RESCISÃO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO

A rescisão indireta ou despedida indireta se origina da falta grave cometido pelo empregador contra o empregado, na relação de trabalho. Encontra-se prevista na legislação trabalhista como sendo um justo motivo para o rompimento contratual por parte do empregado.

Os motivos ensejadores desta modalidade de rescisão contratual no âmbito do trabalho encontram-se elencadas no artigo 483, da CLT quais sejam: exigir do empregado serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; tratar o empregado com rigor excessivo; submeter o empregado a perigo manifesto de mal considerável; deixar de cumprir as obrigações do contrato de trabalho;

praticar contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama; ofender fisicamente o empregado ou pessoas de sua família, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outrem; reduzir unilateralmente o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a sua remuneração.

Dentre as situações acima elencadas, as mais comuns são as que enquadram em deixar o empregador de cumprir as obrigações do contrato. Aqui pode-se destacar o reiterado atraso no pagamento do salário, sendo o determinado em lei até o 5º dia de cada mês, a ausência de depósitos de FGTS e pagamento de INSS.

Muito embora o empregador possua o poder de mando sobre o empregado, não pode se prevalecer desta autoridade para tratar o funcionário com desrespeito, falta de educação, discriminação, rigor e cobrança excessiva. Ocorrendo qualquer dessas hipótese, também pode acarretar a despedida indireta.

Importante frisar que muitas vezes a empresa ou local de trabalho é gerido por supervisores, gerentes, diretores e o ato praticado por estes frente aos empregados na relação de trabalho, caso seja enquadrado nos motivos descritos na CLT, pode acarretar a despedida indireta, tendo em vista, que cabe ao empregador supervisionar e orientar seus funcionário, até mesmo os que possuem poder de gestão.

Quando caracterizada a falta grave do empregador, através da violação de suas obrigações legais ou contratuais, gera o direito de o empregado pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho.

A denuncia da falta grave é feita pelo empregado, através de reclamatória trabalhista perante a Justiça do Trabalho, a qual o empregado poderá valer-se se todas as provas que possui, inclusive testemunhais, para amparar seu pedido. Vale frisar que cabe ao empregado comprovar a falta cometida pelo empregador.

Uma vez reconhecida rescisão indireta por justo motivo, o empregado fará jus ao recebimento de todas as verbas rescisórias, levantamento do saldo de FGTS e multa de FGTS, e o recebimento do seguro desemprego se preenchidos os requisitos necessários.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.