O fotógrafo palmitalense Breno Thomé Ortega esteve em Brasília no último domingo (01/01) para registrar a mobilização popular durante a posse de Luis Inácio Lula da Silva, que assumiu seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Ele fez um grande número de registros acompanhando um grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná na capital federal, que recebeu milhares de apoiadores do petista.
Breno, que é filho de José Aparecido Ortega e Sandra Thomé, mora atualmente em Maringá (PR) e faz trabalhos como fotógrafo e cinegrafista. Ele foi até Brasília com um grupo de integrantes do movimento da região noroeste paranaense e como fotógrafo oficial do MST do Paraná. Antes da festa da posse, ficou alojado no estádio Mané Garrincha, local que abrigo representantes de localidades de todo o país.
Uma das imagens de Breno foi publicada com destaque no Instagram do MST nacional, que possui mais de 800 mil seguidores. A foto mostra uma multidão de pessoas vestidas predominantemente de vermelho em uma avenida de Brasília, com as torres do Congresso Nacional ao Fundo e recebeu cerca de 50 mil curtidas. Os registros dos palmitalense também foram compartilhados em outras redes sociais e receberam milhares de curtidas.
O fotógrafo destacou que começou a acompanhar a trajetória de Lula no julgamento no TRF4, em Porto Alegres, passando pela prisão em Curitiba, onde esteve para registrar o cotidiano do acampamento “Marisa Letícia” em frente à carceragem a Polícia Federal. Breno lembrou da satisfação de, depois de muita luta e dedicação em registrar a ação dos movimentos sociais, poder acompanhar de perto um momento histórico para o pais durante a posse do petista para o terceiro mandato como presidente do Brasil.