A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, devido ao avanço de frente fria de sábado até terça-feira, há condições de alto volume de chuva. Confira mais informações no vídeo.
Fonte: Defesa Civil do Estado/Reprodução
A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura está realizando a edição 2020 do CarnaRua de Palmital. O evento tem previsão de ser aberto na noite desta sexta-feira (21/02) em estrutura montada no pátio da Fepasa e oferecerá atrações musicais gratuitas até terça-feira (25/02). A festa deste ano tem a preocupação com a dengue, conforme medidas previamente estabelecidas em acordo com o Ministério Público da Comarca, que abriu inquérito para apurar a epidemia da doença no município e havia sugerido, entre outras providências, a suspensão do Carnaval devido ao risco à saúde pública.
A Vigilância Epidemiológica atualizou informações sobre a epidemia de dengue em Palmital na manhã desta sexta-feira (21/02) e confirmou que, desde o dia 1º de janeiro, foram realizadas 1.017 notificações de pessoas que foram atendidas em unidades de saúde com sintomas da doença, com 320 casos confirmados por exames laboratoriais. Outros 112 foram negativos. Ainda há 585 casos suspeitos em investigação na qual os pacientes ainda aguardam a coleta de sangue para exame ou esperam os laudos de sorologia do Instituto Adolf Lutz de Marília.
As ações preventivas durante o Carnaval foram acertadas em reunião na tarde desta sexta-feira (21/02) no Fórum da Comarca, com a participação dos promotores Lucas Travain e Weslei Ciciliato e do prefeito José Roberto Ronqui, que estava acompanhado dos secretários de Saúde, Daniele Andrade dos Santos, e de Negócios Jurídicos, Roberto Rivelino Martins, e dos coordenadores das vigilâncias Epidemiológica, Lucéia Sartori, e Sanitária, Antônio Osmar da Silva Júnior. Também estiveram presentes as secretárias de Educação, Cleonice Rocha, e de Assistência Social, Vanessa Côco.
Pelo acordo, a Prefeitura se comprometeu a fazer a distribuição de repelentes tanto no CarnaRua quanto em outros locais de concentração de foliões, como o Bloco Meetz, além de manter a constante divulgação no serviço de som de mensagens informando sobre o oferecimento gratuito do produto e alertando para o combate ao Aedes aegypti. O município também deverá fazer a coleta de lixo e promover a limpeza urbana de forma eficiente para evitar o acumulo de dejetos em vias públicas durante a festividade.
A Vigilância Sanitária atuará como órgão fiscalizador das medidas de prevenção à dengue durante o Carnaval, inclusive verificando se os locais de eventos são limpos de um dia para outro. A Secretaria de Saúde garantiu a manutenção da sala de atendimento no Centro de Diagnóstico da Santa Casa para hidratação e atendimento médico ao pacientes com dengue. Caso seja necessário, um segundo espaço poderá ser aberto. O município se comprometeu ainda apresentar relatório da efetivação das ações após o Carnaval.
PROGRAMAÇÃO – O CarnaRua será aberto na noite desta sexta-feira (21/02) com apresentação do Bloco do Guri, seguido da banda Aramaçã e do DJ JP Music. No sábado (22/02), domingo (23/02) e segunda-feira (24/02), a animação ficará por conta da banda Frevoeiro, além do DJ. No domingo, ocorre a matinê a partir das 18 horas, seguido de show do grupo Aurora Summer. Na terça-feira (25/02), a programação terá concurso de fantasias infantis a partir das 18 horas, com DJ. O CarnaRua será encerrado com show da banda Zero3.
Confira a íntegra do acordo
PREFEITURA E PM ACERTAM SEGURANÇA
O prefeito José Roberto Ronqui recebeu na manhã de quinta-feira (20/02) o capitão Marcelo Tsuda, comandante da 3ª Companhia da PM de Cândido Mota, que é responsável pelo policiamento de Palmital. Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou as medidas adotadas para o CarnaRua, que é realizado em recinto aberto, incluindo um sistema de câmeras de monitoramento e contratação de segurança privada. O oficial disse que o policiamento contará com reforço do efetivo durante o período noturno, principalmente para atuar nas imediações do pátio da Fepasa e para fazer patrulhamento em bairros da cidade, visando coibir delitos e garantir a ordem pública.
Era apenas para ser um registro que eternizasse um momento especial para os pais de Isabela, Daiane de Jesus e Renato Pereira, mas a foto acabou viralizando nas redes sociais. Foram mais de 270 compartilhamentos e 4 mil likes.
Diferente dos outros bebês que já nascem abrindo o berreiro, Isa decidiu apenas mostrar sua indignação por terem a tirado de todo o conforto e vida mansa que ela estava tendo: a bebê fez carinha brava. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Rodrigo Kunstmann, no último dia 13 de fevereiro, dia do nascimento da pequena.
“Quando já se nasce emburradinha rsrs”, se divertiu uma seguidora.
“Me tiraram da piscininha pra encarar esse calor”, brincou outra.
Depois da carinha de brava, veio o choro quando cortaram o cordão umbilical.
Agora, estamos à espera de uma foto da princesinha dando um “sorrisão”.
Fonte: SBT
A Justiça condenou o ex-prefeito de Piratininga (SP), Odail Falqueiro (PTB), por improbidade administrativa, em 1ª instância. Segundo o processo, o político teria feito um convênio com a empresa do filho para a realização da Festa do Peão Boiadeiro na cidade, sem licitação, nos anos de 2010, 2011 e 2012.
A decisão, divulgada pelo Tribunal de Justiça no último dia 15, determina o pagamento de multa civil correspondente a vinte vezes o valor da remuneração recebida como prefeito no último mês de seu mandato, suspensão dos direitos políticos por três anos, a partir do trânsito em julgado, e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, pelo prazo de três anos.
Segundo o TJ, a juíza afirmou que o ex-prefeito violou os princípios da administração pública ao dispensar a licitação. A decisão afirma também que os valores cobrados eram compatíveis com o mercado e que a contratação não deu prejuízos ao município.
Odail, que foi prefeito de Piratininga pela última vez de 2009 a 2012, afirmou que vai recorrer da decisão “equivocada”. Segundo o político, a empresa contratada não tinha fins lucrativos e não cobrou da prefeitura a realização do evento, não havendo, portanto, prejuízo aos cofres públicos.
Fonte: G1
Um aposentado de 69 anos morreu após ter sido encontrado amarrado e ferido em uma propriedade rural próxima ao Balneário Municipal de Rancharia (SP) na manhã desta quinta-feira (20).
A vítima, que foi identificada como Wilsom Simionato, chegou a ser socorrida e levada ainda com vida e inconsciente ao Hospital e Maternidade de Rancharia, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada na unidade de saúde.
De acordo com as informações da Polícia Militar, o aposentado saiu de casa de carro, por volta das 6h30, para levar uma neta à escola e não voltou mais.
Com a demora no retorno dele, os familiares acionaram a polícia para comunicar o desaparecimento do homem.
Os familiares relataram à polícia que o homem tinha o hábito de passar por uma padaria da cidade no período da manhã.
Um funcionário de uma propriedade rural entrou em contato com a PM e relatou que havia encontrado o homem amarrado e ferido, com sinais de agressões, na área que fica na altura do km 45 da Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457), próximo a uma mata.
Os militares então dirigiram-se ao local e depararam-se com a vítima, que, segundo a polícia, não tinha ferimentos de perfuração no corpo causados por facada ou tiro.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e resgatou a vítima, que acabou encaminhada ao Hospital e Maternidade de Rancharia para receber atendimento médico, por volta das 12h.
No entanto, o aposentado não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
O carro da vítima não foi encontrado. A Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: G1
Um rapaz de 22 anos causou pânico na tarde desta quarta-feira (19), ao fingir que estava com sintomas do Coronavírus para ser atendido rápido no Hospital Ouro Verde, em Campinas. Usuários que estavam no local e não sabiam da real história, passaram mensagens do caso para amigos e parentes como se fosse verdade e os áudios viralizaram nas redes sociais.
O paciente contou para funcionários do hospital que tinha vindo recentemente da China e que estava com os sintomas do Coronavírus. Ele teria alegado ter ficado em viagem entre o dia 1º a 10 deste mês.
O rapaz foi mediatamente acolhido e recebeu todos os cuidados de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, como máscara de proteção no paciente e funcionários do hospital, inclusive foi avisada a Vigilância Sanitária.
Mas a mentira foi descoberta após o rapaz fornecer informações desencontradas, como ter voltado de Wuhan, na China, em um voo direto para Campinas – tal rota aérea não existe. Segundo a Prefeitura, após passar por conversa com um psiquiatra, o paciente contou que havia mentido.
A falsa comunicação que gerou mobilização de recursos humanos e de insumos públicos acabou indo parar na polícia.
Em nota, a Prefeitura informou que atualmente, não há nenhum caso suspeito de Coronavírus sendo investigado em Campinas e que é mantido estratégias para o controle e prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. “Foi realizado, inclusive, treinamento sobre a doença para hospitais públicos e privados e multinacionais com profissionais que viajam frequentemente para a China”, destacou e acrescentou: “Ressalta-se também a importância de que as pessoas verifiquem as informações em fontes confiáveis antes de compartilhá-las em redes sociais a fim de evitar a disseminação de notícias falsas”.
Fonte: Correio
Um estudante de 18 anos foi esfaqueado dentro da sala de aula da Escola Estadual Heitor Penteado, em Americana. O agressor, um homem de 36 anos, foi detido por um professor e preso em flagrante por tentativa de homicídio. Ambos eram alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A vítima foi atingida nas costas, foi socorrida no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, onde passou por cirurgia e segue internado sem risco de morte. “Foi um caso isolado que nos pegou de surpresa e nos faz rever a segurança da escola, que é centenária, tem um circuito fechado e nunca registrou ocorrências semelhantes”, comentou o dirigente regional de Americana, Haroldo Ramos Teixeira.
O ataque aconteceu na aula de Cívica, próximo ao final da aula, no momento que a vítima levantou para mudar de lugar. O agressor desferiu uma facada nas costas do colega, que chegou a correr para fugir do agressor, que foi detido por um professor. O homem estava com uma faca na mão e outra no bolso da calça. Ele alegou para a polícia que atacou porque o colega e outra aluna teriam divulgado um vídeo íntimo dele.
A garota nega e afirmou que não tinha contatos nem com o agressor e nem com a vítima. “Ele é louco. Quando soube que ele citou meu nome fiquei com medo. Ele é o primeiro a chegar na sala e não conversa com ninguém”, disse a jovem, que é dona de casa e voltou a estudar após casar e ter filhos. “Estou com medo e não quero mais voltar para a escola”, acrescentou.
Segundo Teixeira, os alunos são estudantes do 2º ano e o agressor ingressou na escola neste ano.
Fonte: Correio Popular
Um ajudante de pedreiro de 30 anos foi preso na noite de quinta-feira (20/02) por tentativa de feminicídio contra a ex-namorada no bairro São José, em Palmital.
Ele só não cometeu o assassinato usando uma faca porque foi baleado por um comerciário de 40 anos, que também havia tido relacionamento com a vítima e fugiu após o crime.
O caso foi atendido inicialmente pela Polícia Militar, que encaminhou o acusado até o Pronto-Socorro Municipal, onde ele ficou sob custódia. A Polícia Civil também fez o registro da ocorrência para apuração dos fatos.
De acordo com registros policiais, o crime ocorreu pouco depois das 21 horas na rua Joaquim Amâncio Ferreira, no bairro São José.
Os pms foram acionados e encontraram o ajudante de pedreiro ferido na perna direita por disparo de arma de fogo.
Ele foi socorrido e indicou o autor do tiro, que teria fugido em um veículo. O atirador foi identificado e, em contato telefônico, informou que agiu em legitima defesa da ex-namorada.
O comerciário justificou o uso da arma de fogo pelo fato de o ajudante de pedreiro ter tentado agredir a vitima e pegado uma faca para matá-la.
Ele foi convencido a se entregar e, após dizer que estaria em Salto Grande e retornaria a Palmital, marcou um encontro com os policiais no trevo da Usina Enersugar.
Contudo, ele não apareceu e foi dado como foragido. A mulher confirmou a versão de que o ex-namorado baleado havia invadido sua casa e pegado a faca na cozinha com a intenção de tirar sua vida.
A vítima entregou aos policiais a faca de cozinha, com cabo verde, e que estava torta devido ao agressor ter caído no chão com ela.
Policiais informaram que, conforme relato da vítima, durante o dia os dois já haviam de desentendido, quando o ajudante de pedreiro teria ido até o trabalho do comerciário para tirar satisfações.
O acusado de feminicídio alegou que seria o atual namorado da vítima e que, ao chegar na residência, encontrou o “ex” sentado no portão. Contou também que eles teriam discutido e que o agressor foi até o carro, pegou a arma e atirou contra ele.
O caso foi apresentado para registro na Delegacia da Polícia Civil sob a natureza tentativa de feminicídio e disparo de arma de fogo. Os fatos e responsabilidades deverão ser mais bem apurados durante o inquérito.
O autor do crime foi atendido no Pronto-Socorro com ferimento de bala que entrou pela parte na frente e transfixou a coxa.
O acusado ficou em observação sob escolta policial e deverá ser mantido sob custódia para encaminhamento à Cadeia Pública de Lutécia. Na tarde desta sexta-feira, deve passar por audiência de custódia no Fórum da Comarca.
Empresa Jornalística Comarca de Palmital Ltda.
DIRETOR PROPRIETÁRIO E JORNALISTA RESPONSÁVEL:
Claudio Batista Pissolito – MTb: 32.579/SP
REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Rua Manoel Leão Rego, 95 – Palmital/SP CEP: 19970-000
TELEFONE: (18) 3351-1594 (18) 99645-0514
REDAÇÃO: redacao@jornaldacomarca.com.br
PUBLICIDADE: publicidade@jornaldacomarca.com.br
ATENDIMENTO AO PÚBLICO: secretaria@jornaldacomarca.com.br
© Todos os Direitos Reservados- Jornal da Comarca
Made with Elementor + Soledad by HBELINE