ANO QUE VEM TEM MAIS

Nada contra a ceia de Natal. Porém, não confundir o Natal o nascimento de Jesus, com Papais Noéis e ceias barulhentas. Barulheira de pratos e travessas. A mulherada limpando as mãos no avental indo e voltando da cozinha.  De repente um  estouro. Todos se assustam.  Foi o mais barulhento da família, vestindo a camisa do Corinthians, abrindo um Espumante Cerezer imitando champanhe. A dona da casa repreendendo a empregada porque se  esqueceu das taças de cristal. “Onde já se viu  tomar “champanhe” em copo de geléia?”…

Em meio ao tumulto, o menorzinho, de oito anos, engata um berreiro. Escorregou numa coxinha de frango esquecida no piso encerado e patinou para debaixo da mesa. A mãe pega o garoto e assopra o dodói. A barulheira vai de choro de criança, corintiano berrando no celular, mulheres falando ao mesmo tempo, som do Roberto Carlos na televisão, além de um CD tocando jingles bells em alto volume. Travessas com peru Sadia, aquele com termômetro de forno enfiado na barriga.

Toca um celular com campainha brega. Alguém atende no meio da multidão e grita numa mistura de sons difícil de agüentar: “É o Geraldo mãe, ta ligando de Ribeirão Preto. Diz que só vem na passagem do ano”. Outro telefonema, da prima Cotinha, de São Paulo, avisando que o carro ta na oficina e não tinha mais passagens na rodoviária. Por volta das duas horas da madrugada a festa vai perdendo o entusiasmo pelo cansaço, até dar sinais de exaustão. O corintiano meio vesgo, e arrotando espumante Cerezer, é proibido de dirigir por motivos óbvios. Um primo se oferece para ocupar o volante.

Começam as despedidas. Crianças dormindo no ombro dos pais. As mulheres trocando beijinhos. Só se ouve perguntas do tipo “cadê minha bolsa” ou “onde foi parar a minha bolsa?” “Alguém viu a minha bolsa”? Como mulher perde bolsa fácil! Todo mundo vai embora. Crianças da casa dormindo no sofá. Restaram o casal e a empregada Nanda. Exaustos, olham desolados para o mundo de pratos, travessas e talheres, sujos empilhados na pia. Vão ser lavados no dia seguinte porque ninguém é de ferro. Ano que vem tem mais? Perdão, mas não não misturem Natal com isso.

(Alcindo Garcia é Jornalista) e-mail: alcindogarcia@uol.com.br

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.