• Post category:Bruna Lima
Compartilhe

 O “Meu INSS” é uma plataforma que possui a proposta de facilitar o acesso a dados e solicitações dos segurados de forma simples, rápida e segura, sem a necessidade de se deslocar até uma agencia do INSS.

“A novidade representa comodidade para os brasileiros e segue os avanços do Instituto para automatizar, simplificar e tornar mais efetivo o reconhecimento de direitos”.

São diversos os serviços e funções oferecidos por ele, cerca de 15 funcionalidades, dentre elas:  serviços de aposentadoria automática a trabalhadores urbanos, que estiverem com os dados completos no cadastro e, quando não necessitar de análise técnica especifica; agendamento de perícia médica; visualizar carta de concessão de benefícios; consultar revisão de benefício; visualizar todas as contribuições feitas para a Previdência Social, além dos dados cadastrais, os vínculos de trabalho e as respectivas remunerações através do extrato previdenciário (CNIS), simular tempo de contribuição, dentre outros.

O segurado poderá, também, acompanhar integralmente as fases de seu beneficio sem sair de casa. Desta feita, não precisará mais ir a uma agencia ou ligar no 135 para saber o andamento de seu pedido. Ainda, poderá “cumprir exigências” enviando documentos faltantes através do App ou site.

O “MEU INSS” pode ser instalado no seu celular através da loja de aplicativos (Google Play, App Store, etc). Após a instalação, para utilizar o aplicativo da previdência social será necessário realizar apenas um cadastro. Nesse cadastro você responderá algumas perguntas de segurança sobre suas contribuições, informações pessoais ou vínculos de trabalho. Após, será criada sua senha inicial. As funcionalidades também podem ser acessadas através do portal no link https://meu.inss.gov.br/central/#/ no seu computador.

Ainda é possível criar a senha MEU INSS na internet banking da instituição bancária onde você recebe seu benefício. Contudo, caso responda algumas das perguntas de forma equivocada, será necessário ir até uma agencia do INSS para retirar sua senha inicial.

Compartilhe

Deixe uma resposta