Compartilhe

Nunca em toda a história do Brasil roubaram tanto o que era dos pobres como se rouba hoje. Políticos corruptos que roubam e não se arrependem.  Continuam roubando. Fui buscar na Bíblia um ladrão que se arrependeu e se tornou santo. Roubou o Céu em seu último momento. Pela tradição da Igreja chamava-se Dimas, conhecido como o “Bom Ladrão”. Estranho falar de um bom ladrão na caótica situação de um  país, como nosso.  Crucificado com  Jesus tendo outro ladrão  à esquerda, aquele revoltado. Jesus foi o único réu que nunca teve advogado de defesa na vida.  Conduzido de Caifaz a Pilatos foi condenado á morte de cruz.

Imagino a cena no Calvário, quando todos fugiram, a exceção de Maria, Mãe de Jesus que permaneceu em pé diante da cruz em companhia de algumas mulheres e do apóstolo que Jesus amava – João, ouvindo ali os insultos da soldadesca romana. Nesse momento, o ladrão revoltado da direita questionou Jesus: “Se és o Cristo porque não se livra e também a nós outros?”. Foi nessa hora que Jesus teve o único advogado de defesa de sua história, Dimas, o bom ladrão. Quando Jesus sofria o suplício e era injuriado pela multidão ele teve a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente. Em voz alta desafiou a soldadesca comana e repreendeu o colega revoltado, dizendo que “nós estamos pagando pelo mal que fizemos, mas Ele não fez mal nenhum.”.

Imaginem o olhar de Nossa Senhora ao contemplar aquele ladrão, defendendo seu Filho, com certeza intercedendo por ele. Nessa hora, Dimas arrependido de seus pecados, pediu a Jesus: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus olhou para ele com o coração cheio de misericórdia e respondeu: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”. Depois fitou sua mãe e disse-lhe “Mulher eis aí o teu filho” indicando João que a levou para casa. Disse também a João: “Eis aí tua mãe”. Como herança, Ele nos deu em sua hora suprema uma mãe, pois João representava ali toda a humanidade.

Dimas foi o primeiro santo canonizado na Igreja e imaginem por quem? Pelo próprio Jesus Cristo. São Dimas converta os ladrões de hoje os corruptos que roubam o que seria dos pobres e não se arrependem.

Compartilhe

Deixe uma resposta