O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura na tarde desta terça-feira (22/03) confirmou que a terceira onda da pandemia teve grande enfraquecimento em Palmital. Pela primeira vez em 95 dias, o relatório mostrou que a Secretaria de Saúde não recebeu nenhum registro de teste confirmado para a doença. O levantamento também informa que há apenas 14 pacientes em recuperação e outras três ocorrências suspeitas.
Os dados mostram que a situação epidemiológica de Palmital volta a uma aparente tranquilidade depois de três meses de transmissão que atingiu recordes no número de contaminados. A atual onda começou em 17 de dezembro, quando houve a confirmação de 11 novos caos após mais de um mês sem registros da doença no município.
Após a volta da doença, Palmital viu o número de contaminações disparar a partir do início de 2022. Em janeiro, a pandemia chegou ao seu pior momento no município, com a confirmação de 1.568 casos positivos de Covid. O número ultrapassou os 1.454 pacientes infectados registrado maio do ano de 2021, quando até então o município havia chegado à maior marca.
O recorde de confirmações em um único dia ocorre em 17 de janeiro, quando a Secretaria de Saúde recebeu resultados de 218 pacientes com testes positivos. Apesar da elevada transmissão, houve considerável redução nos pacientes com complicações respiratórias. Durante o primeiro mês do ano, foram registradas apenas três mortes pela doença. Em fevereiro, a incidência da doença caiu 50%, com 773 casos confirmados. E os índices te contaminação continuaram em queda em março.