15 de março de 2024
Proprietários têm até 1º de abril para remover ranchos irregulares no Paranapanema em Palmital
Operação conjunta entre CTG Brasil, Polícia Militar Ambiental e Ministério Público se concentra no reservatório da Usina Canoas I, em Palmital (SP)
Proprietários e responsáveis por ranchos irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP) no reservatório da UHE Canoas I, no rio Paranapanema, na Foz do Palmitalzinho, em Palmital (SP), terão até 1º de abril para fazer a remoção voluntária das estruturas.
A operação é parte de uma operação conjunta entre a empresa CTG Brasil, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), que tem por objetivo desmobilizar construções irregulares localizadas em APPs. O foco da ação está concentrado na Foz do Palmitalzinho, em Palmital (SP).
Durante a primeira etapa da ação, as equipes de Gestão Fundiária da CTG Brasil (concessionária da UHE Canoas I) e, da Polícia Militar Ambiental identificaram e fixaram adesivos nas edificações existentes, identificando-as e notificando os responsáveis sobre a condição irregular e a necessidade da desmobilização voluntária dessas estruturas.
Os proprietários das edificações adesivadas foram orientados a procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Palmital (Rua João Moreira da Silva, 521) para fazer o cadastramento de responsabilização. Caso os proprietários não se identifiquem até 1º de abril, as edificações serão consideradas abandonadas e estarão sujeitas a desmobilização, atividade esta que deve ser iniciada a partir do dia seguinte (dia dois de abril).
Em 2023, esse mesmo tipo de ação conjunta foi realizada com sucesso no bairro Água do Macuco, em Cândido Mota, em áreas pertencentes ao reservatório da Usina Canoas I. Foram desmobilizadas 14 construções irregulares, totalizando 250m3 de materiais que estavam em APPs, um volume significativo. Foram necessárias mais de 20 viagens de caminhão para a remoção desses materiais e limpeza dessas áreas, destinadas à conservação ambiental.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CTG Brasil
Comissão Boiadeiros abre votação na internet para escolher a Miss Simpatia do Rodeio de Palmital
A Comissão de Rodeio os Boiadeiros de Palmital (CRBP) está realizando o concurso Rainha do Rodeio 2024. A programação, com a parceria com a Prefeitura e patrocinadores, tem o objetivo de escolher as representantes da beleza feminina palmitalense na 30ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Palmital, que será realizada entre 18 e 21 de abril no recinto José Leandro Sobrinho.
Durante a seletiva realizada no último sábado (09/03), a comissão definiu as dez finalistas do concurso: Beatriz Rodrigues Ramos, Bianca de Souza Reis, Giovanna Caroline Gonçalves Nogueira, Isadora Marques Furtado, Israelle Ferreira dos Santos, Izadora Lourenço de Rezende, Kamilly Rodrigues Terezan, Lara Vitória de Oliveira SantAnna, Paola Beatriz Rodrigues Dias e Thamara Beatriz Cerqueira Brito.
As finalistas iniciaram a preparação para a final do concurso, incluindo viagem a Barretos para escolha dos trajes típicos para o Baile da Rainha, que ocorre em 6 de abril no Clube da Terceira Idade. A disputa também definirá duas princesas e a Miss Simpatia, que serão definida por meio de votação pública pela internet.
Com o objetivo de conhecer qual a candidata mais popular, que tem a simpatia do público, a comissão Boiadeiros divulgou o link do formulário em que ocorre a votação. Segundo a página na internet, a votação online ocorre até 23h59 da 5 de abril, véspera do Baila da Rainha. Para votar, o internauta tem de se identificar.
SEM MEMÓRIA
A destruição de prédios históricos de Palmital sepulta a memória arquitetônica da cidade. A demolição do belo casarão que abrigou a Prefeitura de Palmital, onde hoje é a agência da Caixa, junto com o Cine Palmital, são exemplos do desrespeito ao passado. Aguardemos o resultado da reforma da Câmara para verificar se haverá atentado contra a concepção original do conjunto Prefeitura-Câmara.
SEM JARDIM
O conjunto arquitetônico Prefeitura-Câmara Municipal, inspirado na Praça dos Três Poderes, de Brasília, com espelhos d’água, rampa e jardins, já perdeu muitas de suas características. As belos espelhos d’água foram aterrados, enquanto o jardim ao lado da Câmara foi transformado em estacionamento coberto de lona colorida. O poder público não preserva a memória.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 90,00 por seis meses.
Depois de uma carreira ascendente como vereador, deputado estadual e federal, Gilberto Kassab ganhou notoriedade na política como administrador pragmático e realizador ao assumir a prefeitura de São Paulo, em substituição a José Serra, de quem era vice-prefeito.
A mais importante medida que adotou, em 2007, e que o transformou em personalidade nacional e internacional, não foi ligada à educação, à segurança ou à habitação, setores essenciais para a população, mas sim o Projeto Cidade Limpa, que regulamentou os painéis publicitários na metrópole.
Com muita rejeição inicial devido aos interesses comerciais das agências de publicidade e das grandes empresas e conglomerados, a execução da lei à risca mostrou que a medida era correta e mudou a paisagem urbana da maior cidade da América Latina.
A partir da limpeza de ruas, praças e vias expressas, livres da poluição visual dos painéis sujos e mal cuidados, os pequenos e médios comerciantes e industriais tiveram suas fachadas visíveis e passaram a investir na melhoria do visual dos prédios que ganharam importância na divulgação de seus negócios, assim como fizeram as grandes empresas.
“…a execução da lei à risca mostrou que a medida era correta…”
A redescoberta da beleza arquitetônica da cidade de São Paulo, antes escondida sob placas gigantes, painéis abandonados e muitos cartazes e banners em postes e pontos de ônibus, foi inspiradora da população e dos comerciantes para investir nas residências, condomínios e prédios comerciais, causando uma transformação histórica na grande cidade.
Desde então, a medida passou a ser copiada por cidades brasileiras e do mundo todo, recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais e ganhou notoriedade até na China, cujo governo solicitou a manutenção do estande do projeto na Exposição Universal de Xangai, em 2010.
A partir da experiência inédita, que provou a importância da defesa do interesse coletivo em detrimento ao interesse econômico, Kassab se tornou personalidade nacional, líder de um grande partido político, ministro de estado e agora homem de confiança do governador de São Paulo.
Conhecido atualmente no meio político como “mestre” pela sua forma autêntica, clara e pragmática de enfrentar temas polêmicos, Kassab corroborou a máxima cunhada pelo ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf, de que o poder é implacável com quem não exerce em sua plenitude, provando que é preciso enfrentar as controvérsias com coragem e determinação.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 90,00 por seis meses
Em junho de 2000, no Dia dos Namorados, ocorreu um trágico incidente no Centro de Vitória, no Espírito Santo, que marcaria o destino de Clarinha: encontrada atropelada e sem documentos, a mulher foi levada inconsciente ao Hospital da Polícia Militar (HPM), onde viveria por mais de duas décadas.
Ela faleceu na quinta-feira (14/03), após 24 anos em coma. Segundo o portal de notícias G1, a paciente, que nunca recebeu visitas, jamais teve a identidade confirmada. O nome ‘Clarinha‘ foi dado a ela pelo coronel Jorge Potratz, médico que a acompanhou desde o início.
A gente tinha que chamar ela de algum nome. O nome ‘não identificada’ era muito complicado para se falar. Como ela é branquinha, a gente a apelidou de Clarinha”, explicou Potratz ao G1.
O médico contou que, ontem, pela manhã, Clarinha teve um mal-estar. Já à noite, sofreu uma broncoaspiração e acabou não resistindo.
Sem documentos
Apesar de todos os esforços para verificar a identidade da mulher, seu corpo pode ser encaminhado para um sepultamento como “indigente” após passar pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A equipe médica do HPM, no entanto, está trabalhando para evitar essa situação e garantir um sepultamento digno.
A fonte destaca que ainda não há uma definição exata do que será feito, mas a equipe médica ressalta que, a princípio, o plano é não deixar que ela seja enterrada em um lugar qualquer.
Fonte: Aventura na História/UOL
Daniela Mostachi Leoni, 41 anos, deu à luz a uma menina na noite de quinta-feira (14/03), em Assis-SP. No entanto, na madrugada de sexta-feira (15/03), a parturiente enfrentou complicações, dentre as quais hemorragia e parada cardiorrespiratória, e não resistiu.
Daniela trabalhava na empresa Leveros e era casada com o agente penitenciário, Osmar Leoni. Eles buscavam tratamento para engravidar, havia algum tempo, e estavam radiantes com a gestação.
Nas redes sociais, amigos mostram-se consternados com a partida tão precoce de uma pessoa tão querida por todos.
As tantas mensagens, mostram todo amor por Dani:
“Querida Daniela Mostachi Leoni
Vai deixar saudades , que Deus te dê descanso eterno!
Nós conversamos muito sobre nossas experiências de médicos, de sonhos e vc conseguiu, mas vontade Deus é de vc ao lado e dele e da Nossa Senhora cuidando de nós, isso nos conforta
Deus conforte a família e esposo
Vai fazer falta no ECC vila operária!”
______________________
“O que dizer, minha princesinha Daniela Moschati Leoni? Deus queria vc junto dele…estou inconformada! Que Deus conforte o coração de todos os seus familiares,sua menininha vai ser tão querida por nós,quanto vc era!!! O Céu está em festa hoje, mas eu estou arrasada,inconformada!”
______________________________________________________________
“Toda família sabia como a era esperada a chegada da sua princesa. Mas o Destino é traiçoeiro, E te levou Para junto Do Nosso Pai.Agora ficam as lembranças, a Saudade a Dor da sua partida.Sabemos que os planos de Deus não é o Nosso Que Deus te Receba com os Braços Abertos e cheio de carinho Para lhe Acolher.”
Fonte: Abordagem Notícias
Dani e o marido “Mazinho Leoni”, casados há nove anos – foto rede social
Existe sensação pior do que não encontrar alguma coisa quando você está saindo de casa atrasado para aquele compromisso importante? É incrível como, nessas horas, a chave do carro ou a carteira teimam em desaparecer.
E você, no momento do desespero, vê-se quase obrigado a seguir o conselho de sua mãe, tia ou avó, repetindo: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar tal coisa dou três pulinhos”.
Talvez existam formas menos estranhas de agradecer a um santo por um favor obtido (apenas uma bela oração, por exemplo). Mas isso já virou tradição em muitas famílias, principalmente no Brasil e na Espanha, onde a festa de São Longuinho acontece no dia 15 de março.
Mas quem foi esse tal santo que nos ajuda a encontrar as coisas perdidas?
Sabe–se que Longuinho – cujo nome deriva da expressão grega que designa “uma lança” – viveu nos primeiros séculos e foi o centurião que, por ordens de Pilatos, permaneceu aos pés da cruz de Jesus com outros soldados. Também foi Longuinho que perfurou o lado do corpo de Jesus com uma lança, ao invés de quebrar as pernas dele, como acontecia com outros crucificados. A passagem está narrada no Evangelho de São João:
“Como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19,33-34).
Há também uma tradição que diz que ele tinha sérios problemas de visão e estava ficando cego. Entretanto, após perfurar o Senhor, uma gota de sangue caiu nos seus olhos e ele passou a enxergar perfeitamente. Esta e outras manifestações da natureza que aconteceram depois da crucificação o fizeram reconhecer: “Verdadeiramente, este Homem [Jesus] era Filho de Deus”.
Depois disso, ele se converteu e abandonou o exército. Refugiou-se na Capadócia, onde se tornou monge. Porém, sua identidade foi descoberta e ele foi perseguido. Como não quis abandonar a fé cristã, foi torturado até a morte, tendo a língua e os olhos arrancados. Mil anos depois, em 999, Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II.
A TRADIÇÃO DOS TRÊS PULINHOS
Até hoje, São Longuinho é invocado por quem precisa encontrar algum objeto perdido. Diz-se que ele era um homem baixinho e que, servindo na corte de Roma, vivia nas festas. Nesses ambientes, por sua pequena estatura, conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences de pessoas.
Os objetos achados eram devolvidos aos seus donos. Assim, teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu. Em agradecimento, segundo a tradição, são oferecidos três pulinhos e uma oração.
Diz-se também que essa forma de agradecimento seria pelo fato de o soldado ser manco. Outra explicação afirma que os pulinhos remetem à Santíssima Trindade.
FONTE: Editora Cleófas
Homem morre com tiro no rosto ao subir em muro para observar briga no vizinho
Um homem, de 33 anos, morreu após ser atingido por um disparo no rosto enquanto tentava observar, de cima do muro, uma confusão que acontecia na residência do vizinho. O incidente ocorreu no sábado (09/03) em Apucarana, localizado no estado do Paraná, no sul do país. O suspeito pelos tiros foi capturado na quinta-feira (14/03) pelas autoridades policiais.
A câmera de segurança registrou o exato momento em que Bruno Emídio da Silva Junior foi atingido, ao subir no tanque de uma residência para tentar espiar por cima do muro. Informações indicam que ele teria ouvido discussões na casa ao lado, onde estava ocorrendo uma confraternização. Enquanto tentava visualizar a confusão na residência do vizinho, ele foi alvo de um disparo fatal no rosto.
Agentes da polícia militar e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram chamados para o local, mas Bruno morreu em sua residência, antes de receber atendimento médico. No mesmo dia, a equipe policial adentrou a casa do vizinho e descobriu uma espingarda de ar comprimido, uma escopeta, além de várias munições de diferentes calibres e carregadores para pistola calibre .38.
O suspeito de efetuar o disparo conversou com as autoridades por telefone no dia do incidente, porém não compareceu e só foi detido dois dias mais tarde, ao se entregar à polícia local. Sua detenção foi autorizada pela justiça nesta quarta-feira (13), o suspeito foi preso nesta quinta-feira (14). Segundo os agentes, ele afirmou ter atirado em legítima defesa, acreditando que sua residência estava sendo invadida.
Fonte: O Hoje
Caminhoneiro embriagado provoca acidente em rodovia e acaba preso pela polícia
Um caminhoneiro de 48 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (13/03) acusado de dirigir embriagado e provocar um acidente na rodovia SP-294, próximo a Duartina. Ele tinha acabado de fazer entregas de pães em Marília e iria distribuir o restante da carga em Bauru.
Pelo que a Polícia Rodoviária Estadual apurou, o veículo trafegava ontem à tarde no sentido Marília – Bauru e, numa curva bastante conhecida (e perigosa), perto de Duartina, o condutor alegou que teria sido “fechado” por um automóvel.
Para não bater, alegou que jogou o caminhão para a direita e acabou chocando-se contra uma defensa metálica e em seguida tombou.
O caminhoneiro não sofreu ferimentos. Mas, ao passar pelo teste do etilômetro, acabou “reprovado”.
Aliás, o índice já indicava que estava embriagado (0,91 mg/l) e indicando crime de trânsito (até 0,33mg/l seria infração gravíssima, sem flagrante).
Ele foi levado à Central de polícia Judiciária de Bauru e autuado em flagrante. O delegado arbitrou fiança de dois salários mínimos que não foi paga. Dessa forma, permaneceu na cadeia e hoje passaria por audiência de custódia.
Fonte: Visão Notícias