Os idosos resgatados de uma casa de repouso clandestina na sexta-feira (09/04) em São Manuel (SP) faziam poucas refeições e tomavam banho a cada três dias, de acordo com a prefeitura da cidade.
O local, que abrigava cinco homens e uma mulher, funcionava de forma irregular em uma chácara no bairro Catâneo Ângelo e foi fechado durante uma operação da Guarda Civil Municipal, prefeitura, Diretoria da Promoção Social, Vigilância Sanitária, Creas e Polícia Civil.
Segundo a prefeitura, um dos idosos relatou que era proibido sair e que fazia suas necessidades em um balde fornecido pelos responsáveis do local. Os moradores também contaram aos agentes que sequer jantavam e não tinham nenhuma assistência médica.
“Um dos idosos, muito emocionado, disse que vivia num verdadeiro inferno e agradeceu o empenho dos policiais e dos agentes municipais”, informou a prefeitura.
No local, os agentes também constataram várias construções adaptadas, com cômodos transformados em quartos pequenos. Segundo a prefeitura, todos continham grades nas portas, colchões finos e inadequados e apenas um banheiro.
A perícia técnica foi acionada e compareceu ao local. Diante da constatação de maus-tratos e situação irregular da casa de repouso, duas pessoas foram presas em flagrante e levadas às cadeias de Itatinga (SP) e Cesário Lange (SP).
A prefeitura informou que os idosos passaram pelo hospital local para atendimento médico e foram recolhidos pela Pousada da Colina.
Fonte: G1