Compartilhe

O contrassenso da motosserra impede os benefícios da arborização urbana. Uma cidade arborizada oferece, além da melhoria da qualidade de vida da população, o embelezamento de ruas, praças e avenidas. A motosserra é o contraditório da beleza e do bem-estar de uma comunidade. Ruas arborizadas representam proteção contra ventos, diminuindo a poluição sonora, propiciando ainda a absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, além da valorização da propriedade pela beleza imobiliária.
Não deve ser privilégio só dos grandes centros urbanos o cultivo de árvores nas ruas, já que nas pequenas comunidades essa prática já vem sendo desenvolvida. Os resultados da arborização propiciam temperatura menor, quanto maior for sua área verde plantada. Um exemplo de civilidade na conservação da arborização de ruas nos dá a cidade de Belém, no Pará. Além de sombreamento e diminuição da temperatura ambiental, são cultivadas em suas ruas árvores frutíferas, que possibilitam grande ambientação de pássaros. Outro exemplo desta engenharia ambiental seria o que se planejara para a marginal do rio Pinheiros em São Paulo. O projeto Pomar visava o plantio de flores e árvores frutíferas nas margens do rio. Objetivo seria transformar 14 quilômetros de extensão com espécies nativas. O projeto parece que não saiu do papel.
É lamentável que sob o pretexto de que as raízes das árvores estejam prejudicando o piso das calçadas, ou que suas ramagens e galhos estejam danificando a fiação elétrica entre em ação a política da motosserra. Árvores que se formaram ao longo de uma geração, são indiscriminadamente podadas e até mesmo cortadas para proteção de pisos de calçadas, fios, telhados, etc.
Esta desertificação planejada vai ser causa de ilhas de calor formadas pela grande concentração de concreto, pela escassez de áreas verdes e pelo elevado nível de poluição. A arborização é de grande importância para a população de uma cidade, pois – reitero – melhora a qualidade do ar, reduz a propagação do som, além de refrescar o ambiente.

Compartilhe

Deixe uma resposta