentivenha. Foram sucessos nos anos sessenta e ainda da era dos LPs. E muita cautela para não sair cantarolando “Índia”. Vão descobrir que você é do tempo da dupla Cascatinha e Inhana.

No que toca aos homens, muito mais vaidosos do que as mulheres, há que se tomar alguns cuidados. Nunca diga que usou Glostora,  nem que tomou Grapette. O primeiro engomava os cabelos; o segundo era refrigerante anos sessenta. E quando falar do seu primeiro carro não conte que foi um Simka Chambord, vermelho e branco. Esse carro foi lançado em 1961 e inaugurou o freio a disco.

Agora quanto à sua certidão de nascimento já amarelada pelo tempo, só resta uma saída. Vá ao cartório e tire  uma segunda via. Vem novinha.  

_____________________________________________________

             Alcindo Garcia é Jornalista: e-mail alcindogarcia@uol.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.