[metaslider id=5909]
Daily Archives
16 de outubro de 2018
Os católicos comemoram nesta sexta-feira o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Diversas celebrações são realizadas em louvor à Padroeira do Brasil. Ao meio-dia, houve a queima dos fogos na área da Fepasa, que foi acompanhada por grande número de fiéis. Ao final, os presentes deram as mãos para rezar a “Ave Maria”.
[metaslider id=5768]
O resultado da votação registrado na Comarca no último domingo mostrou que muitos eleitores não foram às urnas. Levantamento feito pelo JC apurou que, em média, quase um quarto dos aptos a votar não compareceram ao primeiro turno das eleições gerais de 2018. O maior porcentual foi registrado em Palmital, que tem 17.266 eleitores cadastrados e registrou o comparecimento de 12.833 (74,33%), totalizando 4.433 eleitores faltosos e uma abstenção de 25,67%. Em Ibirarema o total de não comparecimento foi de 20,91%, totalizando 1.043 eleitores. Dos 4.988 inscritos na Justiça Eleitoral, houve o comparecimento de 3.945 (79,09%).
Campos Novos Paulista, que tem um total de 3.762 aptos a votar, registrou o comparecimento de 2.792 pessoas (74,22%) e a abstenção de 970 (25,78%). Em Platina, as os eleitores faltosos chegaram a 678, que representa 24,43% dos 2.775 eleitores – houve o comparecimento de 2.097 pessoas (75,57%). Salto Grande, que teve perda de 25% do eleitorado no processo de cadastro biométrico que passou a ser exigido no município, teve uma abstenção de apenas 14,47% (845), com o comparecimento de 4.994 (85,53%) dos eleitores 5.839 eleitores registrados.
Primeiro turno ocorre sem incidentes ou a formação de filas nas 80 seções instaladas em escolas de Palmital, Ibirarema, Campos Novos e Platina; envio dos dados ao TSE foi concluído por volta das 20 horas
A votação do primeiro turno das eleições gerais no último domingo transcorreu de forma tranquila na Comarca. A Justiça Eleitoral preparou 80 urnas que foram usadas em seções instaladas em escolas públicas de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina. Não foram registradas ocorrências de crimes eleitorais durante os trabalhos de recepção de votos. A Polícia Militar também não registrou ocorrências relativas ao pleito, sem incidentes nas imediações dos locais de votação.
Depois das 17 horas, quando se encerrou a votação, os trabalhos se concentraram no Fórum da Comarca, onde as urnas foram recebidas e processadas no Salão do Júri, sob a supervisão da juíza eleitoral Mônica Tucunduva Spera Manfio. Em seguida, os pendrives com dados de votação foram retirados dos equipamentos e levados até o Cartório Eleitoral para a transmissão dos dados para o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez a totalização dos votos. Foram inseridos no sistema os votos das 47 seções de Palmital, além das 14 de Ibirarema, das 11 de Campos Novos Paulista e das 8 de Platina. Os trabalhos foram concluídos por volta das 20 horas.
A juíza eleitoral, em entrevista à Rádio Regional, destacou que a votação ocorreu de forma tranquila na Comarca e ressaltou que todos os problemas foram contornados durante o dia, sendo os casos pendentes encaminhados ao TRE-SP para tomada das medidas cabíveis. Mônica Manfio afirmou que não houve problemas com urnas, apesar das fake news e dos questionamentos sobre o funcionamento dos equipamentos, sendo que apenas um eleitor reclamou de não ter visto a foto do candidato de sua preferência antes de confirmar o voto.
Mônica Manfio avaliou também que não houve grandes filas ou a formação de aglomerações que causaram demora no processo de votação. A juíza eleitoral que destacou ainda que, apesar de muitas pessoas terem feito o cadastro, não houve a necessidade do reconhecimento biométrico durante a votação na Comarca, mas destacou os eleitores deverão sempre apresentar um documento original com foto para a votação, esperando que os trabalhos ocorram dentro da normalidade no segundo turno.
Vitima teria se desentendido com o autor da tentativa de homicídio e sofreu ferimento na região da virilha; menor fugiu depois do crime e não foi localizado pela polícia
Um pintor de 31 anos foi baleado na noite de domingo no bairro São José depois de discutir com um adolescente que foi identificado pela polícia e fugiu após o crime. A vítima foi encaminhada com um ferimento na virilha para o Pronto-Socorro Municipal e ficou internada na Santa Casa de Misericórdia de Palmital. A Polícia Militar atendeu inicialmente o caso e fez a identificação do autor, um menor de 16 anos que fugiu imediatamente após o episódio. A Polícia Civil também registrou a ocorrência para fazer a apuração dos fatos.
De acordo com registros de ocorrência, o crime foi praticado por volta das 19h30 na Rua Edgard Luzio Filho, no bairro São José. O pintor relatou que teria discutido com o adolescente na rua, por ter quase sido atropelado pelo menor que estava em uma bicicleta. Durante o desentendimento, o rapaz teria sacado a arma e desferido um tiro que atingiu a região da virilha do pintor. A vítima disse que saiu correndo e ouviu outros dois disparos feitos pelo agressor, que não o atingiu.
O pintor foi socorrido por populares e levado até o Pronto-Socorro Municipal, onde recebeu atendimento devido ao ferimento causado pelo projétil, que ficou alojado próximo ao osso da bacia, e ficou internado na Santa Casa. Os policiais militares conseguiram identificar o autor da tentativa de homicídio, que é um adolescente conhecido pela prática de crimes. Porém, ele não foi localizado. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
A reforma da escola estadual Francisco Duarte está chegando em sua fase final. Desde que o projeto foi iniciado, muitas melhorias e adequações já foram feitas para oferecer completa acessibilidade e funcionalidade às instalações. A obra foi viabilizada por meio de intercessão da Prefeitura de Ibirarema junto ao governo do Estado de São Paulo, que liberou recursos para reforma e ampliação. A administração municipal também investiu R$ 450 mil, a título de contrapartida.
O projeto prevê a melhoria da estrutura da escola que ganhou novas salas e a reforma completa para o pleno atendimento aos estudantes de ensino fundamental e médio. As obras também incluíram a reforma da cozinha e instalação de novos bebedouros. Buscando a acessibilidade para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção, foram instalados banheiros adaptados e um elevador para acesso ao primeiro andar. Em breve, a escola receberá novos mobiliários, para garantir a conclusão do programa de melhorias.
O trabalho também conta com o envolvimento da comunidade escolar e da administração municipal. No mês passado, após pichação feita no prédio, o prefeito Thiago Briganó e o Grêmio Estudantil Elite lançaram um evento beneficente em prol da aquisição de um sistema de monitoramento de vídeo. A arrecadação de aproximadamente R$ 6 mil foi revertida para a compra de câmeras de segurança e instalação do sistema na escola, que deverá ser reinaugurada até o final deste mês.
A região Centro-Oeste paulista, que concentra cidades nas áreas administrativas de Bauru e Marília, elegeu cinco deputados no último domingo. Três ocuparão vagas na Alesp e dois na Câmara Federal. O resultado representa perda de representatividade em comparação às eleições de 2014, quando foram eleitos 9 parlamentares (5 estaduais e 4 federais).
O deputado federal Capitão Augusto (PR), de Ourinhos, se destacou e conseguiu 242 mil votos, o 9º mais votado no Estado de São Paulo. Bauru elegeu o ex-prefeito Rodrigo Agostinho (PSB), que recebeu 100.179. Os deputados Milton Monti, de São Manuel, e Walter Ihoshi, de Marília, não foram reeleitos e figuram como suplentes para a Câmara, mas podem assumir no caso de eleitos indicados a cargos nos governos estadual ou federal.
Ricardo Madalena (PR), de Santa Cruz do Rio Pardo, foi reeleito deputado estadual com quase o dobro dos votos da eleição passada. Outros representantes confirmados pelo Centro-Oeste Paulista são Vinicius Camarinha (PSB), de Marília, e Fernando Cury (PPS), de Botucatu. Pela área administrativa de Presidente Prudente, que não fez nenhum federal, foram reeleitos os deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e Reinaldo Alguz (PV). Mauro Bragato (PSDB), que teve o mandato interrompido em 2016 por uma condenação judicial, foi eleito e será reconduzido à Alesp.