AUMENTO DE 25% SOBRE O BENEFICIO PARA APOSENTADOS QUE NECESSITAM DE AJUDA DE TERCEIROS.

Published: Last Updated on

A nossa Constituição Federal estabelece como princípios básicos a dignidade da pessoa humana e igualdade, estes efetivados através do acesso de todos os indivíduos aos direitos sociais fundamentais.

Pautado nesses princípios e na legislação vigente, o aposentado por invalidez possui o direito de acréscimo de 25% no valor do benefício quando “o segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa”.

Há previsão no decreto 3.048/99, no anexo I, de quais enfermidades ensejam a majoração supracitada, dentre elas encontra-se a cegueira, perda de nove dedos das mãos ou superior a esta, paralisia dos dois membros superiores ou inferiores, doença que exija permanência contínua no leito, dentre outras. Frisa-se que o rol de doenças não é taxativo podendo ser flexibilizado diante da situação, tendo em vista que outras situações podem levar o aposentado a necessitar de assistência permanente.

Apesar de atualmente o texto restringir que o adicional é devido somente em casos de aposentadoria por invalidez, muitas tem sido as decisões favoráveis a majoração de forma extensiva as outras modalidades de aposentadorias como a por idade, por tempo de contribuição e especial.

O Nosso Superior tribunal de Justiça posicionou-se favorável a extensão de tal benefício no julgamento de um Recurso Especial ressaltando que “Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiros, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria”.

Insta consignar que a distinção entre os benefícios e beneficiários de aposentadorias no Regime Geral da Previdência Social é inconstitucional, tendo em vista que o fato gerador do acréscimo é a constante necessidade de assistência permanente independente da espécie de aposentadoria.

Assim, qualquer aposentado que se encontra acometido de enfermidades que impossibilitem suas atividades corriqueiras e elementares do cotidiano faz jus a majoração do benefício em 25%.

A necessidade de majoração do benefício por invalidez pode ser constada já na perícia médica quando for requerida a aposentadoria. Nos demais casos a comprovação da necessidade pode ser realizada através de laudos e exames médicos, bem como, também, através da realização de perícia médica do INSS.

É importante destacar que a majoração de 25% é devida mesmo nos casos dos segurados que recebem teto previdenciário e salário mínimo.

Como nem tudo são flores, a tendência do INSS é negar, no âmbito administrativo, a extensão do benefício as aposentadorias diversas das concedidas por invalidez. Nesse caso é possível requerer o percentual cabível na esfera judicial.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.